Março de 2021 – Vol. 26 – Nº 03

Sérgio Telles

 

  • “Hysterical Girl”, de Kate Novacks, é um documentário de 13 minutos sobre o caso Dora de Freud e um dos candidatos ao Oscar este ano. Apresenta uma polêmica leitura do famoso caso, visto agora através de lentes feministas e dos padrões do MeToo na denúncia de que as mulheres são desconsideradas quando relatam os ataques sexuais que sofreram. A diretora habilidosamente mixa situações de Viena de Freud no final do século XIX com outras bem mais atuais, ligadas a escândalos recentes envolvendo políticos que foram acusados de fazer avanços sexuais inapropriados. Com 13 anos, ao ser beijada pelo amigo do pai, Dora recua e mostra repugnância, o que Freud considera uma evidência de “histeria”, pois deveria supostamente ter sentido desejo sexual – sublinha Novacks.

“Hysterical Girl,” Reviewed: An Extraordinary Look at a Case of Freudian Gaslighting | The New Yorker

 

 

  • “How to live What to do”, último livro do psicanalista e escritor inglês Cohen, que também é professor na Universidade de Londres, é uma mistura de casos clínicos, reminiscências pessoais, referências literárias e teoria psicanalítica. No livro, Cohen discute personagens de 24 romances e vê a grande proximidade entre o pensamento psicanalítico e a percepção que os escritores mostram ter do mundo interno ao construírem seus personagens e enredos. Caso Jane Austen conhecesse Freud, diz ele, se espantaria que alguém dedicasse tanta atenção a algo que lhe pareceria tão óbvio – as motivações secretas dos comportamentos humanos.

“Can you imagine if you presented Freud to Jane Austen?”: Josh Cohen on literature and psychoanalysis (newstatesman.com)

 

 

 

  • Patricia Gherovici, psicanalista argentina radicada há décadas nos Estados Unidos, fala nesse curto vídeo (12 minutos) sobre sua prática com a comunidade latina da Pensilvânia, uma população marcada pela pobreza, migração, discriminação de raça e gênero. Numa visão próxima da que temos no Insstituto Sedes Sapientiae, Guerovici reafirma a dimensão social da psicanálise, mostrando que a ela pode ser benéfica para todos e não pode ficar restrita aos estratos mais ricos da população, uma crença equivocada muito difundida nos Estados Unidos e não apenas lá. Guerovici recebeu o Prêmio Sigourney 2021 e seu livro “Psychoanalysis in the barrios: race, class and the unconscious” ganhou o Prêmio Gradiva e o American Board and Academy of Psychoanalytic Book Prize 2021

 

Latinx Psychoanalysis | Psychiatric Times

 

 

  • Objeto de recente debate, o filme “Yo no estoy aqui”, de Fernando Frias de la Parra e pré-candidato a Oscar de melhor filme estrangeiro, trata da história de um homem que foge do México para os Estados Unidos e retorna para se ver como um estranho em sua terra natal. O filme evoca o desamparo original, a luta para manter a própria identidade e a dignidade, o desejo de pertencimento

 

Precisamos combater o ideal de sonho americano, diz diretor de ‘Ya no Estoy Aquí’ – 11/02/2021 – Ilustrada – Folha (uol.com.br)

 

 

  • Estudo realizado na França e Inglaterra mostra que a demora em responder uma pergunta – seja ela qual for – leva o interlocutor a duvidar da sinceridade ou veracidade da resposta, o que não ocorre se ela é dada prontamente.

 

Slow responses more likely to be perceived as lies, study finds | Psychology | The Guardian

 

 

 

  • Pesquisa feita na Grã-Bretanha mostra que metade dos homens sofreu experiências sexuais não consentidas. Grande parte não consegue falar a respeito. Um dos entrevistados diz, que entre outros motivos, temia falar para não ser ele mesmo taxado como potencial abusador, devido ao mito de que muitos homens abusados na infância perpetuam esse abuso na vida adulta.

 

Half of men have had unwanted sexual experiences, UK study finds | Rape and sexual assault | The Guardian

 

 

 

 

  • Podcast de um programa da Rádio USP sobre o comportamento brasileiro, tendo como disparador a denúncia de que autoridades estavam furando a fila para se vacinar contra a Covid. Conta com a participação do sociólogo Roberto da Matta e da psicanalista e professora titular da USP Miriam Debieux.

 

Como o comportamento brasileiro atrapalha o combate à Covid-19? (observatorio3setor.org.br)

 

 

Similar Posts