Sobre Nilzardo Carneiro Leão

Cristina, amiga de longa data, daqueles tempos felizes quando frequentávamos os cursos da Faculdade de Medicina, muito obrigado pelo envio do excelente artigo do advogado Nilzardo Carneiro Leão.

Ocorre que devo muito a Nilzardo, que aceitou a incumbência de me defender quando fui indiciado ao mesmo tempo que outros 28 estudantes, pelo Ministério da Guerra, 7ª. Região Militar. O edital de intimação, assinado pelo Coronel Manoel Costa Cavalcanti, saiu na primeira página dos jornais de Recife-Jornal do Comércio, Diário de Pernambuco e Diário da Noite- em 19/08/1965.O edital ordenava que os indiciados comparecessem, sob as penas da Lei, ao Quartel General do IV Exército, às 8 horas precisas do dia 23/08/1965. O que fiz. Um coronel do exército, um tenente e um sargento desempenharam seus papéis de inquisidores e questionaram-me a manhã inteira, mas deixaram-me em liberdade. Poucos dias depois, contatei Nilzardo, acelerei minha saída do Brasil e fui morar em Paris em setembro de 1967.

Revejo agora uma fotocópia da ata da Sessão do Conselho Permanente de Justiça do Exército, que se reuniu em 22/09/1967 afim de julgar os 28 estudantes acusados de subversão, de serem comunistas e de relações com Cuba. Um dos acusados não compareceu por ter morrido, outro não veio por estar doente, tendo sido representado pelo seu advogado. E, sobre ‘’ o acusado Eliezer de Hollanda Cordeiro”, o seu advogado, dr. Nilzardo Carneiro Leão, apresentou o instrumento de procuração e um documento que comprova estar o mesmo fazendo um curso na França, declarando ainda que, na qualidade de advogado deste acusado, considerava perfeitamente válida a citação por edital feita pelo seu defendido.”

Grande foi a coragem dos advogados que ousaram defender os 28 acusados:    Nilzardo Carneiro Leão, Paulo Cavalcanti, Mércia Albuquerque, Fernando Tasso, Boris Trindade, Jales Araripe e João Batista da Fonseca, que correram riscos durante a ditadura militar para ajudar, e talvez até salvar, pessoas perseguidas por causa de seus engajamentos políticos. O excelente artigo de Nilzardo Carneiro Leão, prova que ele não mudou, lutando a vida inteira por seu ideal de justiça e por uma justiça ideal.

Similar Posts