Junho de 2022 – Vol. 27 – Nº 6

Walmor J.Piccinini

Frequentemente assisto debates médicos em que se discute a ação nefasta das drogas e, m especial, uma preocupação com os propagandistas da maconha que, comprovadamente tem efeitos devastadores na juventude. Mesmo com todos os alertas assistimos os mais variados profissionais ou mesmo não profissionais defenderem a liberação da maconha. Aparentemente isto está ocorrendo apesar de todos os alertas de psiquiatras e pesquisadores em neurociência. Nove estados americanos, em diferentes graus aprovaram leis liberando o consumo da maconha em diferentes graus. Um país, o Uruguai, aprovou o consumo obedecendo determinadas regras. A ideia era evitar prisões em excesso e extinguir o tráfico e a disputa entre traficantes. A realidade está mostrando algo completamente diferente, o consumo não se alterou grandemente, mas o tráfico e a violência entre grupos de traficantes explodiram. Disputas por território e a migração de grupos criminosos de outros países estão tornando o Uruguai um país violento. Não é objetivo deste artigo discutir a maconha, mas um novo problema que começa a dar dor de cabeça às autoridades de vários países como Brasil, Estados Unidos da América e outros. O uso de drogas tem obedecido a um roteiro que se repete. Começa com o uso médico e vai se expandindo até a liberação. O canabidiol por ex. um dos derivados da maconha começou a ser pesquisado para algumas doenças específicas e agora tem defensores do seu uso para todas doenças que não tem um tratamento específico. Vale o mesmo para os Psicodélicos que começaram a ser pesquisados para minorar o sofrimento de pacientes em estado terminal e agora são propostos para depressão, tabagismo, alcoolismo, ptsd e outras moléstias que não tem tratamento efetivo comprovado. Temos nos ocupado do assunto em vários artigos e o objetivo é que leiam e pensem sobre estes fenômenos.

Recentemente li interessante artigo publicado no NYTimes e escrito por German Lopez que trago a consideração dos interessados

Drogas da natureza x drogas sintéticas

Durante grande parte da história humana, as pessoas obtiveram suas drogas da natureza.

A maconha é obtida da planta de cannabis.

A cocaína das folhas de coca.

A heroína das papoulas

Os cogumelos mágicos, o LSD a Psylocibina, realmente vêm dos cogumelos.

Mesmo drogas legais, como álcool, tabaco e café, vêm de plantas. Seus altos eram muitas vezes descobertos por acaso, quando alguém os consumia da maneira certa. Mas na crise de overdose de hoje, as drogas mais prejudiciais não vêm das plantas. Eles são sintéticos – fabricados em laboratório, geralmente não exigindo nenhuma planta. No ano passado, o fentanil – um opioide sintético – causou mais mortes por overdose do que qualquer outra droga em um único ano.

A segunda droga mais mortal foi a metanfetamina, que também é produzida em laboratórios (do tipo que você pode ter visto em “Breaking Bad”). Juntos, fentanil e metanfetamina ajudaram a tornar 2021 o pior ano para overdoses de drogas na história dos EUA: o número de mortos no ano inteiro superou 100.000 pela primeira vez, o CDC. relatou na semana passada. Ambas as drogas proliferaram tão rapidamente porque são sintéticas. Os traficantes preferem os sintéticos porque podem fabricar e enviar as drogas para todo o mundo de forma mais rápida e discreta. Os cartéis não precisam mais de um campo grande e exposto com dezenas de trabalhadores para produzir drogas em massa; eles podem simplesmente iniciar um laboratório em um armazém ou prédio de apartamentos escondido com um punhado de químicos. E esses técnicos podem fazer drogas mais potentes, o que permite que os traficantes contrabandeiem quantidades menores pela mesma droga. Os usuários de drogas geralmente também preferem os sintéticos: as drogas são geralmente mais baratas, embora sejam mais potentes. Assim, o fentanil e a metanfetamina se espalharam aparentemente por toda parte, levando as mortes por overdose a recordes ano após ano. Imagem Comprimidos de oxicodona falsificados, que foram encontrados para conter fentanil. Crédito…Kholood Eid para The New York Times

Uma aquisição sintética.

Os esforços antidrogas dos Estados Unidos têm lutado para acompanhar o aumento dos sintéticos, deixando a crise das overdoses piorar. De certa forma, o aumento das drogas é a última virada em uma crescente competição entre policiais e traficantes. Os contrabandistas escondiam drogas em cargas em carros, barcos e aviões, então as autoridades enviaram cães farejadores de drogas e realizaram paradas e buscas mais completas. Os traficantes transportavam drogas através da fronteira com drones, então a polícia lançou dirigíveis com radar de baixa altitude para detectá-los. Mas as drogas sintéticas são uma grande mudança nessa batalha. Regina LaBelle, ex-czar antidrogas interina do presidente Biden, me disse que a ascensão deles foi o “pior pesadelo” de seu escritório. A guerra tradicional às drogas se concentrou principalmente em interromper o fluxo de drogas cultivadas em fazendas. Não funcionou perfeitamente, mas teve um efeito significativo: um especialista estimou que a proibição aumentou o preço da heroína e da cocaína em 10 a 20 vezes, de modo que os usuários eram menos propensos ou capazes de comprá-los. O impacto é provavelmente menor para drogas sintéticas porque são mais fáceis de fabricar e contrabandear. Com sintéticos, as autoridades podem nem saber o que procurar. Novas drogas sintéticas surgem regularmente – muitas vezes com nomes que parecem impossíveis, como “isotonitazeno” – tornando difícil para as autoridades acompanharem a ameaça mais recente. Muitos especialistas agora argumentam que os EUA precisam combater a crise do vício investindo em estratégias alternativas que se concentrem mais na expansão do tratamento e na redução de danos do que na redução da oferta de drogas. À medida que as mortes por overdose estão aumentando, as alternativas podem ser a única opção. Para saber mais: usuários de drogas estão misturando opioides e estimulantes em combinações mais perigosas conhecidas como “speedballs” e “goofballs”.

A New Kind of Drug How the country’s drug problem is changing, and why it’s growing.

Similar Posts