Biografia de Jeanne Moreau na arte

Oitavo Congresso Mundial de Psicoterapia

Janet contra Freud

Cultura Médica

 

1. BIOGRAFIA DE JEANNE MOREAU NA ARTE

Adoro as biografias, estas histórias de homens e mulheres tão extraordinárias. Olho essas vidas por êles contadas com inveja e curiosidade, repleto de admiração por esta capacidade que têm todos esses francêses convidados a mergulhar nas suas lembranças ao mesmo tempo.

Eu havia, naturalmente, ouvido Jeanne Moreau responder aos jornalistas sobre aspectos de sua carreira, mas nunca de maneira tão completa como hoje.

Ela não é religiosa, ela se diz mística. Ela não faz teatro, não interpreta uma personagem. Ela a encarna, como um cano que se deixa atravessar pela água.

Ela trabalhou em filmes com alguns dos maiores diretores de cinema, teatrólogos e atores : Antonioni, Buñuel, Decoin, Orson Welles, Jean Vilar, Fassbinder, François Truffaut. Ela também tentou a encenação dum filme, mas não insistiu nesta direção porque se julgou não muito boa. Também dirigiu pelo menos uma peça de teatro e avaliado toda responsabilidade e dificuldade. Ela disse haver amado todos os personagens que representou no cinema ou no teatro, porque eles a enriqueceram, formaram e construiram ; todos lhe custaram a mesma carga de trabalho, por conseguinte ela ama todos. Eu ignorava quase tudo de Jeanne Moreau: que sua mãe era uma dançarina de cabaret, que o homem que ela pensava ser seu pai não era.

Jeanne Moreau (Paris23 de janeiro de 1928 – Paris, 31 de julho de 2017) foi uma atriz e cantorafrancesa.[1]

Filha de um barman francês e de uma bailarina britânica, teve formação de uma atriz clássica no conservatório, pela passagem pela Comédie-Française e pelo Teatro Nacional Popular (TNP).

Foi dirigida por grandes diretores como Michelangelo AntonioniFrançois TruffautFrançois OzonLouis Malle e Orson Welles, entre outros.

Em 1960, recebeu o prêmio de Melhor Atriz no Festival de Cannes por seu trabalho em Moderato cantabile.

Em 1973, fez o papel título do filme Joanna Francesa, do cineasta brasileiro Cacá Diegues, quando sua voz foi dublada pela atriz Fernanda Montenegro. No mesmo filme, atuou também o estilista Pierre Cardin.

Faleceu em Paris no dia 31 de julho de 2017.[2] [3]

2. OITAVO CONGRESSO MUNDIAL DE PSICOTERAPIA

Organizado pela primeira vez na França e duma excepcional riqueza( mais de trezentas conferências, ateliês e simpósios de pesquisa!), este congresso sobre a vida e o amor vai pesquisar o comum de todas as psicoterapias (psicanalítica, humanista, cognitiva-comportamental, transcultural, psico-corporal ou sistêmica: e abordar a importância da relação. Porque é a relação interpessoal que cuida, lembra Pierre Canoui,presidente da Federação francêsa de psicoterapia e psicanálise, organizador do acontecimento. Como sendo uma fonte de empatia dividida e libertando cada um do medo do outro e do medo dele mesmo, a psicoterapia é tambem um fator de paz. Um encontro precioso, apoiado por Psychologies Magazine.

3. JANET CONTRA FREUD

A vingança

O ‘’subconsciente’’de Janet não é o’’Inconsciente’’de Freud, habitado por interditos recalcados e que vai se impor como o maestro do Ego. Esta distinção é o fruto duma evolução da teoria freudiana que no inicio se inspirou nos trabalhos de Janet. Ele se mostra mordente no Congresso de Londres, em 1913, defendendo sua anterioridade e criticando a noção de pansexualismo (a explicação de todos os fenômenos pela libido), assim como a teoria da interpretação dos sonhos de Freud. Ele condena uma terapêutica confusa, até mesmo arriscada, e uma ‘’filosofia médica’’sem fundamento científico. Mas Freud poude provar que ele havia honestamente assinalado suas citações.

Puro movimento de amargura de Janet ? Possivel, diante da propagação psicanalítica na Europa, que bem ocultou a importância de suas pesquisas. Pelo menos até um período recente, embora a psicanálise esteja recuando ao proveito do redescobrimento de seus trabalhos. Seu nome foi até dado ao Centro de psicologia integrativa da Universidade de Lorena, em Metz, dedicada à pesquisa, à formação e às consultas. ‘’Este centro se inscreve na total filiação de Janet, afirma seu fundador Cyril Tarquinio, revendicando um enfoque científico , um questionamento epistemológico e a prática da clínica verdadeira. A idéia é fazer avançar a qualidade do cuidado psicológico.

4. CULTURA MÉDICA

Referência : Le bulletin de l’Ordre national des médecins

A medicina de Maimonide

Maimonide faz parte desses raros pensadores da Idade média que atravessou os séculos deixando uma obra ainda muito atual. Os escritos médicos dêste filósofo, talmudista e médico, voltam às raizes das sabedorias grega, judia e árabe.

Seu senso da observação, seu interesse pela clínica, sua necessidade permanente de associar experiência prática e saber teórico, sua visão da prevenção fazem dêste grande médico um dos precursores da medicina moderna.

Nesta obra, o Doutor Ariel Toledanon nos designa uma biografia intelectual e médica de Maimonide e nos imerge no essencial de seus tratados médicos que refletem sua ética do cuidado.

CULTURA MÉDICA

2. Saúde

Hipocondríaco em certos momentos, filho caçula de médico, antigo aluno dos hospitais de Paris,Antoine Chereau colaborou durante muito tempo com nossos serviços de saúde para saber o que podemos suportar quando se trata de nossa sa­úde !

Observador, êle examina com sarcasmo, em 87 gravuras saborosas, os não reembolsos, os desertos médicos, o tempo de espera para um encontro, a fraqueza da prevenção e muitas outras aberrações… e como ninguem estigmatiza os que cuidam e os pacientes, o diagnóstico é muito preciso: o riso é bom para a saúde !

Similar Posts