Volume 22 - Novembro de 2017
Editor: Giovanni Torello


Março de 2004 - Vol.9 - Nº 3

Editorial

Prezados leitores,

nesse mês de março, a coluna de psicanálise da nossa Psychiatry on line Brazil, publica uma interessante resenha escrita pelo seu coordenador, Sergio Telles, sobre o livro “De Que amanhã...” Diálogos de Jacques Derrida e Elizabeth Roudinesco - Jorge Zahar Editor - Rio de Janeiro - 2004 - 240p.

Na coluna de Historia da Psiquiatria, o nosso ativo e querido colega de Lista, Fernando Portela Câmara, escreve sobre aquela extraordinária figura que foi a Dra. Nise da Silveira, abordando especificamente a sua contribuição para a difusão do pensamento Junguiano entre nos.

E, from USA, o colega Erick nos envia seus comentários sobre a interessante palestra, proferida pelo Dr. Paul McHugh, ex chefe do Departamento de Psiquiatria da John Hopkins, sobre o muito atual tema da natureza e a extensão do abuso sexual infantil na Igreja Católica.

E, de Paris, o nosso mais novo colaborador, o colega Eliezer, continua nos encantando com a sua coluna France-Psy. Esse mês com: Modernidade na obra de José Otávio de Freitas; Um modelo animal dos distúrbios esquizofrênicos; O suicídio no mundo: dados epidemiológicos; Calendário cientifico; Seleção de sites.

Uma boa leitura a todos,

O Editor

Psicanálise em Debate
Coordenação: Dr. Sérgio Telles
Resenha de “De Que amanhã...” Diálogos de Jacques Derrida e Elizabeth Roudinesco - Sérgio Telles

No Paiz dos Yankees
Coordenação: Dr. Erick Messias
Sobre a natureza e a extensão do abuso sexual infantil na Igreja Católica. Comentários sobre uma palestra de Paul McHugh - Dr. Erick Messias

História da Psiquiatria
Coordenação: Dr. Walmor J. Piccinini
A contribuição de Nise da Silveira para a psicologia junguiana- Fernando Portela Câmara

France-Psy
Coordenação:Dr. Eliezer de Hollanda Cordeiro
Atualidades: 1. Modernidade da obra de José Otávio de Freitas; 2. Um modelo animal dos distúrbios esquizofrênicos; 3.O suicídio no mundo: dados epidemiológicos; 4.Calendário científico; 5.Seleção de sites.- Dr. Eliezer de Hollanda Cordeiro


TOP