• Os analistas são melhores pais, sabem cuidar e educar melhor seus filhos do que a maioria das pessoas? Ou é o contrário? Esse é o tema desse interessante artigo, cuja autora é, ela mesma, filha de analistas.

 

https://www.theguardian.com/lifeandstyle/2008/apr/12/familyandrelationships.shopping

 

 

  • Há poucos dias foi noticiada a morte de Judith Miller, filha de Lacan. Esse fato me fez lembrar a morte de outra filha de Lacan, a suicida Sybille, que deixou um pequeno e eloquente texto – “A father, puzzle” – no qual relembra sua vida com o famoso pai e as circunstâncias constrangedoras de seu (dele) enterro, que deu motivo para um processo movido por Judith contra Elisabeth Roudinesco. Ver link abaixo.

 

https://oglobo.globo.com/cultura/morre-aos-76-anos-filosofa-francesa-judith-miller-filha-de-jacques-lacan-22169618

 

https://www.asymptotejournal.com/nonfiction/sibylle-lacan-a-father-puzzle/

 

 

  • Artigo curioso – Pesquisas recentes mostram como o Império Britânico tentou usar a teoria psicanalítica para melhor controlar e manipular os povos colonizados, registrando e analisando os relatos de sonhos dos nativos.

 

https://aeon.co/essays/britains-imperial-dream-catchers-and-the-truths-of-empire

 

 

 

  • Importante artigo: o diretor do Departamento de Estudos Psicossociais e Psicanalíticos da Universidade de Essex (UK), Matt ffytche, fala da exclusão das experiências históricas do nazismo e da guerra nas narrativas psicanalíticas do social até meados do século XX, e seu retorno nos anos 1980 e 1990, sob a bandeira do novo interesse no trauma histórico, real.

 

http://www.histhum.com/?p=470

 

  • Você já conhecia as plataformas da internet que oferecem atendimento psicoterápico on line? No Brasil já existem várias, como a Lüzz (luzz.com.br) e nos Estados Unidos a Talkspace (www.talspace.com) – no momento com 500 mil usuários e 1.500 profissionais em atendimento . Dê uma olhada nos sites e nos links abaixo.

 

http://projetodraft.com/o-luzz-e-uma-plataforma-de-atendimento-psicologico-online/

 

https://chronicleweek.com/2017/12/talkspace-reinventing-therapy/

 

 

  • Com a crescente divulgação de assédios e abusos sexuais nos Estados Unidos, os acusados logo dizem estar procurando ajuda profissional para tratar as distorções emocionais ou de personalidade que estariam na base de suas condutas. Mas haveria terapias especificas para tal?

 

https://mobile.nytimes.com/2017/11/27/health/sexual-harassment-addiction-treatment.html?rref=collection%2Fbyline%2Fbenedict-carey&action=click&contentCollection=undefined&region=stream&module=stream_unit&version=latest&contentPlacement=1&pgtype=collection&referer=https://www.nytimes.com/by/benedict-carey

 

 

  • A forma como se processa o assédio sexual e a cultura machista fazem com que as vítimas se sintam confusas e inseguras, até mesmo responsáveis por eles.

 

https://www.psychologytoday.com/blog/psychoanalysis-unplugged/201711/am-i-the-problem-sexual-harassment-can-drive-you-crazy

 

 

  • Recentemente no Brasil criou-se uma celeuma em torno de duas exposições de arte, que, segundo seus detratores, estariam fazendo a apologia da pedofilia. Algo semelhante ocorreu esse mês em Nova York, quando duas jovens mulheres se sentiram melindradas com uma exposição no Metropolitan Museum of Art dedicada a Balthus (1908-2001), conhecido por pintar meninas em poses eróticas. Os três links abaixo abordam aspectos da questão. Ainda no tema “pedofilia”, artigo mostra que Mark Twain, tal como Lewis Carroll, tinha um especial interesse por meninas.

 

https://mobile.nytimes.com/2017/12/08/nyregion/we-need-to-talk-about-balthus.html?action=click&module=&pgtype=Homepage&referer=https://t.co/R1N7uNW5pP?amp=1

 

https://www.splicetoday.com/pop-culture/criticizing-balthus-isn-t-censorship#.Wi6smrAjpMU.twitter

 

https://news.artnet.com/art-world/met-museum-responds-to-petition-calling-for-removal-of-balthus-painting-1169105

 

https://www.theparisreview.org/blog/2017/11/28/mark-twains-disturbing-passion-for-collecting-young-girls/

 

 

  • Nesse pequeno vídeo da BBC, Lisa Appignanesi fala sobre aquele que seria o “primeiro casal moderno” do mundo, Sartre e Beauvoir, que é agora nome de praça em Saint Germain, Paris.

 

http://www.bbc.com/culture/story/20171211-were-sartre-and-de-beauvoir-the-worlds-first-modern-couple?ocid=ww.social.link.twitter

 

 

  • A autora, uma psicanalista norte-americana, mostra como a leitura de grandes romances podem ajudar as pessoas a se reconectarem com seus próprios sentimentos, especialmente os de luto.

 

https://www.psychologytoday.com/blog/psychoanalysis-unplugged/201712/how-novels-help-you-grieve

 

 

  • Anúncio do lançamento do último número da revista francesa de psicanálise Mental, intitulado L´inconscient intime et politique, no qual há uma entrevista com o filósofo Frédéric Worms, que postula: “Se a relação com o dinheiro é, tal como é no mundo, um dos mais claros vetores das forças da pulsão de morte, quais são os meios usados pelas instâncias políticas para os conter?”

 

https://blogs.mediapart.fr/rene-fiori/blog/081217/la-res-publica-en-marches

 

 

  • O artigo mostra que distúrbios de alimentação (anorexia, bulimia) e preocupações com a imagem corporal acontecem também com os homens e muitas vezes passam desapercebidas pelos próprios profissionais.

 

https://www.psychologytoday.com/blog/psychoanalysis-unplugged/201702/3-myths-about-men-and-eating-disorders?amp

 

 

  • Estudo mostra que crianças educadas com espancamento podem se transformar em adultos violentos.

 

http://edition.cnn.com/2017/12/05/health/spanking-dating-violence-study/index.html

 

 

  • Haveria possibilidade de agir preventivamente para evitar os assassinatos em massa como os que ocorrem nos Estados Unidos? É o que o artigo tenta responder.

 

https://www.theatlantic.com/politics/archive/2015/12/the-warning-signs-of-a-mass-shooting/433527/?utm_source=twb

 

 

  • O artigo mostra que as variações de gênero ocorrem ao longo da história e nos mais diversos lugares e culturas do mundo.

 

https://www.teenvogue.com/story/gender-variance-around-the-world

 

  • Evidenciando a aproximação da psicanálise com as neurociências, a Fundação Breukvlakken, a Associação Holandesa de Psicanálise, a Associação Holandesa de Psicoterapia Psicanalítica e a Fundação de Psicanálise deram a Antonio Damásio a Medalha Freud. Na mesma linha, a revista Aeon publica um texto consistente – “Pode a neurociência reabilitar Freud para a idade do cérebro?”.

 

https://www.publico.pt/2017/11/23/ciencia/noticia/antonio-damasio-vai-receber-a-medalha-freud-1793699

 

https://aeon.co/essays/can-neuroscience-rehabilitate-freud-for-the-age-of-the-brain

 

 

  • Você é um adulto e se ressente por seus pais o tratarem com uma criança, desrespeitando sua autonomia. Já se perguntou porque eles agem assim? Será porque você se comporta mesmo e ainda como uma criança?

 

https://www.psychologytoday.com/blog/psychoanalysis-unplugged/201712/do-your-parents-still-treat-you-child

 

 

  • Mais uma resenha da biografia de Freud escrita por Frederick Crews. O autor segue na mesma toada, atacando Freud como mentiroso, charlatão, fraudulento, etc. Penso que é interessante ler textos como esse para se aferir o nível de ódio que ainda hoje é despertado pelas ideias de Freud.

 

http://www.nationalreview.com/article/454745/sigmund-freud-fake-charlatan-liar

 

  • A hipocrisia social ou a mentira piedosa azeitam a engrenagem social, facilitando o fluir das relações, evitando confrontos com realidades/verdades muitas vezes insuportáveis. Essa afirmação se estende para as relações mais intimas e profundas? É possível mentir para o ser amado? Um psicanalista norte-americano consegue dar uma boa resposta sem cair no mero moralismo.

 

https://www.psychologytoday.com/blog/psychoanalysis-unplugged/201703/can-you-lie-your-lover?amp

 

  • O Huffington Post publica um dossiê bem ilustrativo sobre esse ilustre desconhecido de muitos homens – o clitóris.

 

http://projects.huffingtonpost.com/cliteracy?ncid=tweetlnkushpmg00000067

 

  • Nesse podcast (um áudio) da BBC, uma discussão sobre psicanálise e literatura, da qual participam, entre outros, Adam Philip e Lisa Appignanesi.

 

http://www.bbc.co.uk/programmes/p00546y5

 

 

  • A Associação Psicanalítica Argentina completa 75 anos e o jornal La Prensa entrevista sua presidente, Claudia Borenszstejn.

 

http://www.laprensa.com.ar/460326-Lo-melancolico-al-psicoanalisis-le-cae-bien.note.aspx

 

 

  • No jornal Clarin, Abel Feinstein fala do livro lançado recentemente – Debates Cruciables em Psicoanálisis

 

https://www.clarin.com/revista-enie/ideas/discusiones-interior-psicoanalisis_0_SkN4g4DbM.html

 

 

Atualizado em 22/12/2017

Similar Posts