Walmor J. Piccinini

No início de dezembro de 2017 a moderna psiquiatria brasileira perdeu um dos seus grandes nomes o Professor Márcio Versiani. Neste artigo vamos destacar sua vida acadêmica. Sua vida familiar, sua história fora do ambiente médico ficará para seus biógrafos. Não tinha vínculo pessoal com ele, conhecia sua obra e o via nas atividades da ABP. Sempre bem vestido e com um cigarro na mão.

Soube que estava doente há vários anos, depois de um AVC e que vivia numa cadeira de rodas. Suas últimas publicações datam de 2012.

Na minha tarefa de documentar a psiquiatria brasileira utilizo algumas fontes básicas que são:o Currículo Lattes, ( http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/index.jsp ) e o Índice Bibliográfico Brasileiro de Psiquiatria (http://www.biblioserver.com/walpicci/ ), além destas verifico o PubMed e revistas científicas em geral.  De certa forma, todos os que produzem em psiquiatria fazem parte do meu universo de pesquisa. Meu objetivo é o de avaliar a produção científica dos nossos pesquisadores e estabelecer, na medida do possível, as raízes da psiquiatria brasileira.

Desde 1972 registro a produção da Pós-graduação em psiquiatria. No mundo ideal, os orientandos de mestrado e doutorado participam de um projeto de pesquisa do seu orientador. Com a conclusão dos doutorados, estarão aptos para criar uma linha própria de pesquisa. Nesta integrarão novos mestrandos e doutorandos e assim sucessivamente. Como a pós-graduação em psiquiatria é relativamente nova, temos um número restrito de “gerações” de pesquisadores o que facilita essa minha pesquisa e servirá de base para a História da psiquiatria no Brasil e um “Quem é quem na pesquisa da área”. Existem centenas de faculdades de medicina, mas poucas têm professores com pós-graduação em nível de doutorado e poucas apresentam formação em pós-graduação. Um dos Centros que acompanho é o da UFRJ. Estudar a pós-graduação em Psiquiatria, Psicanálise e Saúde Mental do Instituto de Psiquiatria da UFRJ é escrever sobre o Professor João Romildo Bueno. O critério que adoto nesse trabalho é o da descendência, o atual doutor foi orientado por um doutor sênior, que por sua vez foi orientado por outro e assim por diante. Como veremos, alguns doutores tem obra consistente e podem até ter ultrapassado seu formador em produção científica, o que não invalida nossa orientação. O primeiro doutor orientado pelo professor João Romildo Bueno foi o Márcio Versiani que por sua vez formou outros doutores, alguns com muito destaque como o Professor Antônio Egídio Nardi.

  • No Lattes o Professor Márcio Versiani assim se apresenta: Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais, mestrado em Psiquiatria e Saúde Mental pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutorado em Psiquiatria e Saúde Mental pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é professor titular de psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro e coordenador do Programa de Ansiedade, Depressão e Bipolar do Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de janeiro. Tem experiência na área de Psicofarmacologia, com ênfase em Neuropsicofarmacologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Transtornos de Ansiedade (fobia social, pânico, obsessivo-compulsivo), Depressão e Transtorno Bipolar; especialmente quanto ao tratamento farmacológico (ensaios clínicos controlados e seguimentos naturalísticos) (Texto informado pelo autor) http://lattes.cnpq.br/8499107717794492
  • Última atualização do currículo em 02/09/2009

Vamos registrar seus principais títulos acadêmicos:

Doutorado em Psiquiatria e Saúde Mental (Conceito CAPES 5).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: A Classificação dos Transtornos Afetivos – A Diferenciação entre os Transtornos de Ansiedade e as Doenças Depressiva, Ano de obtenção: 1980. Orientador: João Romildo Bueno. 
1973 – 1976

Mestrado em Psiquiatria e Saúde Mental (Conceito CAPES 5).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: A Classificação das Desordens Afetivas: A Diferenciação entre os Estados Ansiosos e as Doenças Depressivas, Ano de Obtenção: 1976.Orientador: João Romildo Bueno.
1972 – 1973

Especialização em Psiquiatria.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
1965 – 1971

Graduação em Medicina.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

Livre-docência 2004

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
Título: Depressão e Funcionamento Social, Ano de obtenção: 2004.
Palavras-chave: Depressão; Funcionamento Social; Tratamento farmacológico; Transtornos do Humor; Escala de avaliação; Evolução.

Genalogia da Pós-graduação em Psiquiatria na UFRJ.

O primeiro doutor do IPUB é o Professor João Romildo Bueno. Seu primeiro doutor formado foi o Professor Márcio Versiani Caldeira, professor titular do departamento de Psiquiatria da UFRJ e que, por sua vez tem uma descendência numerosa que destacamos a seguir:

Descendentes de Márcio Valadares Versiani Caldeira O número 1 indica o o titular da formação. O número dois, seus doutores formados e o número 3, seus mestrandos.

                 

      1    Marcio Valadares Versiani Caldeira     

.           +UFRJ-Doutorado

……..    2    Leonardo Fontenelle.      2003 –

……..    2    Regina Reis.       2002 –

……..    2    Celina Mannarino.    2000 –

……..    2    Carla de Souza Marques    1995 –

……..    2    Ivan Luis de Vasconcelos Figueira.  1993 –

………..       +Mestrado Ufrj     

………………      3    Carlos Alexandre Camisão. 1996 –

………………      3    Elizabete Possidente.      1999 –

………………      3    Fabio Paes Barreto. 2000 –

………………      3    Gilberto Slud Brofman. 2000 –

………………      3    Mauro Barbosa Terra.    2000 –

………………      3    Raphael Jacques da Costa Braga.   2004 –

……..    2    Antonio Egídio Nardi    1992 –

………..       +Doutorado UFRJ

………………      3    Yasmin Andrade     1999 –

………………      3    Alexandre Martins Valença 2001 –

………………      3    Isabella Nascimento      2004 –

……..          Antonio Egídio Nardi:  

………..       +Mestrado UFRJ  

………………      3    Yasmin Andrade.      1995 –

………………      3    Alexandre Martins Valença. 1997 –

………………      3    Anna Maria Azevedo Simões. 1998 –

………………      3    Isabella Nascimento. 2001 –

………………      3    Sonia Elizabete Soares Kunzler. 2000 –

………………      3    Fabiana Leão Lopes.      2003 –

………………      3    Marco Andre U. Mezzasalma.    2004 –

  1. Marcio Valadares Versiani Caldeira:   

.           +UFRJ-Mestrado  

……..    2    Gabriela Bezerra de Menezes.  2005 –

……..    2    Leonardo Fontenelle.      2000 –

……..    2    Ivan Luis de Vasconcelos Figueira 1990 –

……..    2    Antonio Egídio Nardi.     1989 –

……..    2    José Helio Ribeiro de Mello.     1988 –

……..    2    Fernando José Nasser.  1984 –

……..    2    Wanderlei Saraiva Madruga.      1983 –

……..    2    Marcio Amaral. 1981 –

                                                                                    

Dissertação de mestrado

1.

Gabriela Bezerra de Menezes. Seguimento em longo prazo de pacientes que sofrem de transtorno de ansiedade social. 2005. 125 f. Dissertação (Mestrado em Psiquiatria e Saúde Mental) – Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Marcio Valadares Versiani Caldeira.


2.

Leonardo Fontenelle. Transtorno Obsessivo-Compulsivo: Avaliação Neuropsicológica das Funções Frontais. 2000. 0 f. Dissertação (Mestrado em Psiquiatria e Saúde Mental) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Marcio Valadares Versiani Caldeira.


3.

Ivan Luis de Vasconcelos Figueira. Transtorno do Pânico, Dor Torácica e Clínica Cardiológica – Estudo de Pacientes Submetidos a Teste de Esforço em um Hospital do INAMPS. 1990. 0 f. Dissertação (Mestrado em Psiquiatria e Saúde Mental) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Marcio Valadares Versiani Caldeira.


4.

Antônio Egídio Nardi. Fobia Social: Tratamento Farmacológico com Antidepressivos Inibidores da Monoaminooxidase. 1989. 0 f. Dissertação (Mestrado em Psiquiatria e Saúde Mental) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Marcio Valadares Versiani Caldeira.


5.

José Helio Ribeiro de Mello. Testes de Supressão da Dexametasona. 1988. 0 f. Dissertação (Mestrado em Psiquiatria e Saúde Mental) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Marcio Valadares Versiani Caldeira.


6.

Fernando José Nasser. Marcadores Genéticos e Esquizofrenia. 1984. 0 f. Dissertação (Mestrado em Psiquiatria e Saúde Mental) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Marcio Valadares Versiani Caldeira.


7.

Wanderlei Saraiva Madruga. Diagnóstico Precoce de Organicidade em Psiquiatria. 1983. 0 f. Dissertação (Mestrado em Psiquiatria e Saúde Mental) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Marcio Valadares Versiani Caldeira.


8.

Marcio Amaral. As Hipóteses para a Etiologia das Neuroses em Freud e a Tentativa Behaviorista de sua Refutação. 1981. 0 f. Dissertação (Mestrado em Psiquiatria e Saúde Mental) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Marcio Valadares Versiani Caldeira.


Tese de doutorado

1.

Gabriela Bezerra de Menezes. Preditores de Resposta ao Tratamento Farmacológico do Transtorno de Ansiedade Social. 2009. Tese (Doutorado em Psiquiatria e Saúde Mental) – Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Marcio Valadares Versiani Caldeira.


2.

Leonardo Fontenelle. Transtornos Obsessivo-Compulsivos: Estudos Neuropsiquiátricos. 2003. 290 f. Tese (Doutorado em Psiquiatria e Saúde Mental) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Marcio Valadares Versiani Caldeira.


3.

Regina Reis. Transtornos Depressivos na Infância. 2002. 390 f. Tese (Doutorado em Psiquiatria e Saúde Mental) – Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Marcio Valadares Versiani Caldeira.


4.

Celina Mannarino. Consciência do Eu e Transtornos Mentais em Hansenianos Asilados Há Mais de Dez Anos. 2000. 0 f. Tese (Doutorado em Psiquiatria e Saúde Mental) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Marcio Valadares Versiani Caldeira.


5.

Carla de Souza Marques. Fobia Social – Estudo de Comorbidade. 1995. Tese (Doutorado em Psiquiatria e Saúde Mental) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Marcio Valadares Versiani Caldeira.


6.

Ivan Luis de Vasconcelos Figueira. Clonazepam na Fobia Social. 1993. 0 f. Tese (Doutorado em Psiquiatria e Saúde Mental) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Marcio Valadares Versiani Caldeira.


7.

Antônio Egídio Nardi. Distimia: Tratamento Farmacológico com Antidepressivos. 1992. 0 f. Tese (Doutorado em Psiquiatria e Saúde Mental) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Marcio Valadares Versiani Caldeira.

 

Marcio Valadares Versiani Caldeira

08/10/1947 – 04/12/2017

Depoimentos:

Faleceu hoje, 4 de dezembro de 2017 o professor Marcio Valadares Versiani Caldeira, meu primeiro aluno a se tornar titular da FNM-Praia Vermelha e ex-diretor do IPUB… alguém a ser lembrado…. fica a tristeza. (João Romildo Bueno)

João Romildo Bueno (depoimento pelo WhatsApp).

Meu caro Márcio, bem o sabes que epístolas não são o meu forte, entretanto não posso me furtar a fazê-las de quando em quando… lembro bem de tua chegada ao IPUB, calça “boca de sino”, camisa branca de manga curta dobrada, cabelos caracóis rebeldes e um meio-sorriso mineiro…. Dona Dagmar disse-me que eras de poucas palavras e tinhas uma semelhança com o “príncipe Charles” daí o codinome Príncipe. Ocupastes o mesmo quarto do PMM-Residência que eu …. em uma semana, reclamavas ao Rawlinson do “galo da madrugada” que cantava ao lado da “praxiterapia” do Luiz Cerqueira e da Otacília… o IPUB atravessara uma transição importante, escolheu transformar seu “curso de especialização” em Pós-Graduação mestrado e doutorado em Medicina baseado em parecer do Muniz de Aragão sobre a Lei Sucupira e misturá-lo com a Residência d´antão… fostes sempre o aluno mais retraído e mais questionador. Leme Lopes escolheu-te o melhor candidato a “mestre” e criou-se a primeira turma do PRIMEIRO curso de pós-graduação reconhecido pela CAPES a funcionar em PINDORAMA: o do IPUB em abril de 1974, ou terá sido 1971? … (Deve ter sido 1971, pois Márcio terminou seu mestrado em 1973) falta-me a tua memória. O restante foi fácil, mestre suma cum laude”, o primeiro aluno de pós-graduação em psiquiatria a apresentar um trabalho em um Congresso Mundial de Psiquiatria Biológica… onde, em um elevador fostes “palmeado” por um prêmio Nobel um certo Jules Axelrod …. daí conhecestes o Jonathan, o Wortiss, o Klerman, o Klein e seu discípulo Liebowitz, o Kaplan… passaste um tempo com Sir Martin Roth… boa ocasião em que conhecestes o Leigh, Rees, Lader, “Stu” Montgomery e principalmente Max Hamilton: bons os tempos em que dividíamos um purê malt ou uma caipirinha em Camboriú…. depois Pichot, Pelicier, Lecrubier e os Verdeaux em Paris onde também conversamos com um certo Lacan pouco antes de sua (dele) morte… impossível não mencionar os jantares no “Monte Carlo” com Ulysses Vianna e seus convidados: Lehman, Ban, Hippius e Fernandes da Fonseca: pouco falavas, mas sempre acertavas…. e tua “profecia” sobre o esvaziamento do Rio e a “paulificação” do sistema CAPES-CNPQ: cumpriu-se… vida que segue, identificas um tratamento… fostes a melhor promessa de uma psiquiatria tupininquim; uma mistura de psicodinâmica com psico-estática…. lembro dos sonhos que “discutimos” para que apresentasse à tua didata: minhas ideias oníricas não eram tão canhestras. Depois formastes a tua turma, ótimos frutos de frondosa árvore… BM, fizestes tantas coisas, fundastes o “Boletim de Psiquiatria”, agora conhecido como “Psiquiatria Hoje”, ajudastes na ressureição da RBP usando a experiência do JBP… tudo bem, o pessoal de Sum Paulo trouxe a Andreasen e seu lacrimoso veterano do Viet Nam e ajudou…. claro, a ABP. Um grande abraço Romildo.

 

Bela homenagem ao Márcio Versiani prestada pelo Romildo. Emocionante!

Conheci o Márcio mais de perto quando fomos membros do COCEN do CBP de Fortaleza, se não me engano em 1999. Ótima pessoa de humor fino e inteligente e conferencista de primeira grandeza em temas psiquiátricos. Na volta da reunião do COCIEN, além das gozações que ele fazia ABP de então, me fez suar dentro do aeroporto, na sala de embarque, sentados bem embaixo de uma placa “É PROIBIDO FUMAR”. Ele simplesmente peou um cigarro e começou a fumar. (Itiro Shirakawa)

Lamento o falecimento do Márcio Versiani, “O Príncipe” como era chamado por nós, seus colegas de residência no IPUB. Foi para mim um privilégio conviver e aprender com ele. Perde a Psiquiatria brasileira um de seus ícones. (Salomão Rodrigues Filho).

…Estou pesaroso. Márcio foi excelente Psiquiatra, ótimo professor, amigo e tinha um admirável e sutil “humor britânico”. (William Dunningham).

Mestre, ouvir suas palavras sempre me inspiram. Grande mestre falando de Mestre me deixam emocionado. (Bruno Cruz).

Eu posso falar que fui honrado em ter Romildo Bueno, Márcio Versiani entre outros ícones no Rio como meus professores. O Professor Márcio sempre teve seu distanciamento, mas não arrogante, ele não se misturava com os plebeus da Residência ou das pós, mas era uma inspiração para todos.

Já o professor Romildo, era nosso grande Mentor e já bem mais próximo. (Fábio Barbirato Silva).

Antônio Geraldo Silva descreve seus contatos com Márcio em Brasília e o acompanhamento de sua doença.

Romildo, traçaste com clareza e simplicidade o caminho do Príncipe. Só um sábio reconhece a grandeza de outrem. Caso o Márcio te lesse daria um leve sorriso… de canto de boca. (Juberty Souza)

A psiquiatria brasileira agradece o registro da vida de um dos nossos melhores profissionais dessa geração. Meu pesar pelo desaparecimento de um dos melhores psiquiatras que conheci na vida. (Ronaldo Laranjeira).

Tive a honra de ter sido seu aluno, nos primórdios da minha formação. (Ruy Palhano).

O Márcio era muito culto e inteligente e teve passagem marcante pela psiquiatria. (José Alberto Del Porto)

Muitos outros se manifestaram pesarosos pelo passamento do Professor Versiani, pena não poder citar a todos.

Similar Posts