Julho de 2022 – Vol. 27 – Nº 7

Sérgio Telles

 

  1. Longa e acurada resenha do livro “The distance cure: a historyofteletherapy”, de Hannah Zeavin, escrita por Danielle Carr, historiadora da psiquiatria, da UCLA. A pandemia impôs queos atendimentos psiquiátricos e psicoterapêuticos fossem realizados à distância, usando a tecnologia disponível. Mas, como o livro mostra, tal forma de atendimento não nasceu aí, em uma longa e interessante história, que merece ser conhecida.

The Long, TangledHistoryofTeletherapy | The Nation

 

  1. Artigo fala da influência de Freud nas obras de James Joyce e, ItaloSvevo. Svevo foi o modelo de Leopold Bloom, personagem central de “Ulissses”, de Joyce. Svevo, por sua vez, em sua obra mais famosa “A consciência de Zeno”, expõe a grande ambivalência frente à Psicanálise e Freud, talvez baseado na experiência analítica fracassada que seu cunhado tivera com o mestre de Viena.

Leopold Bloom’s Real-Life Model – Tablet Magazine

 

  1. Última neta viva de Freud, Sophie, filha de Martin, falece aos 97 anos nos Estados Unidos. Assistente social, atendia às classes menos favorecidas e foi professora no Simmons College por muitas décadas. Teve sempre uma posição crítica frente à psicanálise, que considerava uma “indulgência narcísica”.

Sophie Freud HasDied. She DidNotAgreeWithHerGrandfather (newser.com)

Sophie Freud, Simmons professor whocalledpsychoanalysis ‘a narcissisticindulgence,’ dies at 97 – The Boston Globe

Sophie Freud, CriticofHerGrandfather’s Gospel, Dies at 97 – The New York Times (nytimes.com)

Sophie Freud, granddaughterof Sigmund Freud, dies at 97 – The Washington Post

 

  1. Conversa entre o diretor Richard Ledes e uma jornalista sobre o filme “Adieu, Lacan”, baseado no livro e peça de Betty Milan,.

Eye For Film: Richard Ledes in conversationonAdieu Lacan, Jacques Lacan, Betty Milan, and Bill Raymond

 

  1. A presença dos analistas na cena pública francesa teve recentemente momentos polêmicos, centrados no depoimento de Jacques-Alain Miller no senado e num escrito seu publicado no jornal Le Point em que afirma que Lacan consideraria Jean-Luc Mèlenchon um “canalha”. A colunista do “Slate” usa esses dados para comentar porque os analistas dão palpites em tantos assuntos.

Pourquoilespsychanalystesdonnent-ilsleur avis surle monde (et doit-onlesécouter)? | Slate.fr

 

  1. A mesma cronista da “Slate” fala para o público sobre a terapia face-a-face e o enigmático e provocante divã.

Pourquoimonpsy a-t-ilundivansurlequelje ne m’allonge jamais? | Slate.fr

 

  1. Ainda mesma colunista fala sobre os riscos de fazer uma análise. Por exemplo, poderia levar a um divórcio?

https://www.egora.fr/revue/risque-t-on-de-divorcer-apres-une-psychanalyse

 

  1. Mais uma da colunista do “Slate”, onde responde de forma franca e divertida à frequente pergunta de leigos – os analistas estão permanentemente analisando todos a seu redor, inclusive amigos e familiares?

Lespsyspsychanalysent-ilsleur entourage? | Slate.fr

 

  1. Dia das Mães e Dia dos Pais são datas fortemente marcadas pela propaganda, que alimenta a imagem idealizada da relação pais e filhos com o objetivo de incentivar a venda de presentes para os queridos progenitores. Como ficam aqueles que vivem uma realidade bem diferente, com relações conflituadas senão cortadas com seus pais?

SurvivingFather’s Day When DearOldDadIsNotSoDear | Psychology Today

 

  1. Curto artigo discrimina “atuação” de “enactment”.

WhatIsActing Out? | Psychology Today

 

  1. Interessante análise do narcisismo através da figura do vampiro.

Using Monster MythstoUnderstandNarcissism | Psychology Today

https://www1.folha.uol.com.br/colunas/vera-iaconelli/2022/06/devemos-acusar-freud-de-misoginia.shtml

 

  1. Filme suíço “Monte Veritá”, do diretor Stefan Jâger, fala sobre a revolucionária comunidade terapêutica Monte Veritá, criada por Otto Gross, queusava métodos pouco convencionais e abrigou artistas importantes como Herman Hesse, Isadora Duncan, D. H. Lawrence. Ovelha negra dos primórdios da psicanálise, Otto Gross terminou seus dias no ostracismo e diagnosticado como esquizofrênico. Hoje em dia suas ideiasencontram alguma receptividade.

examine historicalaspectsofSwissradicalism | Green Left

 

  1. Recentemente lançado na Itália, o videogame “Ossos de Freud” é baseado na vida e na prática clínica de Freud.Elogiado pela correção dos elementos psicanalíticos utilizados e o cuidado com que são apresentados, é mais uma evidência de que Freud e a psicanálise continuam a suscitar interesse e atençãonos jovens.

Freud’s Bones, lejeuvidéoquirendhommageaupère de lapsychanalyse (netcost-security.fr)

 

  1. Aqui são listadas algumas séries e filmes das diversas plataformas (Netflix, Amazon Prime, HBO, etc.) que tem a psicanálise e o processo psicoterapêutico como tema.

series andfilmsbasedontherapiesandpsychoanalysis – D1SoftballNews.com

 

  1. Psicanalista Ludmila Klokzak, de origem ucraniana e membro da Sociedade Brasileira de Psicanalise de São Paulo analisam a posição de Putin na guerra da Ucrania, ao retomar uma antiga pretensão russa de domínio sobre a região.

ENTREVISTA | Ludmila Klokzak (24/06) – #NOARNACBN – YouTube

 

Similar Posts