Julho de 2025 – Vol. 31 – Nº 7 Sérgio Telles Como já havia feito em dois livros anteriores, Bourlez retoma o embate psicanálise versus teóricos queer e feministas. Ao contrário de alguns radicais, ele não propõe o descarte da psicanálise, e, sim, a correção do que nela vê como marcas de eurocentrismo, colonialismo e heteronormatividade, só recentemente explicitadas. Para …
Mês: julho 2025
-
-
O Papel do Psiquiatra e Verdades que Podem Inspirar o Exercício daProfissão
Julho de 2025 – Vol. 31 – Nº 7 Walmor J. Piccinini Por que alguém escolhe ser psiquiatra? Essa pergunta é tudo, menos simples. A psiquiatria, ao contrário de outras especialidades médicas, convive com um estigma persistente: o da loucura. Escolher esse caminho é se aproximar do sofrimento psíquico alheio com a coragem de quem compreende que a dor da …
-
Médicos, Religião, Espiritualidade (I)
Julho de 2025 – Vol. 31 – Nº 7 Walmor J. Piccinini A História da renovação da psiquiatria brasileira começou com a fundação da Clínica Pinel de Porto Alegre em 1960. Mais precisamente em 28 de março daquele ano. Eu comecei a trabalhar como Atendente psiquiátrico em junho do mesmo ano e estava com 19 anos de idade e aluno …