Setembro de 2025 – Vol. 31 – Nº 9

Sérgio Telles

  1. Interessante artigo de Graham Burnett sobre o ensino de humanidades e a Inteligência Artificial, mostrando grande entusiasmo com as possibilidades que se abrem com seu uso e criticando a posição conservadora das universidades norte-americanas, que tentam coibir esse imprescindível instrumento de aprendizado e ensino.

Will the Humanities Survive Artificial Intelligence? | The New Yorker

  1. O artigo aborda o relacionamento que Anna Freud e a milionária Dorothy Burlington mantiveram por mais de 50 anos, tido por muitos como evidência de um vínculo lésbico ainda hoje negado pelo establishment psicanalítico. As autoras levantam muitos pontos interessantes, nomeadamente o fato de que duas lésbicas teriam ocupado os mais altos escalões do poder institucional psicanalítico numa época em que a formação analítica era vedada aos homossexuais.

A tia lésbica da história da psicanálise – Revista Cult

  1. Estatísticas mostram que, em 2024, 26% dos franceses usaram a Inteligência Artificial como suporte terapêutico. Uma psicanalista francesa fala sobre o uso do ChatGP, ressaltando aspectos que lhe são específicos, como a disponibilidade permanente, a gratuidade e o anonimato. Pensa que a IA é uma espécie de “objeto transicional” – o usuário sabe que fala com uma máquina mas isso não lhe causa nenhum impedimento, tal como ocorre com uma criança que mesmo sabendo que o brinquedo é um objeto inerte o investe com sua fantasia.

«Sans rendez-vous et sans jugement» : ChatGPT peut-il prendre la place d’un psychologue …

  1. Densa e instigante entrevista realizada por Amador Fernandez-Savater com o filósofo esloveno Samo Tomsic, comentando seu livro “O Trabalho do Gozo” no qual são abordadas as ligações de Freud e Lacan com Marx, mostrando a homologia entre o conceito de “gozo” na psicanálise e o de “produção” no capitalismo.

Marx e Freud colocam o capitalismo no divã – CONTEE

  1. Resenha de “Love´s Labour”, novo livro de Stephen Grosz, psicanalista norte americano radicado em Londres, autor muito bem sucedido de obras de divulgação da psicanálise. Temos aqui também três vinhetas de casos clínicos – um homem bissexual, uma freira com medo engravidar e uma estudante universitária que se prostituía.

‘Are you asking for my help to be gay?’: what 40 years as a psychoanalyst has taught me …

Love’s Labour by Stephen Grosz review – the truth about relationships – The Guardian

  1. Museu Judaico de São Paulo abriga o lançamento da nova edição do livro “Freud e a judeidade”. de Betty Fuks, agora renomeado como “A vocação do exílio”. Haverá um debate com a presença de Márcio Selligman-Silva, Caterina Koltai, Nina Leite, Paulo Sérgio de Souza e Paulo Bueno.

Museu Judaico de SP e Editora Zahar promovem jornada sobre Freud e a judeidade na …

  1. Um novo modismo importado da China, a chupeta para adultos. O psicanalista Arnaldo Chuster expressa sua perplexidade com tal comportamento.

A trend bizarra: chupeta para gente grande — psi comenta | VEJA RIO

  1. Larissa Leão de Castro, psicóloga de Brasilia, ganhou o Prêmio Jabuti Acadêmico com o livro “Hélio Pelegrino: Por uma psicanálise política”.

Psicanalista de Brasília vence Jabuti Acadêmico com obra sobre Hélio Pellegrino

  1. No Brasil mais de 12 milhões de pessoas usam o ChatGPT para alívio psicológico. Uma analista recomenda cuidados.

Especialistas alertam para riscos no uso de inteligência artificial na saúde mental

  1. Texto de Jacques van Rillaert, conhecido inimigo da psicanálise, autor do famigerado “Livro Negro da Psicanálise”, comenta trechos do livro “Votre dèsir m´interesse’ de Maurice Maschino (Hachette – 1982). Nele Maschino entrevista analisandos e analistas, convidando-os a falar sobre suas experiencias analíticas. Tratava-se do auge do lacanismo e são feitos relatos curiosos da prática então realizada, que devem ser lidos tendo em mente a posição tendenciosa assumida por Rillaert.

Maurice Maschino : “Votre désir m’intéresse. Enquête sur la pratique psychanalytique”

  1. Vera Iaconelli lança o livro “Análise”, uma espécie de autoficção em que trata de suas memórias e os percursos psicanalíticos que traçou no correr de sua vida.

Vera Iaconelli: Psicanálise revela que somos feitos de palavras – YouTube

  1. Em 23/08/2025 foi inaugurado, no Parque Moinhos de Vento em Porto Alegre, a primeira estátua em homenagem a Sigmund Freud. A monumento tem 2,5 metros e pesa 3 toneladas de bronze e granito. Foi uma iniciativa do psicanalista Gley Silva de Pacheco Costa. Apenas outras três cidades no mundo fizeram semelhante homenagem a Freud – Viena, Londres e Praga.

Sigmund Freud, pai da psicanálise, ganha estátua no Parque Moinhos de Vento; veja como ficou

  1. Pessoas públicas, como Hanif Kureishi, Judith Butler, Marina Warner e Slavoj Žižek, assinaram uma petição solicitando ao Museu Freud de Londres que cumpra com uma necessária auditoria contra abusos da atual direção, que, agindo com forte viés político, tem tido condutas autoritárias, levando a demissões de funcionários e cancelamentos de palestrantes convidados. Medidas internas e não divulgadas foram tomadas, ocasionando mudanças na direção do museu.

Public figures call for Freud Museum to face inquiry over misconduct claims – Civil Society

Charity Commission closes case after serious incident report from Freud Museum

Similar Posts