Volume 22 - Novembro de 2017
Editor: Giovanni Torello


Setembro de 2005 - Vol.10 - Nº 9

Editorial

Prezados leitores,

Neste mês de setembro a Psychiatry on line Brazil publica um artigo de Francisca Bezerra de Oliveira, Maria Lucinete Fortunato e Maria do Carmo Duarte de Faria intitulado: Concepção de Sujeito em Saúde Mental. Para compreender esta concepção estabelecem um diálogo com Freud e Foucault, contrapondo-nos à idéia de sujeito definida pelo pensamento cartesiano.

Quem aprecia a psicanálise aplicada a literatura ganha um precioso presente este mês com a publicação, pelo colega Sergio Telles na coluna de psicanálise, do artigo: A importância da culpa em Dom Casmurro, de Machado de Assis. Vale a pena ler!

Na coluna de Historia o seu coordenador Walmor Piccinini publica, a partir do Banco de Teses do Capes e do Índice Bibliográfico Brasileiro de Psiquiatria, a amostra estatística das Teses de Doutorado em Saúde Mental no Brasil.

Na coluna France-Psy o próprio coordenador Eliezer apresenta a seguir, o seu conteúdo.

"Na edição da POL de Setembro, France-Brasil-Psy apresenta a primeira parte de um artigo de minha autoria intitulado: "Propositos sobre a evolução da pedopsiquiatria na França".

Nele pretendo mostrar como a história da pedopsiquiatria, cujas premissas são muito antigas,  está relacionada com a pedagogia, a medicina e a psiquiatria em geral. Mas, sobretudo, que a pedopsiquiatria transformou-se com o advento das descobertas freudianas e o interesse que muitos psiquiatras-psicanalistas  importantes manifestaram pela nova disciplina. Termino com uma bibliografia comentada de artigos e livros sobre a pedopsiquiatria publicados entre 1927 e 1980.

O segundo trabalho desta edição , intitulado "Entre percepção e consciência", é da autoria de Maria de Lourdes Mello Baeta, psicologa-psicanalista.Trata-se de um trabalho cujo tema é a atuação de uma psicanalista numa UTI para crianças prematuras. A autora mostra o interesse da presença de um trabalho psicanalitico com os pais, nesta experiência extrema de uma realidade onde a possibilidade da sobrevida do bebê é aleatória.

Este trabalho me parece de alto nivel, donde o prazer e o entusiasmo com que eu o recomendo aos colegas.

Enfim, note-se uma pequena tradução que fizemos de uma noticia sobre a criação, por pais de autistas,  de um banco de dados genéticos afim de facilitar futuras pesquisas sobre o genoma humano, o objetivo final sendo o de tentar identificar eventuais causas genéticas do autismo."

E na Coluna da Lista Brasileira de Psiquiatria o Portela reuniu os seguintes conteúdos. Carta do pres. da ABP ao Ministério da Saúde sobre a reforma do modelo assistencial psiquiátrico - Resolução nº 1.772/2005 do CFM sobre a recertificação dos títulos de especialista - comentário de Márcio Vasconcellos Pinheiro sobre o assunto, na Lista de Psiquiatria Brasileira - Discussão Na LBP: Homeopatia Não Funciona, diz Estudo (Transcrito por Rodrigo de Pinho Sepulcri) - Uma História Verdadeira, por Irma Ponti – Resenha de Livro, por Walmor Piccinini - Atualização em Psicofarmacologia, Prof. Leopoldo Hugo Frota, UFRJ – Atualize-se - Opinião

Uma boa leitura a todos,

O Editor

Artigo do mês
Concepção de sujeito em saúde mental - Francisca Bezerra de Oliveira, Maria Lucinete Fortunato e Maria do Carmo Andrade Duarte de Farias

Psicanálise em Debate
Coordenação: Dr. Sérgio Telles
A importância da culpa em Dom Casmurro, de Machado de Assis - Sérgio Telles

História da Psiquiatria
Coordenação: Dr. Walmor J. Piccinini
Teses de Doutorado em Saúde Mental no Brasil; Uma amostra a partir do Banco de Teses do Capes e do Índice Bibliográfico Brasileiro de Psiquiatria. - Dr. Walmor J. Piccinini

France-Brasil-Psy
Coordenação: Dr. Eliezer de Hollanda Cordeiro
SOMMAIRE (SUMÁRIO): DOSSIÊ PSIQUIATRIA DA CRIANÇA 1. PROPÓSITOS SOBRE A EVOLUÇÃO DA PEDOPSIQUIATRIA NA FRANÇA (Primeira parte) Doutor Eliezer de HOLLANDA CORDEIRO, 2. ENTRE PERCEPÇÃO E CONSCIÊNCIA Maria de Lourdes MELLO BAETA (psicóloga-psicanalista), 3. PAIS DE CRIANÇAS AUTISTAS CRIAM UM BANCO GENÉTICO, 4. ASSOCIAÇÕES ; 5.LIVRES RÉCENTS (LIVROS RECENTES); 6. REVISTAS; 7. SELEÇÃO DE SITES

Coluna da Lista Brasileira de Psiquiatria
Coordenação: Fernando Portela Câmara
O CENÁRIO DA REFORMA DO MODELO ASSISTENCIAL PSIQUIÁTRICO NO BRASIL E SUAS CONSEQÜÊNCIA; RESOLUÇÃO Nº 1.772/2005 DO CFM SOBRE A RECERTIFICAÇÃO DOS TÍTULOS DE ESPECIALISTA; DISCUSSÃO NA LBP: HOMEOPATIA NÃO FUNCIONA, DIZ ESTUDO; UMA HISTÓRIA VERDADEIRA; RESENHA DE LIVRO; ATUALIZAÇÃO EM PSICOFARMACOLOGIA; ATUALIZE-SE!!!; OPINIÃO.


TOP