Fevereiro de 2021 – Vol. 26 – Nº 02

 

Walmor J. Piccinini

Dr. Luis Carlos Mabilde – Bing video

 

“Um motorista identificado como Luiz Carlos Mabilde, 76 anos, morreu ao despencar de uma altura de cerca de 40 por volta das 14h desta quarta-feira, 13, na ERS-446, em Carlos Barbosa. De acordo com a ocorrência, a vítima fatal estava sozinha em um veículo Audi que trafegava no sentido São Vendelino – Carlos Barbosa, quando no km 12 perdeu o controle da direção e colidiu na cabeceira da última ponte, antes de chegar no acesso a Carlos Barbosa. Com o impacto o veículo foi projetado para o outro lado da via, caindo de uma altura de cerca de 40 metros. Bombeiros Voluntários e o Samu foram acionados para o resgate, mas a vítima morreu na hora. A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) orientou o trânsito que ficou em meia pista para o içamento do corpo que ficou em um local de difícil acesso.”

 

Acidentes são imponderáveis, os fatores que contribuem são muitos, mas quem de nós já não passo por momentos complicados ao volante, lembro de um em que um caminhão fez uma ultrapassagem em fila tripla e só me ocorreu um pensamento; “vou virar estatística”, felizmente consegui escapar. Enfim, estamos sempre sujeitos a um momento de não retorno e saímos deste mundo. Não foi o que aconteceu com nosso amigo e companheiro Mabilde.

Seu falecimento recebeu notas da ABP, da AMRIGS, da APRS e manifestações de centenas de amigos, colegas, alunos.

A ABP criou um registro em que seus sócios resumem uma autobiografia em que apresentam seu Orgulho de Ser Psiquiatra. Luiz Carlos Mabilde assim se apresentou:

 

“Orgulho de Ser Psiquiatra Por Luiz Carlos Mabilde

 

Já no primeiro ano da Faculdade de Medicina, da UFPEL, decidi que iria ser Psiquiatra. Foi uma conclusão interna, consequência de profunda identificação com a prática médica e com a área de atuação da Psiquiatria. O curioso foi a inesperada sensação de orgulho e tranquilidade do momento, seguidas de dedicação à especialidade, as quais me acompanham até hoje. No segundo ano, meu pai – Médico Ortopedista e Professor da UFRGS – disse a seus colegas e alunos, depois de visita à sua enfermaria com ronda pelos pacientes: “Este não vai ser Ortopedista”! No sexto ano, ao me apresentar para o estágio/seleção para a Residência/Curso de Especialização em Psiquiatria da UFRGS, na antiga divisão Melanie Klein, do Hospital São Pedro, em Porto Alegre, empreguei-me com afinco, certo de que ali deveria permanecer para seguir estudos e práticas, já iniciadas em Hospital Psiquiátrico e no Manicômio Judiciário.

 

Durante o curso da Melanie – concluído em 1976 – meu desejo de conhecer o ser humano, em seu funcionamento psíquico normal e patológico, aumentou verticalmente. Tive certeza da importância crucial do psiquismo em relação ao corpo, ao outro, e demais adversidades da vida humana. Dependia dele os predicados da inteligência e do afeto, assim como da infinita capacidade de sentir dor. Em 1975, comecei a me analisar. Queria saber como era exatamente ser paciente. E me interessavam pacientes, cada vez mais, pacientes. Trabalhei anos como psiquiatra no Hospital Espírita, no Instituto Psiquiátrico Forense, no Centro de Reabilitação Profissional do INSS, no Hospital de Clínicas, além do consultório particular.

 

Na hora de decidir entre Psiquiatria biológica ou dinâmica, entre carreira universitária ou formação psicanalítica, tive a mesma fortuna do início profissional. Foi natural a segunda opção, mas sempre considerei e exerci a Psicanálise integrada à Psiquiatria. Como tal, em 1987, me tornei psicanalista e iniciei atividades como Professor/Supervisor Convidado dos Cursos de Especialização em Psiquiatria, Psicoterapia e de Supervisão do CELG/UFGGS. Já em 1990, depois de quatro anos como Editor da Revista de Psiquiatria RS, quiseram meus colegas que, desta vez, eu ocupasse, por mais quatro anos, a Presidência da Associação de Psiquiatria do Rio Grande do Sul. No meu primeiro mandato, brotou o ‘Primeiro Congresso Gaúcho de Psiquiatria’ (hoje denominada Jornada, já em sua 11ª edição). No mandato seguinte, consegui trazer para o RS e organizar, junto a valiosos colegas, pela primeira vez, o XII Congresso Brasileiro de Psiquiatria. Ao tornar-me Psicanalista Didata da SPPA, em 1994, meu pai acrescentou ao seu presente: “- Salve o nosso psiquiatra, agora Analista Didata. Tu escolheste a especialidade certa: tudo depende da mente!”. Se já era orgulhoso de ser Psiquiatra, fiquei ainda mais!

 

Para mim, a perspectiva da Psiquiatria depende da integração dos conhecimentos científicos. Uma democratização crescente de suas instituições, como vem sendo feita, constitui base indispensável para o êxito de projeto de tal envergadura.

 

Nada nos deixa mais orgulhosos!”

 

 

 

Mabilde era filho do Dr. Leo Mabilde, ortopedista da Santa Casa e Professor da Famed-UFRGS. Ele foi fazer seu curso na UFPEL em Pelotas onde se formou em 1973. Depois veio para Porto Alegre, fez o Curso de Psiquiatra na Divisão Melanie Klein e formação analítica na Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre. Seu analista foi o Dr. Sérgio Paulo Annes. Percorreu todos os caminhos internos e era didata daquela Sociedade.

Uma marca do Dr. Mabilde era sua elegância no vestir e no falar. Parecia tímido, mas era ponderado, e tinha uma capacidade de liderança afetuosa. Foi com este temperamento que se tornou presidente da então Sociedade de Psiquiatria do Rio Grande do Sul. Organizou o Primeiro Congresso Gaúcho de psiquiatria e trouxe o Congresso da ABP para o Rio Grande do Sul. Podemos encontrar no Youtube um depoimento seu feito com o Dr. Carlos Ferrari Filho onde tece considerações sobre estas realizações. É um depoimento bem humorado onde destaca alguns incidentes e acidentes do Congresso Gaúcho que dão uma boa ideia da sua capacidade de comunicação.

Numa auto avaliação assim se apresenta:

A tríade Medicina-Psiquiatria-Psicanálise caracteriza minha identidade e trajetória profissional.
Já na Medicina (UFPEL), interessei-me muito pela relação médico-paciente, pela integração física-psíquica e formas de decifrar os sintomas dentro da personalidade total do paciente. Foi natural, portanto, a escolha da especialização em Psiquiatria, na UFRGS, assim como também foi a procura pela análise pessoal e a decisão de fazer formação psicanalítica, na SPPA.
Trabalhei em Psiquiatria nos Hospitais Espírita (PEL), Instituto Psiquiátrico Forense (POA), Hospital Espírita (POA), Centro Reabilitação Profissional do INSS (POA), Hospital de Clínicas (POA), além do consultório particular.
Por outro lado, desenvolvi gosto pessoal tanto pelo ensino quanto pelas atividades institucionais. Em decorrência, desde 1984, venho exercendo funções docentes – como Professor/Supervisor Convidado – nos Cursos de Especialização em Psiquiatria, Psicoterapia e de Supervisão da UFRGS, bem como a de Professor e Psicanalista Didata do Instituto de Psicanálise da SPPA. Fui também Editor da Revista de Psiquiatria (1986-1987 e 1988-1989), Presidente da APRS (1990-1992 e 1992-1994), Presidente da SPPA, Representante Latino-Americano na House of Delegates da IPA (1998-2001) e Chair of Sponsoring Committee of Provisional Psychoanalytical Society of Minas Gerais (2008-2014).
No presente, sigo dedicado ao trabalho clínico com os pacientes e ao ensino, procurando transmitir toda essa experiência através dos seminários com os alunos, da participação em Congressos (nos últimos cinco da ABP, apresentei trabalhos sobre psicoterapia analítica), publicação de artigos (a mais recente publicação foi na Revista Brasileira de Psicanálise: “Validação da escuta na supervisão psicanalítica), aulas (PEC/ABP; ABP/TV) e capítulos de livros de Psiquiatria (“Como faço psicoterapia analítica no consultório”) e de Psicanálise ( “Conceitos psicanalíticos freudianos fundamentais”).

Atividades

Estou indo ao Congresso Brasileiro de Psicanálise, em Belo Horizonte (MG), dias 19-22/06/19. Lá participarei de três tipos de atividades, por convite…

Publicado por Dr. Luiz Carlos Mabilde

Experiência

Psicanalista Didata e Professor Instituto Psicanálise – SPPA/IPA

SPPA/IPA

mar de 1988 – o momento32 anos 11 meses

Porto Alegre e Região, Brasil

CELG/UFRGS: Desde 1984, Professor/Supervisor Convidado Cursos Psiquiatria, Psicoterapia e Supervisão;
SPPA/IPA: Desde 1988, Professor do Instituto de Psicanálise; Desde 1994, Analista Didata.

Psiquiatra

Hospital Espírita-POA; Instituto Psiquiátrico Forense; CRT-INSS; Hospital de Clínicas-POA

jan de 1972 – dez de 1978 -7 anos Porto Alegre, Rio Grande do Sul

– No Consultório Particular de Psiquiatria, Psicoterapia, Psicanálise;
– No CELG/UFRGS como Professor Convidado Cursos de Psiquiatria, Psicoterapia e Supervisão;
– Na SPPA como Professor do Instituto de Psicanálise e Psicanalista Didata.

Formação acadêmica

Professor Convidado Psiquiatria CELG/UFRGS; Professor Instituto Psicanálise SPPA/IPA.

Medicina/Psiquiatria/PsicanaliseMedicina/Psiquiatria/Psicoterapia/Psicanálise

1968 – 1987

UFRGS

ESPECIALISTA EM PSIQUIATRIA

1974 – 1976

Experiência de voluntariado

Coordenador do Projeto ABP/GREMIO F P A: CRAQUE QUE É CRAQUE NAO USA CRACK

Associação Brasileira de Psiquiatria jan de 2013 – dez de 2015 3 anos

Saúde

President

Associação de Psiquiatria do RS jan. de 1991 – dez de 1994 (4 anos)

Saúde

Delegate (off House off Delegates)

IPA International Psychoanalytical Association jan. de 1998 – dez de 20014 anos

Saúde

Chair off Sponsoring Committee of Minas Gerais Psychoanalytical Society

IPA International Psychoanalytical Association abr de 2008 – abr. de 20157 anos 1 mês

Educação

President

Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre (SPPA)

jan. de 1996 – dez de 1997 (2 anos)

Saúde

O Dr. Mabilde é extremamente dedicado e competente. Destaca-se pelo grande conhecimento teórico e pela forma de utilizá-lo. Psicanalista de renome e com grande talento para o ensino. Nós do Grupo de Estudos Psicanalíticos de Minas Gerais tivemos a honra de conviver com ele e de usufruir sua capacidade de organizar e orientar a criação de uma Sociedade de Psicanálise.

– Psiquiatra (UFRGS) e Professor Convidado dos Cursos de
Especialização em Psiquiatria, Psicoterapia e de Supervisão (CE
LG/UFRGS):
– Psicanalista Didata e Professor do Instituto de Psicanálise da
Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre (SPPA/IPA).
– Como Psiquiatra trabalhou: Hospital Espírita de Pelotas: Hospital
Psiquiátrico Forense: 1973-1976; Hospital Espírita de Porto Alegre: 1975-
1976; Centro de Reabilitação Profissional do INSS: 1975-1978; Hospital
de Clínicas de Porto Alegre: 1975-1976; Consultório particular de
Psiquiatria, Psicoterapia e Psicanálise: desde 1975.
– Professor/Supervisor Convidado dos Cursos de Especialização em
Psiquiatria, Psicoterapia e de Supervisão (CELG/ UFRGS), desde 1984;
– Psicanalista da SPPA/FEPAL/IPA, desde 1987.
– Psicanalista Didata (1994) e Professor (1988) do Instituto de
Psicanálise da SPPA.
– Participação em inúmeros Congressos, Jornadas, Simpósios locais,
nacionais, regionais e internacionais
– Autor do livro Supervisão em Psiquiatria e Psicoterapia Analítica:
Teoria e técnica. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1991.
– Autor de vários capítulos de livros em Psiquiatria, Psicoterapia
e Psicanálise;
– Autor de inúmeros artigos em Revistas Locais, nacionais, regionais,
e Internacionais de Psiquiatria, Psicoterapia e Psicanálise.
– Ex-Editor da Revista da Sociedade de Psiquiatria/RS: 1986- 1987 e
1988-1989;
– Ex-Presidente da Sociedade de Psiquiatria-RS: 1990-1992 e
1992-1994

– Ex-Presidente as Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre (SPPA
1996-1997;
– Ex-representante latino-americano na House of Delegates da
International Psychoanalytical Association (IPA).

 

A integração da psicofarmacoterapia e psicoterapia de orientação analítica: uma revisão crítica

Rev. Bras. Psiquiatr. 2004;26(2):118-123

A integração da psicofarmacoterapia e psicoterapia de orientação analítica: uma revisão crítica (scielo.br)

A questão da formação psicanalítica na SPPA

Luiz Carlos Mabilde

Vol. 20;3;2013

Araújo, M. S., Eizirik, C. L., Gus, M. & Mabilde, L. C. (2002, septiembre). O Instituto como setting para as funções didáticas: algumas reflexões (Relatório oficial da SPPA) Congreso Latinoamericano de Psicoanálisis, 24 e Congreso de Institutos de Psicoanálisis, 1. Montevidéu, Uruguay.

Gus, I., Mabilde, L. C., Araújo, M. S., Gus, M., Levy, R. & Lewkowicz, S. (2008, septiembre). O ideal do ego na inter-relação instituto-candidato (Relatório oficial da SPPA). Congreso Latinoamericano de Psicoanálisis, 22. Santiago, Chile.

Mabilde, L. C. (1998a). O ensino psicanalítico na SPPA: estudo sobre as condições atuais de seus professores. Congresso Brasileiro de Psicanálise, 20, Brasília, DF, Brasil, nov. 2005.

_____. (1998b). A questão do ensino psicanalítico na SPPA. Revista de Psicanálise da Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre, 5 (3), 305-306.

_____. (1998c). Trocando de século e de modelo: contraponto à inércia do ensino psicanalítico. Revista Latinoamericana de Psicoanálisis, 2 (1), 267-70.

_____. (2002). Revisitando nossos critérios e procedimentos na área do ensino (Trabalho apresentado a Comissão de ensino do Instituto da SPPA). Porto Alegre.

_____. (2003). O didata como analista e o candidato como paciente. Pré-Congresso Didático do Congresso Brasileiro de Psicanálise, 16, Recife.

_____. (2007a, July). Sobre critérios para avaliação final do candidato com base no trabalho clínico supervisionado. Pre-congress workshop for training analysts, 45. Berlim, Alemanha.

_____. (2007b, outubro). A extensão da análise é muito longa? Encontro de Institutos de Psicanálise da América Latina, 11, São Paulo.

_____. (2008, mayo). El narcisismo Professional em la vida del analista. Congreso Argentino de Psicoanálisis, 7, Córdoba, Argentina.

_____. (2009, maio). O narcisismo do paciente, do analista e da instituição: compulsão ou pesadelo? Congresso Brasileiro de Psicanálise, 22, Rio de Janeiro.

Mabilde, L. C., Berlim, G. I., Faria, C. G., Machado, P. M. & Pechansky, I. (2000). Prometeu y el destino del didacta. Revista Latinoamericana de Psicoanálisis, 4 (1), tomo II, 379-89.

Mabilde, L. C., Berlim, G. I., Gus, M. & Nogueira, J. A. (2007). Percurso rumo a um modelo atualizado de formação analítica na SPPA (Relatório oficial da SPPA). Pré-Congresso Didático de Psicanálise, 21, Porto Alegre.

Início – BIVIPSI

*PSICOTERAPIA PSICANALÍTICA: UMA VISÃO CONTEMPORÂNEA DA TÉCNICA APLICADA AO DIA A DIA DO CONSULTÓRIO: (celpcyro.org.br)

Acesse o site do PEC/ABP e confira a aula 18 de 2018, “Como eu faço psicoterapia analítica no consultório”, com Dr. Luiz Carlos Mabilde. O acesso pode ser feito por celular, tablet ou computador, 24 horas por dia.

Jornal da APRS Jornal – 1° Semestre 2013 by aprs – issuu

 

Um dos assuntos mais discutidos no momento é o da privacidade, como nossos dados estão disponíveis na Web. Graças a isto pude montar em poucas horas uma série de informações sobre a vida pública deste grande médico, grande psiquiatra e grande psicanalista. Ele, como qualquer um de nós teve que enfrentar momentos difíceis na vida. O importante é que enfrentou todas as dificuldades de peito aberto e com bom humor. Só tenho palavras de carinho e admiração por seu trabalho, sua história e por todas as gentilezas que me cumulou na nossa relação pessoal. Vai em paz Luiz Carlos Mabilde

Similar Posts