Walmor Piccinini e Gley P. Costa

Walmor J. Piccinini

A Fundação Universitária Mário Martins (FUMM) é um centro de formação em Psiquiatria e Psicoterapia que começou suas atividades em 26 de setembro de 1987 como um Centro de Estudos para dar continuidade ao Curso de Especialização em Psiquiatria criado, em 1956, pelo Prof. David Zimmermann na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), até então patrocinado pelo Instituto de Pós-Graduação Médica Carlos Chagas. Dois anos mais tarde, em 29.07.1989, mudou sua denominação para Instituto Mário Martins; depois, em 17.07.1993, tornou-se Fundação Instituto Mário Martins e, por fim, em 20.07.1995, recebeu a sua atual denominação. Trata-se de uma entidade de utilidade pública federal, estadual e municipal, sem fins lucrativos, dirigida ao ensino, assistência e pesquisa na área da saúde mental. Desde a sua fundação mantém o Curso de Especialização em Psiquiatria Prof. David Zimmermann, destinado a médicos. A partir de 1995 teve o seu programa de Residência Médica em Psiquiatria autorizado pelo MEC e, a partir de 1989, deu início ao Curso de Psicoterapia Psicanalítica, para psicólogos. Em 2014 foi criado o Centro de Estudos Psiquiátricos Mário Martins (CEMM), mantido pela FUMM, filiado à Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), que passou a gerir o Curso de Especialização em Psiquiatria Prof. David Zimmermann, mantendo-se a Residência Médica em Psiquiatria vinculada à Fundação Universitária Mário Martins, juntamente com o Curso de Especialização em Psiquiatria Forense e o Curso de Pós Graduação em Avaliação e Controle da Dor, com a primeira turma em  2020.

A escolha do nome Mário Martins, é uma homenagem ao psiquiatra e psicanalista com formação em Buenos Aires e que introduziu e participou do desenvolvimento da psicanálise em Porto Alegre. Através de sua atividade analítica formou direta e indiretamente várias das figuras relevantes na constituição da FUMM, que consagrou em sua trajetória o reconhecimento e a gratidão às pessoas, como revelam os nomes dados à jornada anual (Prof. Paulo Guedes), ao auditório (Prof. Darcy Abuchaim) à biblioteca (Prof. Moysér Roitman) e ao curso de Especialização (Prof. David Zimmermann). Na verdade, os nomes dos fundadores, dos professores, dos supervisores, dos alunos, do corpo clínico, dos colaboradores e dos palestrantes e participantes de atividades científicas e culturais convidados sempre representaram e continuam representando o grande patrimônio da Fundação Universitária Mário Martins, que, desde o início teve sua sede à Rua Dona Laura, nº 221, no Bairro Moinhos de Vento, em Porto Alegre – RS, cuja instalação contou com a colaboração de uma grande empresa, intermediada pelo Consultor Geraldo Hess, e de uma senhora benevolente, intermediada . pelo Dr. Mauro Faerman.   Para dar conta do atendimento de cerca de 3.500 pacientes/mês, em alguns anos abriu duas unidades na mesma rua e uma na cidade de Canoas, fechadas quando concluiu a ampliação do número consultórios na sede. Também abriu uma unidade na Zona Norte e, mais recentemente, outra na Zona Sul, ambas em funcionamento. Em 1997 a instituição adquiriu a casa de nº 185, na Rua Dona Laura, que foi demolida, gerando a área na qual, com recursos próprios, construiu seu Edifício-Sede, inaugurado em 6 de dezembro de 2019, passando a dispor de amplos e modernos espaços de assistência e ensino, além de um anfiteatro para 125 pessoas.

A primeira Comissão de Ensino da FUMM foi constituída pelos professores David Zimmermann, Antônio Luiz Bento Mostardeiro, Odon Cavalcante Monteiro, Gley Silva de Pacheco Costa, Gildo Katz e José Facundo Passos de Oliveira. A prática psiquiátrica hospitalar dos residentes e alunos do Curso de Especialização, nos primeiros anos foi desenvolvida na Unidade Psiquiátrica do Hospital Porto Alegre, transferida posteriormente para o Hospital Psiquiátrico São Pedro, onde é responsável pelo atendimento das Unidades José Barros Falcão e Mário Martins Feminina, além da Unidade de Desintoxicação e do CIAPS. Tendo em vista uma maior qualificação dos alunos, em 1996 iniciou um programa de Consultoria Hospitalar que vem sendo desenvolvido nos serviços do Complexo Hospitalar Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, particularmente nas áreas de transplante pulmonar e hepático. A FUMM promove regularmente seminários, palestras, mesas redondas e simpósios de cunho científico e cultural, com a participação de convidados de outras instituições do país e do estrangeiro. Esses eventos são na maioria abertos à comunidade. Entre as atividades científicas, destaca-se a Jornada Paulo Guedes, um encontro científico realizado anualmente, criado para incentivar a produção científica e propiciar o intercâmbio de conhecimentos e ideias, além de um encontro para festejar a amizade entre professores e alunos. A bem da verdade, deve-se dizer que a FUMM surgiu movida pela amizade do Prof. David Zimmermann com um grupo de colegas, entre os quais vários ex-alunos que deixaram de lado alguns projetos pessoais para colaborar com um ideal de formação psiquiátrica fundamentada na biologia e nos conhecimentos psicanalíticos, até hoje mantido, apesar do desaparecimento do seu inspirador. Da mesma forma, foi a amizade de seus fundadores com colegas de outras partes, convidados a darem palestras e cursos na instituição que a tornou conhecida e prestigiada nacional e internacionalmente. No entanto, essa trajetória não foi apenas de acréscimos proporcionados pela amizade; várias defecções se registraram e resultaram de quebras deste sentimento. Evidentemente, essas perdas foram sentidas, mas a amizade mantida por um grupo de pioneiros impediu que a estrutura da Fundação Universitária Mário Martins fosse abalada, encontrando sempre substitutos à altura dos que se afastavam, preservando, dessa forma, a qualidade do ensino e do atendimento. Por tudo isso, ao longo dos seus 32 anos de existência, a Fundação Universitária Mário Martins constituiu-se em uma das principais e mais sólidas instituições de ensino de psiquiatria e psicoterapia de orientação psicanalítica no Brasil, recebendo anualmente alunos de Porto Alegre, do interior do Rio Grande do Sul, de outros estados e, inclusive, do exterior.

Nota do Editor

No dia 6 de dezembro de 2019 foi inaugurada a Sede da Fundação Universitária Mário Martins de Porto Alegre, RS. A comissão de inauguração editou um livro comemorativo que teve o generoso patrocínio do Dr. Jorge Jaber do Rio de Janeiro. Deste livro extraímos um capítulo que resume a história desta entidade.

Similar Posts