Volume 22 - Novembro de 2017
Editor: Giovanni Torello


Maio de 2004 - Vol.9 - Nº 5

Editorial

Prezados leitores,

Nesse mês de maio a Psychiatry on line Brazil publica um instigante artigo sobre os estados de intersexo, fruto da cooperação do colega psiquiatra Cláudio Lyra Bastos com a eminente cirurgiã pediátrica Lisieux Eyer de Jesus.

Na coluna de psicanálise o colega Sergio Telles nos presenteia com suas interessantes reflexões criticas a respeito de matérias atuais amplamente divulgadas na mídia: as Fotos da Tortura do Iraque e A candidatura de Maluf e a sociedade de espetáculo, o reino do simulacro. E ainda, o nosso psicanalista volta ao cinema, e escreve sobre o filme “O Pântano”, da jovem cineasta argentina Lucrécia Martel.

A historia da Psiquiatria Brasileira contada ano a ano está de volta com o colega Walmor trazendo agora o ano de 1965.

E, já quase no caminho de volta, o Erick nos envie lá dos USA uma poesia de despedida do Fernando Pessoa. Bem vindo de volta a sua terrinha natal, o Ceara, e todos os nossos votos de felicidade no regresso.

E da bela e distante Orleans o colega Eliezer nos envia a sua coluna que, como sempre, está repleta de matérias atuais e interessantes.

Uma boa leitura a todos,

O Editor

Artigo do mês
Pseudohermafroditismo e estados intersexuais: evolução histórica e impasses do tratamento médico - Lisieux Eyer de Jesus e Claudio Lyra Bastos

Psicanálise em Debate
Coordenação: Dr. Sérgio Telles
O psicanalista lê os jornais - Sérgio Telles

No Paiz dos Yankees
Coordenação: Dr. Erick Messias
Deixando a terra estrangeira - Dr. Erick Messias

História da Psiquiatria
Coordenação: Dr. Walmor J. Piccinini
A Psiquiatria Brasileira e o ano de 1965 - Dr. Walmor J. Piccinini

France-Psy
Coordenação: Dr. Eliezer de Hollanda Cordeiro
Atualidades: 1. A psicanálise no século XXI (quando as TCC desafiam a psicanálise). 2. Fenomenologia do espaço-tempo do melancólico 3. Esperança de futuras terapias celulares regeneradoras do cérebro? uma descoberta francesa. 4. Calendário científico. 5. Seleção de sites.- Dr. Eliezer de Hollanda Cordeiro


TOP