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Volume 22 - Novembro de 2017
Editor: Walmor J. Piccinini - Fundador: Giovanni Torello

Abril de 2016 - Vol.21 - Nº 04

Psicanálise em debate

SOBRE O LIVRO “O PSICANALISTA VAI AO CINEMA – VOLUME 3”

Sérgio Telles
psicanalista e escritor

Em “O psicanalista vai ao cinema – volume 3” (Editora Zagodoni, 2016) mantenho o objetivo de seus predecessores, ou seja, divulgar psicanálise através da interpretação de filmes.

O psicanalista vai ao cinema - volume 3

Consta de 22 textos, muitos deles publicados em diferentes lugares, nos quais discuto 52 filmes.

Deles constam três palestras. Numa delas, realizada em Caxambu, MG, no V SINAL da Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR), em 24/04/09, abordei os filmes “Cidade dos Sonhos” (2001) e “O Império dos Sonhos” (2006), de David Lynch. Na outra, realizada na I Jornada Paulista de Cinema e Psicanálise do Instituto de Psicologia da USP em 10/12/2009, citei os filmes “Beleza Americana” (1999) de Sam Mendes; “Anticristo” (2009) de Lars von Trier; “Cada um vive como quer” (1970), de Bob Rafelson; “Veludo Azul” (1986),  de David Lynch; “O triunfo da vontade” (1935), de Leni Riefenstahl;  Saló ou 120 dias de Sodoma” (1975), de Pasolini; “O Falsário” (2007), de Stefan Ruzowitzky; “A Estrada Perdida” (1997), de David LYnch, “Festa de família” (1998), de Thomas Vinterberg; “A vida é bela” (1997), de Roberto Benigni; “Procurando os Friedman” (2003), de Andrew Jarecki; “Felicidade” (1998) e “Histórias Proibidas” (2001), de Todd Solondz; “O pântano” (2001), de Lucrécia Martel, “Caráter” (1987), de Mike van Diem; “Uma babá quase perfeita” (1993), de Chris Columbus , “Wall Street” (1987), de Oliver Stone e “Tudo sobre minha mãe” (1999),  de Pedro Almodóvar. A terceira palestra foi realizada no XII Simpósio do Núcleo de Estudos Junguianos da PUC-SP, sob o titulo “Erotismo e sexualidade na contemporaneidade”, 31/10/2014, onde abordei o filme de Lars von Trier, o “Anticristo” (2009).

Os filmes analisados mais detidamente são “A grande beleza” (2013), de Paolo Sorrentino ;Eu, mamãe e os meninos” (2013), de Guillaume Gallienne; “A Caça” (2012), de Thomas Vinterberg; “Amor” (2012), de Michael Haneke; “Depois de Lúcia” (2012), de Michel Franco; “A pele que habito”, (2011), de Pedro Almodóvar; “Shame” (2011), de Steve MacQueen; “Precisamos falar sobre o Kevin” (2011), de Lynne Ramsay; “J. Edgar” (2011), de Clint Eastwood e “Separação” ( 2011), de Asghar Farhadi; “Os descendentes” (2011), de Alexander Paine; “As canções” (2011), de  Eduardo Coutinho; “Melancolia” (2011), de Lars von Trier; “A árvore da vida  (2011) de Terence Mallick; “Meia-noite em Paris” (2011), de Woody Allen; “Um método perigoso (2011), de David Cronenberg; “Film Socialisme” (2010), de Jean-Luc Godard;  Ele não está tão a fim de você” (2009), de Ken Kwapis, onde também abordo os filmes “Closer” (2004), de Mike Nichols, “Vicky, Christine, Barcelona” (2008), de Woody Allen, “Thelma e Louise” (1991), de Ridley Scott e “Cenas de um casamento” (1974), de Ingmar Bergman ; “A janela” (2008), de Carlos de Sorin; “Pecados inocentes” (2007), de Tom Kalin; “Saraband” (2003), de Ingmar Bergman; “A Secretária” (2002), de Steven Sheinberg; “8 e ½ mulheres” (1998) de Peter Greenaway; ”Leolo” (1992), de Jean-Claude Lauzon; “Nostalgia” (1983) de Andrei Tarkovsky e “O conformista” (1970), de Bernardo Bertolucci.

Nesses filmes os conflitos psíquicos inconscientes são determinantes na construção dos personagens e das situações nas quais estão enredados e aprisionados. Além do mais, eles oferecem uma ampla abertura sobre importantes problemas socioculturais que exigem nossa atenção, como a produção artística, as questões de gênero, a pedofilia, a violência, a eutanásia, as relações familiares, o bullying, o transexualismo, a nova moralidade sexual, a psicanálise, a política, a paternidade, o machismo, o patriarcalismo, o feminismo, etc.

A psicanálise continua sendo um instrumento indispensável para a compreensão do homem e de suas circunstâncias, desde que o inconsciente está presente em todas as suas obras. Espero que a leitura desse livro dê uma boa mostra disso.


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