Sérgio Telles

 

1)     O uso terapêutico de drogas alucinógenas como a psilocibina e LSD foi abandonado nos anos 70, mas, surpreendentemente, elas voltam à cena como medicação paliativa para pacientes com doenças crônicas em estágio terminal, proporcionando-lhes conforto e facilitando-lhes a aceitação da morte. Michael Pollan explora o tema em seu último livro, relatando suas experiências com essas drogas, à moda de Aldous Huxley nos anos 60.

 chttps://daily.jstor.org/the-pscience-of-psychedelics/?utm_term=THE%20PSCIENCE%20OF%20PSYCHEDELICS&utm_campaign=suggestedreadings_05222018&utm_content=email&utm_source=Act-On_internal&utm_medium=email

 https://www.npr.org/sections/health-shots/2018/05/15/611225541/reluctant-psychonaut-michael-pollan-embraces-the-new-science-of-psychedelics

  

2)     Entrevista com Laurence Kahn, psicanalista francês, que lança um livro – “O que os nazistas fizeram à psicanalise”. No caso, ele se refere à apropriação indébita que os nazistas fizeram do vocabulário psicanalítico, deteriorando-o e petrificando-o.  Tal uso, por sua vez, fazia parte de um plano maior de corrupção da língua alemã, com a distorção das falas dos grandes escritores e pensadores, como Goethe e Nietzsche, tema estudado anteriormente por Vitor Klemperer e Cassirer.

 http://next.liberation.fr/livres/2018/05/11/les-nazis-ont-deteriore-et-petrifie-les-mots-de-la-psychanalyse_1649427

  3)     Porque somos viciados em histórias? O autor, um escritor inglês, apoia-se numa explicação evolucionária que reivindica a importância fundamental da literatura enquanto forma de transmitir valores sociais para sucessivas gerações de uma determinada cultura ou sociedade.

 http://www.bbc.com/culture/story/20180503-our-fiction-addiction-why-humans-need-stories?utm_source=t.co&utm_medium=referral

 4)     A criatividade humana seria um desenvolvimento evolucionário e não um fenômeno cultural, dizem dois estudiosos. Acreditam que na Idade do Gelo aqueles com características autísticas foram essenciais para a sobrevivência da espécie, em função de sua capacidade de focar e reter percepções que permitiram o acesso à escassa alimentação. A acuidade realística das pinturas rupestres seriam prova disso.

  https://news.artnet.com/art-world/autism-ice-age-artists-1286348

 5)     Alison Bendel, escreveu dois livros em quadrinhos que obteve extraordinário sucesso de público e crítica norte-americanos, Fun House e Are you my mother?, onde fala de sua família disfuncional, na qual a homossexualidade do pai e dela mesma ocupam importante papel. Nesse texto, a autora, discute com a mãe o segundo livro, centrado nas difíceis relação mãe-filha.  Assim como Alison Bendel, a autora é lésbica.

 https://comicsverse.com/reading-are-you-my-mother-with-my-mother/

 6)     Felipe Pimentel, psicanalista, faz uma afetuosa homenagem póstuma ao psicanalista gaúcho David Zimerman, em crônica de seu blog.

 http://cultura.estadao.com.br/blogs/estado-da-arte/uma-licao-de-psicanalise-da-serie-notas-selvagens/

 7)     Video do L´Express mostra jovem psicanalista lacaniana “youtuber”, que tem 40 mil acompanhantes pagantes e que chega a ter 100 mil seguidores de seus programas.

 https://www.lexpress.fr/actualite/societe/emmanuelle-laurent-la-psy-de-youtube_2010214.html

 8)     Persistem as disputas em torno da realização de um congresso da International Association for Relational Psychoanalysis and Psychotherapy (IARPP) em Tel-Aviv, em função de correntes politicas discordantes, que censuram a violação dos direitos humanos de palestinos por parte dos israelenses.

 https://www.middleeastmonitor.com/20180521-us-psychoanalytic-organisation-attempts-to-block-meeting-on-mental-health-in-palestine/

 9)     A Amazon planeja um seriado sobre Freud, a ser dirigido por Todd Haynes.

 http://www.cineset.com.br/todd-haynes-assume-serie-para-a-amazon-studios-sobre-sigmund-freud/

 10)  Artigo explica como discutir a morte com as crianças, sugerindo formas de abordagem e mostrando porque outras devem ser evitadas.  

 http://www.psy-ed.com/wpblog/discuss-death-with-children/

 11)  O jornal L´Express noticia a nova edição do livro de Lydia Flem, “A vida cotidiana de Freud e seus pacientes”, aparecido inicialmente em 1986. O livro foi lançado no Brasil pela L&PM em 1988

 https://www.lexpress.fr/culture/psychanalyse-de-freud_2006574.html

 12)  Resenha de Tales Ab`Saber do último livro de Maria Rita Kehl, “O Bovarismo Brasileiro”

 https://www.cartamaior.com.br/?/Editoria/Arte/A-psicanalise-diante-do-quebra-cabeca-inacabado-do-Brasil/39/40244

 13)  DeSales Harrison, psicanalista e escritor, mostra como a regra fundamental da psicanálise – a associação livre –  é fundamental também para a criatividade de um escritor.

  http://www.writersdigest.com/editor-blogs/writers-perspective/the-writing-life/the-strangeness-of-words-and-the-inexhaustible-weirdness-of-psychoanalysis

 14)  O autor sugere como a família deve lidar com a depressão de um dos pais causada pelo desemprego, que, às vezes, coincide com a adolescência tumultuada (que geralmente encobre aspectos depressivos) de um dos filhos.

 https://workingnation.com/depression-family-coping-strategies/

 15)  Melissa Broder, conhecida inglesa atuante nas redes sociais populares na Inglaterra, signatária da conta do Twitter @SoSadToday fala de seus 18 anos de terapia e de porque nunca falou efetivamente a verdade do que sentia para seus terapeutas.

 https://www.theguardian.com/lifeandstyle/2018/may/06/melissa-broder-why-i-lied-to-my-therapists?CMP=share_btn_link

16)  Psicanalista turca publica no International Journal of Psychoanalyisis um extenso artigo sobre a filmografia do jovem cineasta canadense Xavier Dolan, enfocando os aspectos incestuosos presentes em sua obra.

 https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/00207578.2017.1399069

 17)  Artigo aponta para a necessidade de os pais entenderem as atitudes de rebeldia e protesto dos filhos, maneira pela qual eles (os filhos) expressam o desejo de autonomia e discriminação, forjando assim sua própria identidade. https://www.psychologytoday.com/us/blog/contemporary-psychoanalysis-in-action/201805/kids-need-protest

 18)  Professor de história e “media studies” e membro do conselho editorial da revista eletrônica “Politico”, o autor faz um histórico das tentativas de diagnosticar e analisar os presidentes norte-americanos, apontando para os vieses políticos inevitáveis que distorcem tais empreendimentos.

 https://www.politico.com/magazine/story/2018/01/13/trump-mental-health-history-216312

 19)  Comprovadamente, as fake news se espalham mais rapidamente do que as notícias verdadeiras. A autora, uma psicanalista, mostra como as fake news são regidas pelo princípio do prazer, dando vazão a fantasias eróticas, agressivas e voyeristas em relação a determinadas pessoas, quase sempre celebridades, alimentando fantasias que preenchem vazios que a realidade impõe à vida comum da maioria das pessoas.

 https://www.psychologytoday.com/us/blog/psychoanalysis-unplugged/201804/why-does-fake-news-spread-faster-real-news?amp

 20)  Artigo de jornal hindu, no qual, a propósito do aniversário de Freud, o autor reflete sobre três livros: Introducing the Freud Wars, a graphic guide (2002), de Stephen Wilson e Oscar Zarate; The Invisible Century – Einstein, Freud and the search of hidden universes (2004), de Richard Panek e Greatness and Limitations of Freud´s thoughts (1979), de Erich Fromm.

 https://www.thequint.com/hotwire-text/adherence-denunciation-and-inspiration-freud-and-his-legacy

 21)  Wil Wheaton, conhecido ator de cinema e atuante na televisão norte-americana, faz longo depoimento em palestra pública com o revelador título – “Sou Wil Wheaton, vivo em depressão crônica e não tenho vergonha de dizer isso”. O texto é uma transcrição dessa palestra.

 http://wilwheaton.net/2018/05/my-name-is-wil-wheaton-i-live-with-chronic-depression-and-i-am-not-ashamed/

 22)  Pequena resenha do livro de Andrea Bachner “The Mark of Theory: Inscriptive Figures, Postestruturalist Prehistories”, que mostra como o sentido se introduz na matéria, fazendo com que inscrições (tatuagens e circuncisões, por exemplo) funcionem  como metáforas.

 http://news.cornell.edu/stories/2018/05/tattoos-circumcision-inscription-metaphor

 23)  Uma estátua em grandes dimensões de Freud, idealizada pelo escultor Oscar Nemon em 1936 e que deveria ter sido colocada em Viena, teve sua fundição impedida pela situação política da época. Nos anos 70, por iniciativa de vários psicanalistas ingleses, como Winnicott, a estátua foi concluída, mas, como não foi possível levá-la para Viena, foi colocada em Hampstead (Londres) nas imediações do Museu Freud. Uma cópia da estátua em bronze foi finalizada há pouco tempo e deverá ser descerrada na faculdade de medicina de Viena, no próximo dia 05 de junho. Embora que tardia, uma mais que justa homenagem a um grande benfeitor da humanidade.  

 https://www.psychologytoday.com/intl/blog/freud-s-world/201805/sigmund-freuds-quiet-return-vienna

 

 

Similar Posts