O terrorismo segundo Fheti Benslama
Julho de 2016 - Vol.21 - Nº 7
France
- Brasil- Psy
Coordenação: Docteur
Eliezer DE HOLLANDA CORDEIRO
Quem somos (qui
sommes-nous?)
France-Brasil-PSY é o novo espaço virtual de “psychiatry on
line”oferto aos profissionais do setor da saúde mental de expressão
lusófona e portuguesa.Assim, os leitores poderão doravante nela encontrar
traduções e artigos em francês e em português abrangendo a psiquiatria, a
psicologia e a psicanálise. Sem esquecer as rubricas habituais : reuniões
e colóquios, livros recentes, lista de revistas e de associações, seleção de
sites.
Qui sommes- nous ?
France-Brasil-PSY est le nouvel espace virtuel de “psychiatry on
line”offert aux professionnels du secteur de la santé mentale d’expression
lusophone et française. Ainsi, les lecteurs pourront désormais y trouver des
traductions et des articles en français et en portugais concernant la
psychiatrie, la psychologie et la psychanalyse. Sans oublier les rubriques
habituelles : réunions et colloques, livres récentes, liste de revues et
d’associations, sélection de sites
O TERRORISMO SEGUNDO FHETI BENSLAMA
Referência: entrevista dada aos jornalistas Catherine Golliau e Clément Petreault , da revista Le Point ,
em Junho de 2016
*Tradução e resumo: Eliezer de Hollanda Cordeiro
Para o psicanalista e professor FHETI BENSLAMA , “o fantasma da pureza levou os islâmicos
integristas aos atos terroristas”.
LE POINT : PORQUE OS HOMOSSEXUAIS SÃO VISADOS PELOS DJIHADISTES ?
FHETI BENSLAMA: Para a maioria dos religiosos radicais, tudo o que
não faz parte da heterossexualidade normativa é o mal e isto eles não podem
tolerar. Tomemos o exemplo da reivendicação dos atentados de 13 de novembro , os autores
invocaram a purificação da perversão . O que se passou em Orlando parece muito com o que ocorreu no Bataclan
. O ataque desta discoteca frequentada por homossexuais foi perpetrado por um
individuo pretendendo purificar o mundo dos perversos. Não é certo que esse
massacre tenha sido comandado antes pelo Estado Islâmico ; o massacre foi perpetrado por indivíduos
perturbados que relacionam a loucura de seus atos à estratégia do djiadismo
.
LE POINT: PORQUE ESTA BUSCA OBSESSIVA DA PUREZA ?
Porquê ela é um espectro fundamental em todos os
religiosos extremistas. Eles se sentem, de maneira permanente, ameaçados
pela impureza, não somente do corpo, mas também das ideias. Pensar por si mesmo
é uma corrupção que é preciso rechassar pela virtude
de fórmulas fixas.
OS RADICAIS QUE SE TORNAM DJIADISTAS E TOMAM A DECISÃO EXTREMA DA
MORTE, SERÁ QUE ELES TÊM PROBLEMAS PSICOLÓGICOS ?
Somente alguns. Sobre este ponto, eu não estou de acordo com a tese do
psiquiatra americano Marc Sageman , pretendendo
que os djiadistas não sofrem de distúrbios
psicopatológicos. As perícias feitas em alguns jovens radicalizados,
mostram que é preciso evitar a generalisação do
estado deles e insistir mais sobre os seus percursos. Encontramos tudo entre eles, mesmo se a
maioria é reponsável pelos seus atos. Mas eles também
não são idiotas, como certas pessoas dizem. Contudo, quando alguém é
fanatizado, ele fala como um autômato, repetindo a mesma coisa, escamoteando
sua singularidade para se desvencilhar de seus tormentos. Eles parecem mais
tolos do que não são realmente.
LE POINT: PORQUE ESCOLHER UM ISLAMISMO RIGOROSO ?
Por quê o comportamento é diferente segundo
os tipos de convertidos, mesmo se alguns aspectos sejam comuns. Os « born again »
(nascer novamente), os que vêm de uma família de origem islâmica secularizada,
estão num processo de identificação às referências que seus pais
abandonaram. Eles vivem isto como um abandono a restaurar, afim
de se regenerar e poder enfrentar suas próprias angústias. Para
aqueles que vêm de famílias não islâmicas, o problema é, sobretudo, o de uma
busca de sentido, de ideais e de engajamentos fortes.
Nos dois casos, são frequentemente jovens isolados, às vezes vagabundos
que não pertencem a um grupo social estruturante. Assim, muitos jovens radicalizados
procuraram entrar no exército ou na polícia,
mas não foram aceitos. No caso de Omar Mateen , autor do
atentado de Orlando , ele trabalhava
numa empresa de segurança. Essas pessoas têm a necessidade de se fixarem numa
crença sólida, no meio de uma comunidade que lhes permitam de se enraizar e de
serem reconhecidos. Esta religião oferece-lhes este abrigo através duma fé
que não conhece a dúvida e que tem regras estritas para todos os aspectos da
vida. Muitos experimentam sentimentos de vergonha e de prejuízo.
Eles se identificam aos muçulmanos que se consideram como humilhados. Eles vão
assim reivindicar una nova filiação em nome de uma certa justiça.
LE POINT: NÃO É PRECISO PROIBIR O QUE FAZEM ?
Sua interdição na escola bem como a lei contra o véu integral são justificadas . Mas o combate contra o véu pode
amplificar o recurso a ele como a marca desta submissão. Quanto mais
for reprovado, tanto mais será aprovado.
LE POINT: MAS NÃO EXISTE UMA PARTE DE MASOQUISMO NESTE RETORNO A UMA RELIGIOSIDADE MAIS
AUSTERA ?
Efetivamente, a severidade consigo mesmo pode se aparentar como um
gozo sacrificatório e trágico da existência. Vejam
essas mulheres que querem se tornar viúvas de mártires e dar à luz a
crianças destinadas a uma morte heroica. É também uma maneira de cumprir com o
seu dever para com a comunidade e de ser
glorioso. Nós esquecemos, mas durante séculos exaltamos as mães que davam seus
homens à pátria. Elas eram as matrizes dos combatentes mortos.
LE POINT: O
SENHOR NÃO PARECE ACREDITAR NAS CHANCES DUM ISLAMISMO
RADICAL. PORQUÊ ?
A secularização
do mundo é um processo muito avançado e irreversivel ,
que ocorre em todas as religiões e essa reação que é o fundamentalismo, cujo
islamismo é um caso particular entre tantos outros. O fundamentalismo é um
sintoma da modernidade que tornou caduca a tradição religiosa. Donde os
movimentos do retorno às origens e aos antepassados afim de
encontrar uma direção. É o que está ocorrendo atualmente com grupos
evangélicos, com o budismo birmano , coms os judeus ultra-ortodoxos, etc.
A
particularidade do fundamentalismo islâmico, é que ele foi armado num
contexto de guerra. pelos Americanos no Afganistão , pela Arábia saudita, pelo Irã ; Israel
sustentou os islâmicos palestinos ,no início, para enfraquecer os leigos.
Amanhã, se os fundamentalistas de outras religiões fossem armados, nós teríamos
violências comparáveis.
2. ALDO
NAOURI : ESTE
DRAMA SERÁ DETERMINANTE NA VIDA DAS CRIANÇAS
*Entrevista dada por Aldo Naouri
ao jornalista Jérôme Cordelier
LE POINT :
inúmeras crianças foram mortas, muitas ficaram feridas e deverão
viver com as cenas aterrorizantes gravadas em suas memórias. O que o
senhor ressente como pediatra ?
Aldo Naouri : É uma tragédia. As crianças são o símbolo do
futuro. Neste 14 de julho de 2016, em Nice , diante
do Mediterrâneo, foi o futuro que mataram. Isto dito, a criança é um pessoa que não tem ainda acesso ao que nutre o
afrontamento entre as sociedades. Nós fomos todos marcados pelo fato de
que crianças foram feridas e outras mortas. Mas, para mim, que a vítima seja
uma criança ou um adulto, o horror é equivalente.
QUAL VAI SER O
FUTURO DAS CRIANÇAS QUE SOBREVIVERAM ?
Aldo Naouri : No que diz respeito às crianças feridas, o
traumatismo é muito importante, por isso não é fácil evacuá-lo. Em todo o caso,
ele vai perseguir essas crianças durante toda a vida :
elas foram atingidas por um acontecimento muito brutal, embora elas não tivessem
nada a haver com isso. No que diz respeito às crianças que presenciaram essas
ocorrências, o choque que sofreram é também considerável.
COMO TRATAR
ESSES TRAUMATISMOS ?
É essencial
avaliar, da melhor maneira possível, a relação da criança com esse acontecimento.
O que foi vivido deve ser falado. A criança é ligada de maneira natural
ao inconsciente parental, como uma verdadeira esponja: ela percebe a angústia de seus pais, embora
estes nem sempre o saibam . Por conseguinte, a
circulação da palavra faz bem à criança e aos pais. Mas, para tanto, é
necessário que os pais possam verbalizar o que eles sentem e
evitem falar de maneira aterrorizada. Se os pais não forem capazes de
responder às questões da criança, é preciso que eles temporizem e digam que
falarão com elas quando puderem.
QUAIS OS
CONSELHOS QUE O SENHORA DARIA AS VÍTIMAS ?
Não há conselhos
a dar. É um acontecimento que será determinante nas vidas delas. As crianças,
como seus pais e as outras vítimas, farão o que eles puderem para organizar sua “ résilience ” , segundo a expressão de meu amigo Boris Cyrulnik . Células
psicológicas foram criadas, permitindo a
elaboração do traumatismo.
Muitos viveram esses momentos com a família, e o fato de não estarem sozinhos
permitiu o advento dos laços de solidariedade. Isto é muito importante. Quando
se cai no horror, isto pode provocar um estado de sideração .
Durante muito tempo, não será possivel falar do
que se viveu. Mas o fato de que essas emoções individuais se inscrevam numa
emoção coletiva, ajuda a sobrepujar o trauma afetivo que sofreram..
COM ESSAS
NUMEROSAS CRIANÇAS VÍTIMAS, SERÁ QUE O ATENTADO DE NICE REPRESENTE UM GRAU
SUPLEMENTAR NA ESCALADA DO HORROR ?
As pessoas que
foram metralhadas nos terraços dos bares em Paris, eram
amigas como se fosse uma família .Todos esses atos são horriveis ,
qualquer que eles sejam. Eu não penso que, em Nice, o terrorista tenha
escolhido uma população em particular, ele aproveitou a presença de uma
multidão tumultuosa como a do Bataclan para agir. Vejo , novamente,_ as imagens do que
eu vivi durante minha adolescência na Argélia, durante a guerra. Eu tinha 17
anos e me encontrava numa praia de Mostaganem , quando
militantes do FLN desembarcaram,
disfarçados com uniformes de soldado francês, atirarando
na multidão com suas metralhadoras. Eu me lembro também do baile, em Relizane , onde uma orquestra tocava, quando surgiu detrás
do muro os mesmos que atiraram balas nos convidados . Cenas
horrorosas, como as de 14 deJulho em
Nice.
3. RETORNO AO PENSAMENTO DE PIERRE JANET (Segunda parte)
Referência : Elsa RIBEIRO HAWELKA
Para Janet, a
metodologia psicoterapêutica devia ser uma disciplina livre, e não
estreitamente ligada à associação de ideias , à análise dos sonhos, ao divã e aos
honorários. Janet recorria à entrevista directiva , à
sugestão, à hipnose . Não era apenas uma testemunha das expressões do seu
paciente, era um educador, um guia.
-Buscava as recordações intervindo de modo ativo .
-Provocava
estados de transe, escrutava os sonanbúlicos .
-Preconizava
tratamentos pelo repouso e induções morais.
-Utilizava
medicamentos, antecipando assim as descobertas da farmacologia moderna.
-Aplaudia a
descoberta da narcose química.
-Previa o
advento da electro-hipnose. Janet escreve em O Automatismo psicológico : “ Estou
convencido de que os aparelhos elétricos serão, num
futuro próximo, o verdadeiro instrumento científico para produzir, quando se
queira e regularmente, todas as variedades do sonambulismo” (redação de 1973,
p. 121).
Para resumir, Janet afirmava que “[...] a única psicoterapia verdadeira é
a que recusa os modelos, e que, aplicar a psicanálise a todos os neuróticos seria como dar
digitalina a todos os doentes’’.
Ele exibia o mesmo ecletismo a propósito da formação do psicoterapeuta:
“Deve o terapeuta[...] analisar-se a si mesmo ou fixar como condição preliminar
sua própria análise?” A resposta é aqui francamente negativa: “Trata-se de
fazer parte integrante do devaneio do outro”.
Nessas condições, compreende-se melhor as raízes
profundas da luta entre Janet e Freud. Pierre Janet era inimigo de qualquer
sistema imutável, e a psicanálise o rejeitou. Mas o fato é que a história das
ideias se prolonga, assim como a Evolução dos Seres e das Coisas, da qual Janet
disse tanto bem na Evolução
da memória e da noção do tempo.
A PSICANÁLISE, NA FRANÇA, ENTROU NA
FASE DAS DIFICULDADES.
-As decepções terapêuticas traduzem-se por um retorno às psicoterapias
mais flexíveis e matizadas.
-As insatisfações dogmáticas transparecem através dos choques entre
escolas rivais.
-A aridez das correntes de pensamento “ortodoxas” convida a um retorno às
origens. É então que se redescobre Pierre Janet!
Assim, após meio século de olvido, vem o despertar; como nesses contos em
que se vê o herói adormecer, às vezes até desvanecer-se, para ressurgir com uma
nova auréola.
QUAIS FORAM AS CIRCUNSTÂNCIAS QUE
FAVORECERAM, NA FRANÇA, O RETORNO AO PENSAMENTO
DE PIERRE JANET?
Foi na organização universitária da Sorbonne que se originou
essa renovação. É certo que os neuro-psiquiatras clássicos ( Georges HEUYE R, Jean DELAY , Henri BARUK , Paul SIVADON , Henri EY e outros) jamais
deixaram de citar JANET.
Mas foi o Bulletin de Psychologie da
Sorbonne que, em 1960, tomou a iniciativa de resumir os artigos escritos por
umas trinta notabilidades em homenagem a Pierre JANET, por ocasião do seu
centenário.
Ulteriormente, o Laboratório de Psicologia da Sorbonne , fundado pelo professor Daniel LAGACHE , reinseriu os textos de JANET no
programa dos estudos de psicologia.
Finalmente, a Sociedade Pierre Janet foi constituída por um grupo de
médicos e universitários que se propuseram como tarefa reimprimir as obras de
Pierre Janet. Assim, o Automatismo psicológico foi reeditado.
Por outro lado, foram empreendidas na Sorbonne teses de doutoramento
tomando por tema o estudo de Pierre Janet. Já foram defendidas duas delas:
-Uma, em 1971, pelo Doutor Henri-Jean BARRAUD : ‘ ’Freud et Janet:Étude comparée ”.
-Outra, em 1975, por Claude PRÉVOST , sobre “La Psycho-Philosophie de
Pierre JANET”.
O Automatismo Psicológico é uma obra de uma atualidade surpreendente . Objeto de uma
Tese de Filosofia na Sorbonne em 1889, o livro teve um êxito imenso nos
meios médicos, universitários e psicológicos, tendo sido reeditado dez
vezes em quarenta anos. Depois, foi por outros tantos anos abandonado, até
reencontrar o favor atual.
Sob o aparente polimorfismo da obra, é possível distinguir três
temas principais que foram decisivos para a história da psicologia, da psicopatologia
e da terapia psiquiátrica;
1-A personalidade humana possui rica disposição latente feita de duas
instâncias: ‘ uma que conserva as organizações do passado, outra que sintetiza
e organiza os fenômenos atuais’’. Que essa simultaneidade da alternância seja
considerada sob o aspecto dos “desaparecimentos” e dos “retornos” da memória;
que ela seja observada no decurso de estados de sonambulismos “naturais”
ou “induzidos” , ou durante o decorrer de sugestões
pós-hipnóticas; que ela se traduza por anestesias, pela escrita automática, por
discursos estranhos, percepções insólitas, e toda uma gama de atos
aparentemente involuntários; que ela seja interpretada como o resultado dum
estreitamento momentâneo do campo da consciência ou um fenômeno que se
assemelhe ao sono, pouco importa: sempre estão presentes fatos da mesma ordem,
que nos obrigam a supor a existência de uma “segunda consciência” que “persiste
sob o pensamento normal”.
2- A personalidade humana pode perder sua coesão quando uma fração
da mesma se “autonomiza ”, quando um sistema parcelar
se “desprende” do conjunto. O doente entrega-se então às ideias fixas, ao
delírio, à alucinação.
3- Pierre Janet desenvolveu largamente o estudo das clivagens da
personalidade e das principais manifestações psicossensoriais: as existências
simultâneas, com o ‘’secondary self ”
e a autonomia do ‘’outro’’; as existências psicológicas sucessivas, com as
alucinações negativas e as anestesias sistematizadas; as ilusões coletivas do
espiritismo, com os ‘’movimentos’’ das mesas giratórias, as ‘’vidências’’ dos médiums , as “divinações’’, a leitura dos pensamentos;
os estados de ‘’loucura impulsiva’’, as alucinações psicomotoras verbais, as
possessões, entre outros trabalhos.
Todas as categorias desses síndromes ,
todos esses estados, afirma Pierre Janet, são outras tantas formas de
desagregação psíquica.
4-A personalidade humana, quando perturbada na sua harmonia e na coesão
de sua mente, dos seus pensamentos, dos seus desejos, das suas recordações,
pode ser tratada, melhorada e eventualmente curada pelo desencadear de
processos psicológicos.
A sugestão hipnótica? De fato, diz
ele “[...] é ainda com a persistência dum pensamento subconsciente
que relacionarei a ação da maioria das sugestões pós-hipnóticas com efeito
terapeutico .”
4. REUNIÕES E COLÓQUIOS
FÉVRIER 2016
* PARIS, le 18
:l’ASM 13 organise le 2ème Colloque Lantéri-Laura sur «Antichambre de la folie
–Histoire, épistémologie et psychopathologie ».
-Informations et inscriptions : www.asm13.org.rubriqueEnseignement /Colloques
MARS 2016
*MONTÉLÉGER, le 4 : dans le cadre du Séminaire de phénoménologie clinique, l’AssociationFrançaise de Psychiatrie et le Pôle Centre
de Psychiatrie générale propose un séminaire sur le thèmeTemporalité et psychopathologie phénoménologique
« Temporalité et depressivité ».
-informations
et inscriptions : Docteur Jean-Jouis GRIGUER - [email protected]
*PARIS, le 11 : L’Association
Française de Psychiatrie organise un colloque sur « Le désir mimétique : entre psychopathologie
et neurosciences ».
-Informations et inscriptions : AFP-
Téléphone 01 42 71 47 11 secretariat@psychiatrie-française.com
*Lille, le 12 : l’Association
pour l’Étude de la Psychanalyse et de son histoire(
(ALEPH) et le Collège de Psychanalystes
de l’ALEPH organisent leur 17ème colloque
sur « Fantasmes d’enfant - Enfants du fantasme ».
-Informations et inscriptions : www.aleph-savoirs-et-clinique.org
*Paris, le 19 : L’Association
Française de Psychiatrie organise un DPC sur « Violences conjugales et terrorisme ».
-Informations et inscriptions :
AFP- Téléphone 01 42 71 47 11 secretariat@psychiatrie-française.com
*Paris, du 23 au 25 : l’Association de Recherche et de soutien de Soins en Psychiatrie Générale organise leur 14ème congès annuel sur
le thème : ‘’Vers
un renouveau de la clinique
en psychiatrie - apports des
neurosciences et des tchnologies
-Informations et inscriptions : www.arspg.org
5. LIVROS RECENTES
*Au plus près du mal :
une psychologue à la Brigade criminelle
BALLAND Frédérique
Paris : Grasset - 2015- Br.- 17 Euros
*Jouer à La Borde: théâtre en psychiatrie
CACHIA Henri
Saint-Georges- d’Oléron : Ed.
Libertaires-2015-Br.-13 Euros
*Corps et symptômes
ASSOUN Paul-Laurent
Paris ; Anthropos-2015-Br :-28 Euros
*La vieillesse en analyse
HERFRAY Charlotte
Toulouse : Érès -2015 -Br. – 13 Euros
*L’idéal et la cruauté : subjectivité et politique de la radicalisation
Sous la direction de
BENSLAMA Fathi
Paris : Nouvelle Éditions Lignes – 2015- Br. – 20 Euros
*Vers l’identité : cours 2014-2015
SOLFER Colette
Paris : Éd . du Champ lacanien
- 2015 – 15 Euros
*Regards sur la civilisation eodipienne : désir et finitude
SAFOUAN Moustapha
Paris : Hermann – 2015- Br. 24 Euros
*Winnicott , notre contemporain
Sous la direction de
DETHIVILLE Laura
Paris : Campagne Première - 2015-
Br.- 21 Euros
*Promenades dans le Paris de la folie : les êtres et les lieux
GARRABÉ Jean, SEYDELL Freddy
Montrouge : 2015- Br.- 28 Euros
*Tous fous ou
La psychiatrie 5.0
ZDANOWICZ Nicolas
Louvain-la-Neuve -(Belgique ) : Éditions Academia – 2015- Br.- 14 Euros
*Cours au Collège de France, 1981-1983
BOURDIEU Pierre
Paris : Seuil - 2015- Br.- 30 Euros
*La Musique de Melody
STAMMLER Annie
Paris : Harmattan
- 2015- Br.- 17,50 Euros
*Le cerveau expliqué à mon petit-fils
VINCENT Jean-Didier
Paris : Seuil - 2015- Br.- 8 Euros
* Vieillir , risques et chances : petit traité de psycho-gérontologie
MONTFORT Jean-Claude
Paris : Lavoisier médecine - 2015- Br.- 49
Euros
5. REVISTAS
L’Evolution psychiatrique
L’Information psychiatrique
La Lettre de Psychiatrie Française
6. ASSOCIAÇÕES CIENTÍFICAS MEMBROS DA FFP
* Association Française de Psychiatrie et Psychologie Légales (Afpp )
* Association Française de Thérapie Comportementale et Cognitive (Aftcc )
* Association Francophone se
Formation et de Recherche en Thérapie Comportementale et Cognitive (Afforthecc )