Março de 2021 – Vol. 26 – Nº 03

Jornalista responsável: Natalia Cuminale
Ilustrações: Fabricio Pamplona
Revisão: Valquíria Coutinho Tavares

 

Caro leitor, com muita satisfação apresento o Guia de Saúde Mental Pós-Pandemia, um documento que é fruto do esforço, pesquisa e dedicação de renomados especialistas do Brasil. O objetivo é trazer informações úteis para profissionais de saúde que não são especialistas em saúde mental e para a comunidade leiga em geral.

A ideia não é fazer uma revisão exaustiva sobre todos os elementos de saúde mental associados à Covid-19, mas sim aumentar a conscientização sobre alguns pontos fundamentais. Amparado por evidências científicas, o guia traz orientações e dicas de como o médico não especialista pode ajudar a mitigar o sofrimento psíquico e emocional dos seus pacientes. O material pode ser útil para pessoas que buscam respostas e orientações para problemas que surgiram ao longo da pandemia, como a dificuldade para dormir, a irritabilidade das crianças ou a piora dos sintomas de ansiedade.

PREFÁCIO

Nos próximos capítulos, procuramos integrar esses conhecimentos dentro de uma visão do desenvolvimento humano, abordando questões específicas para cada período de vida, da infância ao envelhecimento. Exploramos também como a atividade física, dieta equilibrada e meditação podem impactar no bem-estar e na saúde mental das pessoas. Salientamos, ainda, como médicos e pacientes podem se beneficiar da consolidação da telemedicina como estratégia de melhora dos cuidados de saúde nesse momento. Por fim, discutimos uma questão da mais alta relevância: o cuidado com a saúde mental dos profissionais de saúde.

Assim, esperamos que essa leitura possa trazer elementos informativos sobre aspectos relevantes de saúde mental em tempos de pandemia, escritos e formatados de uma maneira que o assunto possa ser digerido de forma atrativa, suave e instigante.

Para isso, contamos com o competente trabalho da jornalista Natalia Cuminale e do ilustrador Fabrício Pamplona.

Boa leitura!

Luis Augusto Rohde
Psiquiatra

Guia de saúde mental pós-pandemia no Brasil (PDF)

Similar Posts