Agosto de 2025 – Vol. 31 – Nº 8
Sérgio Telles
- Psicóloga australiana observa que muitas de suas pacientes se fizeram tatuar com a imagem de Medusa após sofrerem abuso sexual. Entende esse comportamento como uma compreensível expressão do ódio contra a violência masculina, diferente da posição mais frequente de vitimização, mas reflete que essa posição não deveria se “petrificar”, o que seria prejudicial para a mulher. A partir daí analisa várias figuras da mitologia grega como Penélope, Atenas, Apolo, as Fúrias, Orestes, à luz do embate entre o milenar domínio patriarcal e as respostas femininas a isso.
Medusa stones the gaze – Arena Magazine
- A presença de psicanalistas nas redes sociais ajuda a difusão da psicanálise ou a descaracteriza? Christian Dunker, Maria Homem e outros expõem suas opiniões a respeito.
Psicanalistas ganham popularidade nas redes e levantam debates sobre limites éticos – Jornal O Sul
- A autorização de cursos de psicanálise pelo Ministério de Educação levanta questões importantes.
Ministério da Educação autoriza cursos de psicanálise, gera polêmica – Brasil em Folhas
- Resenha do livro CARTAS A UMA JOVEM PSICANALISTA, publicado pela Calligraphie Editora, de Curitiba, em que mulheres psicanalistas escrevem sobre diversos temas, tendo como eixo questões feministas, raciais, decolonialistas.
Nunca tantas mulheres escreveram tão juntas – Matinal Jornalismo
- Uma carta assinada por importantes escritores e psicanalistas publicados nos maiores jornais de Londres denuncia práticas autoritárias e discriminatórias da atual direção do Museu Freud. Como pano de fundo está a disputa entre Israel e Palestina, que tem dominado as disputas políticas daquela instituição
- Notícia do lançamento do livro AS HEROINAS DA MODERNIDADE – GAROTAS REBELDES E A PSICANÁLISE MATERIALISTA, da psicanalista feminista francesa Laurie Laufer, que defende o lesbianismo contra o que considera como o binarismo ou heteronormatividade da psicanálise.
« Les héroïnes de la modernité » : Laurie Laufer et Les mauvaises filles bousculent la …
- Analista gaúcha comenta a frase de Gilberto Gil para sua filha Preta que suscitou críticas nas redes sociais.
- Artigo que aborda a condição da psicanálise nas universidades francesa e brasileira.
Psychanalyse et liberté académique au Brésil et en France – OpenEdition Journals
- A psicanalista francesa Gisèle Chaboudez comenta o livro MATERNIDADES PARTICULARES – A SUPOSIÇÃO DO SUJEITO, de Catherine e Alain Vanier, que se debruça sobre os cuidados específicos necessitados por mães com psicose puerperal e mães de filhos prematuros, dependentes de máquinas para uma incerta sobrevivência.
Gisèle Chaboudez Interview | Alex Gilbert #284 – The Blogs
- Ao invés do “complexo de Édipo”, que modelaria o psiquismo ocidental, o psicanalista hindu Sudhir Kakar, recentemente falecido, sugere que na cultura da Índia vigoraria o “complexo de Ganesh”. Enquanto o primeiro aponta para a luta por uma autonomia e individuação do sujeito em relação aos pais, no segundo ocorreria o contrário, o sujeito deseja preservar as relações fusionais com a mãe, o que é socialmente valorizado.
Is there an Indian psychoanalysis? Understanding Sudhir Kakar’s cultural turn
- Artigo fala de Emma Jung, Toni Wolff e Sabina Spielrein, mulheres brilhantes que viveram à sombra de Jung, que somente agora recebem um justo reconhecimento.
The brilliant women of psychiatry who were overshadowed by Freud and Jung | National Geographic
- Nesse material publicitário, tomamos conhecimento do Instituto ESPE, dedicado ao ensino de psicanálise. Sediada no Paraná, tem e- alunos on line por todo o Brasil.
POR QUE ESTUDAR NO INSTITUTO ESPE? | INSTITUTO ESPE_Conhecimento psicanalítico | G1