Volume 22 - Novembro de 2017
Editor: Giovanni Torello


Janeiro de 2006 - Vol.11 - Nº 1

Editorial

Prezados leitores,

A Psychiatry on line Brazil de janeiro continua a publicação dos artigos de revisão do colega Paulo Soares este mês com o tema da Paroxetina.

Na sua coluna sobre psicanálise o colega Sergio Telles volta com as sua famosas criticas interpretativas de cinema. Desta vez ele comenta o famoso filme de Peter Greenway "O cozinheiro, o ladrão, sua mulher e o amante", com seus inúmeros significados simbólicos e psicanalíticos.

E o colega Walmor mesmo gozando as suas merecidas férias em Garopaba, nos envia a sua coluna, este mês tratando do tema da historia do surgimento da figura do acompanhante terapêutico.

O próprio colega Eliezer, coordenador da coluna France-Psy apresenta o conteúdo da sua coluna.
Em France-Psy de Janeiro 2006, apresento a segunda parte da tradução do artigo do Professor e psicanalista Olivier Douville. Trata-se do relato da psicoterapia de uma criança africana feita por um psicanalista francês e em Paris. O autor mostra, de maneira pertinente, o quanto é difícil abordar, compreender e interpretar o material surgido numa psicoterapia marcada pelas particularidades de uma cultura estrangeira, com seus ritos, costumes , tradições, relações entre os membros da família, o lugar que cada um ocupa no sistema familiar. Com efeito, se o psicoterapeuta desconhecer tais particularidades, a cura psicanalítica tornar-se-á impossível.
O segundo trabalho que traduzi é o de um colega brasileiro, psiquiatra-psicanalista radicado em Paris. Seu artigo: "O Banzo do Conde Gobineau" mostra como um racista convencido que dizia horrores sobre o povo brasileiro, que ele desprezava por ser mestiço, que era amigo de Dom Pedro II, findou caindo doente, desenvolvendo um processo melancólico equivalente ao Banzo.
O autor, utilizando a metapsicologia lacaniana, analisa e fornece uma interpretação do estranho destino do Conde de Gobineau.

Na coluna da Lista Brasileira de Psiquiatria o seu coordenador Portela, selecionou para este mês, os seguintes assuntos: Existe uma Personalidade Epiléptica? - Síndromes Dissociativas e Cultura (LBP) - Sobre demências e Sesu Tratamentos (LBP) - Psicofarmacologia (Leopoldo Hugo Frota) - Atualize-se - Noticiário - Opiniões (LBP)

Uma boa leitura a todos,

O Editor

Artigos do mês
Artigo de Revisão: A Paroxetina
- Paulo Soares

Psicanálise em Debate
Coordenação: Dr. Sérgio Telles
O BICHO COZINHEIRO - Observações sobre o filme "O cozinheiro, o ladrão, sua mulher e o amante" (The cook, the thief, his wife & her lover) de Peter Greenway (1989) - Sérgio Telles

História da Psiquiatria
Coordenação: Dr. Walmor J. Piccinini
O Acompanhamento Terapêutico Dr. Walmor J. Piccinini

France-Brasil-Psy
Coordenação: Dr. Eliezer de Hollanda Cordeiro
SOMMAIRE (SUMÁRIO): 1. A MENINA COUMBA, SEUS ANTEPASSADOS E SEUS SINTOMAS - Olivier DOUVILLE (psicanalista). Segunda parte. Tradução : Eliezer de Hollanda Cordeiro - ; 2. O « BANZO » DO CONDE DE GOBINEAU NO BRASIL - Paulo de Queirós SIQUEIRA (psiquiatra-psicanalista). Tradução:Eliezer de Hollanda Cordeiro; - 3. Livros recentes - 4. Revistas ; 5. Associações; 6. Seleção de sites;

Coluna da Lista Brasileira de Psiquiatria
Coordenação: Fernando Portela Câmara
Assuntos: 1 - Existe uma Personalidade Epiléptica?; 2 - Síndromes Dissociativas e Cultura (LBP); 3 - Sobre demências e Seus Tratamentos (LBP) ; 4 - Psicofarmacologia - Leopoldo Hugo Frota, 5 - ATUALIZE-SE!!!, 6 - Noticiário; , 7 - Opinião


TOP