Volume 22 - Novembro de 2017
Editor: Giovanni Torello


Dezembro de 2005 - Vol.10 - Nº 12

Editorial

Prezados leitores,

A Psychiatry on line Brazil de dezembro volta a publicar a preciosa serie de artigos de revisão do colistero Paulo Soares: este mês o tema é a Fluoxetina.

E o colega Rodrigo Machado-Viera nos presenteia com o seu artigo intitulado "A lei da reforma psiquiátrica: crônica de um insucesso anunciado na assistencia a saúde mental?"

A questão da preservação do espaço sigiloso psicoterapeutico é abordada de maneira magistral pelo colega Sergio Telles na sua coluna sobre psicanálise, com artigo: Psicanálise - uma anti-confissão.

Na coluna de historia da Psiquiatria, o seu coordenador Walmor Piccinini, escreve sobre o famoso trabalho do Prof. Marcelo Blaya a respeito do tratamento hospitalar de orientação psicanalítica.

O próprio colega Eliezer, coordenador da coluna France-Psy, apresenta o conteúdo da sua coluna.

Nesta edição de Dezembro, apresentamos uma importante trabalho de Olivier Douville, Psicanalista francês, Mestre de conferência, Diretor de publicação da revista Psicologia Clinica, especialista de questões ligadas aos domínios e às relações entre antropologia e psicanálise, psicanálise e medicina, clínicas do exílio e da vagabundagem.
Neste artigo que tivemos o privilégio de traduzir( A menina Coumba, sua história e seus antepassados), numa brilhante narração da psicoterapia de uma menina africana apresentando importantes problemas de adaptação numa escola francesa ,Olivier Douville tenta responder a um certo número de questões que explicam e desvendam a significação desses problemas. Assim fazendo, o autor denuncia a atitude habitual dos « psis » consultados consistindo em explicar as dificuldades da adaptação da criança à escola em termos de um «diferença cultural" situada entre a mensagem do sujeito e os próprios códigos das pessoas e das instituições que ocupam-se dela.
Desta forma, as dificuldades de Coumba, sua posição retraída, sua postura confirmariam uma posição subjetiva da criança, poderiam derivar de um desmoronamento de aspecto depressivo, resultariam de um ensimesmamento « autístico », seriam o resultado de um défice, de uma recusa às contingências adaptativas ?
Vastas questões que o autor trata com muita pertinência, tanto mais que sua experiência de encarregado de missões em paises africanos dão-lhe uma autoridade indiscutivel para afrontar e propor uma visão peculiar das confluências entre as expressões psicopatológicas e seus enraizamentos culturais.
O que nos conduz a evocar o relativismo etnológico ao insistir sobre a diferença de cultura e de valores das sociedades, que não devem ser julgados em função dos nossos. Neste sentido, o relativismo recusa a idéia da existência de valores universais.
Os leitores encontrarão também nesta edição de France-Brasil-Psy- as rubricas habituais, especialmente uma relação de cerca de vinte livros tratando de psiquiatria, pasicanálise e psicologia recentemente publicados e propostos pela revista Psychiatrie Française. E uma relação de alguns dos principais congressos e reuniões científicas na França, programados para Janeiro 2006

Na coluna da Lista Brasileira de Psiquiatria (LBP) o colega Portela selecionou os seguintes assuntos: 1-Um pouco de Historia: "Diretrizes para uma política de Saúde Mental do Governo de Transição Democrática: proposta para discussão final. - João Romildo Bueno, Luiz Salvador de Miranda Sá Jr. , Marcos Ferraz , José Lopes Neto; 2 -Debate na LBP: Tortura no Brasil na época da ditadura militar; 3 -Debate na LBP sobre um caso de provável Psicopatia Juvenil; 4 -Psicofarmacologia na LBP - Leopoldo Hugo Frota, UFRJ; 5 -Atualize-se!; 6 -Opinião.

Uma boa leitura a todos,

O Editor

Artigos do mês
A LEI DA REFORMA PSIQUIÁTRICA: CRÔNICA DE UM INSUCESSO ANUNCIADO NA ASSISTÊNCIA À SAÚDE MENTAL? - RODRIGO MACHADO-VIEIRA
FLUOXETINA - Paulo José da Rocha Soares

Psicanálise em Debate
Coordenação: Dr. Sérgio Telles
PSICANÁLISE - UMA ANTI-CONFISSÃO - Sérgio Telles

História da Psiquiatria
Coordenação: Dr. Walmor J. Piccinini
"TRATAMENTO HOSPITALAR COM ORIENTAÇÃO PSICANALÍTICA" Dr. Walmor J. Piccinini

France-Brasil-Psy
Coordenação: Dr. Eliezer de Hollanda Cordeiro
SOMMAIRE (SUMÁRIO): 1. A menina Coumba, seus antepassados e seus sintomas - Olivier Douville (psicanalista). Primeira parte. Tradução : Eliezer de Hollanda Cordeiro - ; 2. ) Reuniões e colóquios- 3. Livros recentes - 4. Revistas ; 5. Associações; 6. Seleção de sites;

Coluna da Lista Brasileira de Psiquiatria
Coordenação: Fernando Portela Câmara
Um pouco de Historia: "Diretrizes para uma política de Saúde Mental do Governo de Transição Democrática: proposta para discussão final- - João Romildo Bueno, Luiz Salvador de Miranda Sá Jr. , Marcos Ferraz , José Lopes Neto; 2 -Debate na LBP: Tortura no Brasil na época da ditadura militar; Debate na LBP sobre um caso de provável Psicopatia Juvenil; Psicofarmacologia na LBP - Leopoldo Hugo Frota, ATUALIZE-SE!!!, Opinião


TOP