Volume 22 - Novembro de 2017
Editor: Giovanni Torello


Janeiro de 2005 - Vol.10 - Nº 1

Editorial

Prezados leitores,

A Psychiatry on line Brazil começa o novo ano com o pé direito publicando um artigo do colega Marcio de Vasconcellos Pinheiro fazendo que, uso da sua longa experiência clinica, escreve sobre a psicologia da esquizofrenia.

Lá da distante Amazônia, recebemos um interessantíssimo relato de caso, apresentado pelo colega Maximiliano Loiola Ponte de Souza, a respeito da vulnerabilidade a dependência ao álcool em paciente indígena.

Na sua coluna sobre psicanálise Sergio Telles publica uma resenha do livro de Betty B. Fuks, a respeito das reflexões psicanalíticas de Freud em torno da política e dos fenômenos culturais: Freud e a Cultura.

O Walmor continua a serie de matérias, iniciada no mês passado, a respeito da Higiene Mental e Imigração. O primeiro artigo suscitou interessantes debates dentro da Lista Brasileira de Psiquiatria, que certamente continuarão agora fomentados por este novo material.

E como de costume, o próprio Eleizer apresenta sua coluna:

"Mudei o nome da coluna para FRANCE-BRASIL-PSY.

Não é somente uma mudança formal, ela corresponde à maneira como eu entendo a minha colaboração com a POLbr.

A coluna conta com mais um serviço, que vai sair na rubrica "atualidades": uma relação dos livros mais recentes editados na França sobre a psiquiatria e disciplinas anexas .

Dois artigos traduzidos me parecem importantes: "Por uma resistência semântica e semiologica em psiquiatria", que vai sair no exato momento em que discussões animadas estão ocorrendo entre os colegas sobre a pratica psiquiatrica em momentos de crises politicas. Como o psiquiatra pode se situar em tais circunstâncias? Ceder? Resistir?E a ética médica, como respeita-la em tais condições?

O segundo artigo traduzido é mais clinico, "Intersubjetividade entre o bebé e seus pais". Aqui, as autoras privilegiaram a observação direta de familias e seus bebés, numa perspectiva desenvolvimentista, neste caso a do aparecimento da capacidade relacional ,dual e triangular, do bebé. Artigo dificil, cuja tradução me deu muito trabalho. A psicanalise aparece somente nas entrelinhas, mas o artigo inova, introduz conceitos, abre perspectivas , enriquece o conhecimento sobre o bebé e as relações interpessoais."

Uma boa leitura a todos,

O Editor

Artigos do mês
Algumas considerações sobre a psicologia da esquizofrenia. - Marcio de Vasconcellos Pinheiro
Vulnerabilidade a dependência ao álcool em paciente indígena: relato de caso
- Maximiliano Loiola Ponte de Souza

Psicanálise em Debate
Coordenação: Dr. Sérgio Telles
Vigor e atualidade do pensamento social de Freud - Sérgio Telles

História da Psiquiatria
Coordenação: Dr. Walmor J. Piccinini
Higiene Mental e a Imigração II - Dr. Walmor J. Piccinini

France-Brasil-Psy
Coordenação: Dr. Eliezer de Hollanda Cordeiro
Atualidades: 1. Por uma resistência semântica e semiológica em psiquiatria 2. Intersubjetividade entre o bebé e seus pais 3. Atualidades: Livros recentes 4. Reuniões e Colóquios 5. Formações 6. Associações 7. Calendário científico 8. Seleção de sites 9. Quem somos


TOP