Fevereiro de 2021 – Vol. 26 – Nº 02

 

Walmor J. Piccinini

Um comentário sobre este livro foi publicado pelo Dr. Joseph Adelson (1917-2011) no New York Times. Adelson foi professor de psicologia na Universidade de Michigan Ao escrever sobre o livro achei melhor seguir a linha do Dr. Adelson e simplesmente reproduzi boa parte do que escreveu. Outros também comentaram O historiador Peter Gay descreveu a Psicanálise: A Profissão Impossível como um trabalho “espirituoso e cruel” que havia sido justamente elogiado pelos psicanalistas como “uma introdução confiável à teoria e técnica psicanalítica”. Ele acrescentou que tinha “a rara vantagem sobre textos mais solenes de ser engraçado, bem como informativo.

O Livro pode ser encontrado na Amazon.com.br ou na Estante Virtual, livro usado e por apenas 15 reais. O livro é de 1983. Estão disponíveis outros livros de Janet Malcolm, entre eles “Nos Arquivos de Freud” onde entrevista Jeffrey Masson o que lhe rendeu muita dor de cabeça.

Psicanálise – “a profissão impossível” é um pequeno livro de 174 páginas, baseados numa série de entrevistas com psicanalistas e criou um personagem fictício. Apresentado numa reportagem investigativa de Janet Malcolm sobre a psicanálise contemporânea que teve imediata acolhida nos meios psicanalíticos e foi reconhecida pelo New York Times Book Review como ´jornalismo transformado em arte´. Nesta obra, o leitor é apresentado ao mundo misterioso, secreto incompreendido dos psicanalistas. A natureza das análises, as limitações da cura pela fala e as paixões desencadeadas em ambos os participantes da terapia. O personagem é um psicanalista de 43 anos chamado (pseudônimo) Aaron Green. Duas análises – a primeira vez por seis anos, depois por nove – e se declara satisfeito com o resultado geral, acha que sua personalidade é menos dura. Ficou como resquício ou sequela, um medo de falar em público, agudo o suficiente para dificultar sua carreira. A solução que ele está considerando é: uma terceira análise.

A grande intenção desta história é o relato da prática psicanalítica atual, (1980s) e sua intenção oculta, é descrever ou estudar uma determinada crença ou modo de fé. “Para o Dr. Green é, em uma parte importante de si mesmo, um verdadeiro crente, e nessa parte, ele está preparado para acreditar em quase tudo – mesmo que uma terceira análise longa fará o que as duas primeiras e, também, longas não fizeram, mas isso é apenas um lado do Dr. Green, e em suas outras partes ela está dada para duvidar e autodúvida, para momentos de cinismo e para surtos de rebeldia ousada. Imagina-se que foi essa última qualidade, um resumo de sua dureza anterior, que levou o Dr. Green a cooperar com a Srta. Malcolm, para ajudá-la a entrar no movimento psicanalítico ou pelo menos aquela parte representada pelo Instituto Psicanalítico de Nova York, o mais antigo e maior instituto analítico da América e o bastião da ultra ortodoxia dentro da profissão.”

Na história da psicanálise temos uma sequência de acontecimentos que se repetem. No caso de Freud, os amigos se tornam pacientes, depois viram analistas, se tornam rivais e no final inimigos. Assim que foi concebida sofreu inúmeros conflitos nas relações pessoais dos envolvidos e este livro mostra várias situações parecidas. O nosso personagem, doutor Green  parece incapaz de discutir qualquer questão substantiva sem expressar desprezo por outros psicanalistas, mesmo para figuras proeminentes da profissão (todos os quais, por sinal, são seus mentores intelectuais) – em particular, o falecido Ralph Greenson (autor de ”A Técnica e Prática da Psicanálise”, verdadeiramente um livro clássico sobre terapia), Otto Kernberg (o famoso teórico dos ”estados borderline” entre psicose e neurose e um editor do Jornal Ortodoxo da Associação Psicanalítica Americana) e Heinz Kohut (o distinto teórico do ego). Nem o Dr. Green é singular a esse respeito. Malcolm nos apresenta a outro psicanalista, originalmente da Costa Oeste, que diz a ela que depois de sua chegada a Nova York, achou difícil ser reconhecido pelo Instituto Psicanalítico de Nova York até porque ele tinha atacado Otto Kernberg em uma reunião pública. ”Fiz um trabalho de machado em Kernberg”, diz ele. ”Eu tinha feito meu dever de casa, e eu o esmaguei, e todos sabiam que eu o tinha feito. Depois disso, tornei-me socialmente aceitável. Pessoas que me demitiram… começaram a ser gentis comigo.

A pergunta que mais interessa a Srta. Malcolm também é antiga: como lidar com a reação de transferência, a tendência de um paciente repetir inconscientemente nos padrões interpessoais atuais do passado, especialmente em sua relação com o analista. A Srta. Malcolm dá um relato do caso Dora, no qual Freud lutou pela primeira vez com esse fenômeno, e depois nos apresenta outras histórias relevantes, especialmente a correspondência entre Freud e Sandor Ferenczi (seu colega, amigo e ex-cliente) sobre a quantidade de ajuda para oferecer ao paciente sofredor. Em seguida, ela coloca o assunto atualizado, contrastando as opiniões de Charles Brenner, a quem ela chama de ”purista intransigente” do Instituto Psicanalítico de Nova York, com os do falecido Ralph Greenson e do ilustre analista humanista Leo Stone (autor de ”A Situação Psicanalítica”, que foi, aliás, entregue pela primeira vez como a Palestra de Aniversário Freud no Instituto).

Brenner recebe as linhas mais duras. A psicanálise baseia-se em induzir e interpretar a reação de transferência. Qualquer coisa que interfira ou distraia dela deve ser evitada. Estritamente. O analista deve manter o mais rigoroso incógnito. Em nenhuma circunstância ele pode divulgar ao paciente suas opiniões, valores, interesses ou falhas, nem pode oferecer conselhos, críticas, tranquilidade ou simpatia. Se o analista está atrasado para uma sessão, ele não deve se desculpar nem explicar por quê. Ele deve comparecer – e fazer com que o paciente participe – apenas aos pensamentos, fantasias e sentimentos produzidos por seu atraso. Se o filho do paciente está gravemente doente, o analista não deve expressar preocupação ou simpatia. Sua tarefa limita-se a evocar e entender as reações do paciente.

Essa é uma doutrina sombria, e apresso-me a dizer que ela não é praticada por psicanalistas de hoje em dia, que são atraídos pelas ideias de Greenson e outros, que enfatizam a interação entre o ”mágico” a elementos irracionais da reação de transferência e os sentimentos mútuos e realistas que o terapeuta e o paciente mantêm uns com os outros.

Na verdade, começa-se a sentir que ele pode estar fazendo aos seus pacientes o que está sendo feito a ele, por assumir que o relato do Dr. Green está correto, escolher se tornar um psicanalista é sentenciar-se a uma imaturidade quase ao longo da vida. Se sobreviver à faculdade de medicina e à residência psiquiátrica e à análise pessoal e à ”análise de treinamento” formal e ao trabalho supervisionado com ”pacientes de controle” e ao trabalho do curso – e não se pode, uma vez que os agrades analistas podem ser e de fato são descartados a qualquer momento ao longo do caminho – então um terá chegado a ”psicanalista completo”. E então descobre-se que ele realmente não conta muito, que se pode, por razões misteriosas, não chegar ao status de ”analista de treinamento” ou didata (que ensina outros analistas) – uma falha certamente a ser vista pelos colegas como ignominiosa.

Claro, todas as carreiras têm suas decepções, e carreiras médicas são notórias por seus aprendizados atenuados. Mesmo assim, o clima descrito por Aaron Green parece peculiarmente opressivo. Aqueles que têm autoridade sentem-se moralmente no direito de intimidar ou humilhar os ”jovens” (que são profissionais de 30 a 40 anos) enquanto os jovens, por sua vez, respondem com auto humilhação e simpatia. Em certo momento, o Dr. Green conta à Srta. Malcolm sobre sua primeira e última entrevista com o analista de treinamento atribuído a ele, uma mulher mais velha eminente que, depois de ouvi-lo por cerca de 15 minutos, bateu o punho em sua mesa, disse-lhe que ele era extremamente irritante e depois aconselhou-o, no final da sessão, a procurar outro analista. Curiosamente, o Dr. Green não culpa, mesmo retrospectivamente, esta mulher por seu comportamento; pelo contrário, ele diz à Srta. Malcolm como ele a admira, aparentemente pelas desculpas que ela mais tarde ofereceu por sua explosão. Ele não questiona seu direito de privá-lo da sua dignidade. Ele culpa a si mesmo por ser difícil.

E ainda assim ele a culpa, e ”eles” sem compreender completamente que ele faz, pois quase toda vez que sua voz é ouvida neste livro, é pego em seu ressentimento, em sua amargura e zombaria dirigida contra os inimigos do Instituto Psicanalítico de Nova York e, quase tão frequentemente, contra o próprio Instituto, contra a gerontocracia que ele venera e despreza.

É surpresa que ele tenha desenvolvido um medo de falar em público, quando você considera que ele estaria na maioria das vezes se dirigindo a um público complacente e crítico de colegas e anciãos? Ele estaria, afinal, falando com eles.

A pergunta que mais interessa a Srta. Malcolm também é antiga: como lidar com a reação de transferência, a tendência de um paciente repetir inconscientemente nos padrões interpessoais atuais do passado, especialmente em sua relação com o analista. A Srta. Malcolm dá um relato do caso Dora, no qual Freud lutou pela primeira vez com esse fenômeno, e depois nos apresenta outras histórias relevantes, especialmente a correspondência entre Freud e Sandor Ferenczi (seu colega, amigo e ex-cliente) sobre a quantidade de ajuda para oferecer ao paciente sofredor. Em seguida, ela coloca o assunto atualizado, contrastando as opiniões de Charles Brenner, a quem ela chama de ”purista intransigente” do Instituto Psicanalítico de Nova York, com os do falecido Ralph Greenson e do ilustre analista humanista Leo Stone (autor de ”A Situação Psicanalítica”, que foi, aliás, entregue pela primeira vez como a Palestra de Aniversário no Instituto Freud).

Brenner recebe as linhas mais difíceis ou duras. A psicanálise baseia-se em induzir e interpretar a reação de transferência. Qualquer coisa que interfira ou distraia dela deve ser evitada. Estritamente. O analista deve manter o mais rigoroso incógnito. Em nenhuma circunstância ele pode divulgar ao paciente suas opiniões, valores, interesses ou falhas, nem pode oferecer conselhos, críticas, tranquilidade ou simpatia. Se o analista está atrasado para uma sessão, ele não deve se desculpar nem explicar por quê. Ele deve comparecer – e fazer com que o paciente participe – apenas aos pensamentos, fantasias e sentimentos produzidos por seu atraso. Se o filho do paciente está gravemente doente, o analista não deve expressar preocupação ou simpatia. Sua tarefa limita-se a evocar e entender as reações do paciente.

Essa é uma doutrina sombria, e apresso-me a dizer que ela não é praticada por psicanalistas de hoje em dia, que são atraídos pelas ideias de Greenson e outros, que enfatizam a interação entre o ”mágico” a elementos irracionais da reação de transferência e os sentimentos mútuos e realistas que o terapeuta e o paciente mantêm uns com os outros.

Dr. Green, um admirador do Dr. Brenner, oferece uma defesa eloquente e apaixonada da posição ultra ortodoxa de seu colega mais velho, chamando-a de radical, corajosa e afins.

Ele afirma que os desvios da ”abstinência analítica” – ou seja, as simples cortesias humanas – são uma forma de autoindulgência. Ele não parece sentir a quanto elevada é essa abordagem, nem como o paciente é infantilizado. Na verdade, começa-se a sentir que ele pode estar fazendo aos seus pacientes o que está sendo feito a ele, por assumir que o relato do Dr. Green está correto, escolher se tornar um psicanalista é sentenciar-se a uma imaturidade quase ao longo da vida. Se sobreviver à faculdade de medicina e à residência psiquiátrica e à análise pessoal e à ”análise de treinamento” formal e ao trabalho supervisionado com ”pacientes de controle” e ao trabalho do curso – e não se pode, uma vez que os agrades analistas podem ser e de fato são descartados a qualquer momento ao longo do caminho – então um terá chegado a ”psicanalista completo”. E então descobre-se que ele realmente não conta muito, que se pode, por razões misteriosas, não chegar ao status de ”analista de treinamento” (que ensina outros analistas) – uma falha certamente a ser vista pelos colegas como ignominiosa.

Claro, todas as carreiras têm suas decepções, e carreiras médicas são notórias por seus aprendizados atenuados. Mesmo assim, o clima descrito por Aaron Green parece peculiarmente opressivo. Aqueles que têm autoridade sentem-se moralmente no direito de intimidar ou humilhar os ”jovens” (que são profissionais de 30 a 40 anos) enquanto os jovens, por sua vez, respondem com auto humilhação e simpatia. Em certo momento, o Dr. Green conta à Srta. Malcolm sobre sua primeira e última entrevista com o analista de treinamento atribuído a ele, uma mulher mais velha eminente que, depois de ouvi-lo por cerca de 15 minutos, bateu o punho em sua mesa, disse-lhe que ele era extremamente irritante e depois aconselhou-o, no final da sessão, a procurar outro analista. Curiosamente, o Dr. Green não culpa, mesmo retrospectivamente, esta mulher por seu comportamento; pelo contrário, ele diz à Srta. Malcolm como ele a admira, aparentemente pelas desculpas que ela mais tarde ofereceu por sua explosão. Ele não questiona seu direito de privá-lo para sua dignidade. Ele culpa o elfo por ser difícil.

E ainda assim ele a culpa, e ”eles” sem compreender completamente que ele faz, pois quase toda vez que sua voz é ouvida neste livro, é pego em seu ressentimento, em sua amargura e zombaria dirigida contra os inimigos do Instituto Psicanalítico de Nova York e, quase tão frequentemente, contra o próprio Instituto, contra a gerontocracia que ele venera e despreza. É surpresa que ele tenha desenvolvido um medo de falar em público, quando você considera que ele estaria na maioria das vezes se dirigindo a um público complacente e crítico de colegas e anciãos? Ele estaria, afinal, falando com eles.

”Psicanálise: A Profissão Impossível” é um livro astuto. Ela tem sucesso em parte porque a Srta. Malcolm traz ao seu trabalho um olhar aguçado para as superfícies – roupas, fala e móveis – que expressam caráter e papel social. (Ela é a crítica de fotografia do The New Yorker). Isso dá certo porque ela se instruiu tão cuidadosamente na literatura técnica. Acima de tudo, isso é bem sucedido porque ela foi capaz de envolver Aaron Green em um simulacro do encontro psicanalítico – ele confessando a ela, ela (eu suspeito) para ele, os dois se juntaram em um intrincado minueto de revelação.”

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Similar Posts