Volume 22 - Novembro de 2017
Editor: Giovanni Torello


Novembro de 2004 - Vol.9 - Nº 11

Editorial

Prezados leitores,

A Psychiatry on line de novembro publica um artigo de revisão do colega Paulo José da Rocha Soares sobre uma revisão sobre os Aspectos Psiquiátricos das Epilepsias. Trata-se de um trabalho extenso e detalhado sobre um assunto frequentemente pouco considerado pela nossa especialidade.

Aproveitando e complementando a matéria o colega Walmor, na sua coluna, publica uma coletânea do escasso material publicado no Brasil sobre o assunto, a partir da sua pesquisa no Índice Bibliográfico Brasileiro de Psiquiatria.

Na coluna de psicanálise seu coordenador, o colega Sergio Telles, escreve sobre o filme “Brilho eterno de uma mente sem lembranças”, de Michael Gondry. O filme tem como roteirista Charlie Kaufman que novamente exibe, de forma cômica e engenhosa, seu talento e compreensão do funcionamento psíquico inconsciente

O colega Antonio Mourão, na sua coluna, publica uma matéria sobre o sempre atual tema da “Ética na pratica clinica psiquiátrica” a partir da sua vivencia clinica diária de mais de 30 anos e da experiência acumulada nos últimos anos no curso de Bioética ministrado para a pós-graduação na Faculdade de Medicina/UFCE onde são elaboradas questões pertinentes ao tema.

FRANCE-PSY, em sua edição de  Novembro, traz informações sobre recentes descobertas científicas francesas de grande interesse  preventivo e terapêutico. Em medicina geral, destacamos: o início dos testes humanos de uma vacina contra a AIDS ; as esperanças surgidas de um novo tratamento da miopatia ; as surpreendentes propriedades terapêuticas da neutrina; e  um artigo polêmico que coloca em dúvida a causalidade genética exclusiva das doenças, abrindo novamente o velho debate nunca resolvido entre natureza e cultura.

Ainda no domínio da medicina geral, o recente debate entre colegas da Lista sobre a avaliação dos medicamentos levou-me a traduzir um artigo tratando da maneira como as autoridades sanitárias francesas decidiram de estudar este assunto.

No tocante à psiquiatria, um artigo expõe as razões que levaram o governo francês a instituir um programa de pesquisas de medicamentos destinados ao tratamento de delinqüentes sexuais recidivistas. De fato, estatísticas mostram que um quarto dos prisioneiros na França foram condenados por delitos sexuais, pedofílicos na grande maioria dos casos.

Por último, os colegas poderão encontrar na rubrica Reuniões e colóquios, uma lista bastante aumentada de atividades científicas previstas para o mês de Dezembro e para o ano letivo 2004-2005, em Paris e outras cidades francesas

Uma boa leitura a todos,

O Editor

Artigo do mês
Aspectos Psiquiátricos das Epilepsias - Paulo José da Rocha Soares

Psicanálise em Debate
Coordenação: Dr. Sérgio Telles
Brilho eterno de uma noite sem lembranças - Sérgio Telles

Psiquiatria, outros olhares...
Coordenação: Dr. Antonio Mourão Cavalcante
Ética na prática clínica psiquiátrica - Dr. Antonio Mourão Cavalcante

História da Psiquiatria
Coordenação: Dr. Walmor J. Piccinini
A Psiquiatria Brasileira e a Epilepsia - Dr. Walmor J. Piccinini

France-Psy
Coordenação: Dr. Eliezer de Hollanda Cordeiro
Atualidades: 1. Descobertas: a)AIDS: novas perspectivas para o desenvolvimento de uma vacina b)novo tratamento da miopatia c) novas aplicações terapêuticas da neutrina d) os genes não explicam tudo 2. Tratamento químico dos delinqüentes sexuais 3. Como avaliar os medicamentos após comercialização? 4. Reuniões e Colóquios 5. Formações 6. Associações 7. Revistas 8. Seleção de sites 9. Quem somos


TOP