Dezembro de 2021 – Vol. 26 – Nº 12

Walmor J. Piccinini

Introdução

Porque publicar?

A realidade mostra que muitos médicos e biomédicos sentem uma grande necessidade de publicar seus achados e não estão preocupados com o que possa advir destas publicações. Outros o fazem por imperiosa necessidade de construir uma biografia que lhes permita crescer na hierarquia profissional. Antigamente era exigida a apresentação de um trabalho para a obtenção do título profissional, eram as famosas Theses de doutoramento. Primeiro e último trabalho na vida de muitos. A partir dos anos 70, depois da Lei Sicupira que criou a pós-graduação no Brasil, surgiram os mestrados e doutorados que oxigenaram nosso ensino superior. Passados cinquenta anos vemos que está cada vez mais difícil publicar. Muitas revista passaram a cobrar a divulgação dos trabalhos e por outro lado a maioria dos cursos de pós-graduação passaram a exigir a publicação de artigos em revistas internacionais com peer review. A CAPES, grande incentivadora da pós no Brasil criou uma hierarquia para os órgãos de divulgação. “A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, utiliza de um conjunto de critérios para classificar os periódicos de acordo com sua qualidade e produção intelectual denominado de QUALIS. A classificação de periódicos é realizada pelas áreas de avaliação e passa por processo anual de atualização. Os periódicos são enquadrados em estratos indicativos da qualidade o nível – A1, a classificação mais elevada, seguida por A2; B1; B2; B3; B4; B5 e C, sendo o nível C considerado o menor nível de classificação – com peso zero.” Os periódicos passaram a ser avaliados pelo Fator de Impacto.

O fator de impacto avalia quantitativamente as revistas científicas (periódicos). Este avalia o impacto das publicações na comunidade científica e pode ser utilizado como um indicador para escolha de qual revista publicar. Isto porque quanto maior o impacto de uma revista, maiores são as chances de um artigo ser lido e citado. O cálculo do fator de impacto é realizado anualmente e baseia-se no equilíbrio entre a quantidade de citações e artigos publicados no período. A fórmula do Fator de Impacto (FI) = citações recebidas no ano avaliado em artigos publicados nos 2 anos anteriores / número de artigos publicados nos 2 anos anteriores.

Não bastassem estas exigências tivemos que acrescentar o D.O.I. que numera as publicações e permite atestar sua existência e autenticidade. Isto tem que ser pago e aqui começam as dificuldades. Quem paga? Os serviços, o pesquisador, um mecenas?

Em 1966 começamos a publicar o “Psychiatry On-line Brazil” e desde então publicamos regularmente graças a um grupo de abnegados colaboradores. Fomos o primeiro periódico eletrônico da psiquiatria brasileira e sua criação se deve ao Dr. Giovani Torello e um grupo de colegas da Faculdade de Medicina da Unifesp. O tempo e o infortúnio acabaram me guindando a editoria e propriedade deste “Journal”. A imagem que me chega à mente é da travessia de um deserto onde alguns bravos vão ficando pelo caminho e uns teimosos seguem batalhando.

Voltando a pergunta: por que publicar? Vou me socorrer numa citação de Roy Porter sobre o Reverendo Thomas Gisborne em 1794.

Maior difusão de conhecimento, melhor remédio: uma fórmula atrativa. Mas houve contra-argumentos. Não era o pedra angular da medicina o encontro ao lado do leito? E crucial para este, certamente, era o contrato de confidencialidade. Não seria impróprio transmitir histórias de casos, envolvendo necessariamente detalhes íntimos sobre pacientes identificáveis? Assim, a medicina – embora não, digamos, química – foi cercada por imperativos concorrentes. Para o progresso, o conhecimento teve que ser publicado. Mas a etiqueta ao lado do leito exigia privacidade, principalmente em áreas delicadas, como doenças mentais ou obstetrícia. 55

Seguindo esta linha argumentava:” Instruindo um jovem médico em seus deveres, o reverendo Thomas Gisborne o incentivou a manter-se informado. ‘The Medical Journals of eminence publicado em países estrangeiros, bem como aqueles estabelecidos no seu próprio, irão prender adequadamente sua atenção. De um e de outro, ele provavelmente obterá assistência muito importante no crescimento do seu dever de Médico ‘.:!

O jovem pode até desejar contribuir, porém, aqui como em outros lugares, o evangélico Gisborne advertiu contra a vanglória :!

Ele não se sujeitará, ao comprometer seus pensamentos com a imprensa sem consulta prévia suficiente, para o encarregado de roubar as descobertas de outros; nem de ser vaidoso de comunicar o que é indigno de notar, ou ainda, mas frágil e imperfeitamente desenvolvido, ou inferido apressadamente de poucos e inadequados testes.

Gisborne preocupou-se com as paixões venenosas da impressão, alertando o noviço que ‘se, por qualquer coisa que ele fez, ou de qualquer coisa que ele publicou, ele deve estar preparado para enfrentar a guerra literária”.

4 A data? 1794. Claramente, as delícias e perigos da revista médica eram bem conhecidos no final de o século XVIII.

Passados 220 anos, algumas observações seguem válidas até hoje.

No Brasil, a Imprensa Oficial foi trazida por D.João VI, em 1808, com ela vieram os cursos médicos e depois as faculdades de medicina. Surgiram as teses de doutoramento, os primeiros trabalhos eruditos e as primeiras revistas médicas. A partir de 1995 comecei a registrá-las num programa de indexação bibliográfica e só parei em 2019 quando surgiram mecanismos melhores de registros. O trabalho não foi em vão, pois não tenho conhecimento de outro banco de dados como o Índice Bibliográfico Brasileiro de Psiquiatria. Ele parou de ser alimentado quando contava com 25.565 registros.

Traduzindo um consenso.

Vamos começar a examinar o material pelo título das publicações: Anais, Acta, Arquivos, Boletim, Jornal, Memórias, Revista, Simpósio, Temas.

O que ia na cabeça dos editores é difícil de saber, nomes mais populares, mais “científicos”. Todos achamos que sabemos o que significam, mesmo assim, fui ao dicionário em busca de definições:

1.

Significado de Anais

Obra que relata os acontecimentos de cada ano.

Obra que registra a história de algo ou de alguém; história: percorra os anais de todos os povos.

Publicação periódica de ciências, artes ou letras. Livro que registra as memórias, as lembranças, as recordações pessoais.

Sinônimos de Anais

Anais é sinônimo de: arquivohistóriacatalogaçãomemórias

Estes Anais, geralmente se referiam a congressos ou a Estados. Registramos 37 deles.

2.

Significado de Acta (ou Ata)

Registro escrito do que foi dito em sessões, assembleias, convenções, reuniões administrativas ou outros eventos de mesma natureza.

Acta é sinônimo de: ataresumosúmularegistropinharelatório

Ex. Acta Médica de Porto Alegre com 26 artigos

Acta Neuropsiquiátrica com 12 artigos

Acta Psiq.Psicol. Amer. Latina com 23 artigos no total temos 17 títulos

3.

Significado de Boletim

Documento escolar em que são registradas as notas dos estudantes. Comunicação escrita feita pelo médico que documenta o estado de saúde de alguém, as condições sanitárias de um lugar: boletim de saúde. Texto breve para circulação interna ou divulgação ao público: boletim informativo. Avulso; folha impressa que contém um anúncio, um manifesto, um aviso, sendo distribuída ao público. Edição curta que, durante os intervalos, apresenta um assunto específico. Pode ser também um Boletim de Ocorrência (BO). Documento emitido pela Polícia Militar que contém o registro das informações mais importantes sobre um crime.

Sinônimos de Boletim

Boletim é sinônimo de: panfletorevistaavulsoprospecto.

Temos vários: 1. Bol. Clin. Psiquiat. FMUSP que depois deu origem a Psiquiatria Clínica e agora são os Archives of Psychiatry.

2. Bol. Clin. Psiquiat. Da Unifesp com 147 artigos.

São cerca de 50 no total, de diferentes entidades

4.

Significado de Jornal

Gazeta, folha, publicação diária que dá notícia dos fatos que ocorrem e informações políticas, literárias etc. Qualquer periódico, seja ou não diário. O salário de um dia de trabalho. Jornal falado, filmado, televisado, atualidades transmitidas pelo rádio, apresentadas no cinema e na televisão.

Jornal é sinônimo de: publicaçãojornapagagazetaordenadoremuneraçãosaláriovencimento

O mais importante é o Jornal Brasileiro de Psiquiatria com 2668 artigos.

Temos ainda as Gazetas, sendo a mais famosa historicamente a Gazeta da Bahia, são pelo menos dez.

5.

Sinônimos de Simpósio

Simpósio é sinônimo de: reuniãocongressomesa-redondasemináriobanquetefestim

6.

Significado de Fórum

Local público; foro. Lugar onde está situado o poder judiciário e que abriga os tribunais. Assembleia ou reunião cujo propósito é discutir um tema. Por Extensão] Internet. Local eletrônico específico, ou site, em que várias pessoas debatem um determinado tema.

Sinônimos de Fórum

Fórum é sinônimo de: forotribunaassembleiatribunal

7.

Revista

Publicação periódica jornalística, especializada, literária etc.: leio sempre revistas francesas.

Esta denominação se difundiu e constitui a maioria dos periódicos.

1.Revista de Psiquiatria do Rio Grande do Sul com 964 artigos e deu origem a Trends in Psychiatry and Psychotherapy

7.

Busca por Cadernos

  • Cadernos é o plural de caderno. O mesmo que: brochuras, folhetos. Reunião de folhas de papel cosidas, coladas ou grampeadas de…
  • caderno:. Reunião de folhas de papel cosidas, coladas ou grampeadas de maneira a servir como livro de apontamentos, exercícios…
  • Temas vem do verbo temer. O mesmo que: preocupes, receies, assustes, inquietes. Ter ou expressar muito medo, fobia, temor; recear:…
  • Assunto, matéria: dissertou sobre um tema difícil. Proposição que deve ser desenvolvida por um aluno: sorteou-se o tema…
  • Estudos é o plural de estudo. O mesmo que: análises, exames, investigações. Ato de estudar, de adquirir conhecimento sobre…
  • Exemplo Cadernos do IPUB

8.

Significado de Fórum

Local público; foro. Lugar onde está situado o poder judiciário e que abriga os tribunais. Assembleia ou reunião cujo propósito é discutir um tema. [Por Extensão] Internet. Local eletrônico específico, ou site, em que várias pessoas debatem um determinado tema.

Fórum é sinônimo de: forotribunaassembleiatribunal

9.

Revista

Publicação periódica jornalística, especializada, literária etc.

Publicações Registradas No IBBP

Os psiquiatras publicaram onde podiam, muitos fundaram revistas para publicar seus trabalhos, a maioria teve vida efêmera. Num esforço de síntese

Chegamos a estes números:

Revistas Psiquiátricas: 310

Revistas Médicas em geral: 266

Revistas de Psicologia e Psicanálise: 110

Similar Posts