Psyquiatry online Brazil
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Volume 22 - Novembro de 2017
Editor: Walmor J. Piccinini - Fundador: Giovanni Torello

 

Setembro de 2015 - Vol.20 - Nº 9

France - Brasil- Psy

Coordenação: Docteur Eliezer DE HOLLANDA CORDEIRO

Quem somos (qui sommes-nous?)                                  

France-Brasil-PSY é o novo espaço virtual de “psychiatry on  line”oferto aos  profissionais do setor da saúde mental de expressão  lusófona e portuguesa.Assim, os leitores poderão doravante nela encontrar traduções e artigos em francês e em português abrangendo a psiquiatria, a psicologia e a psicanálise. Sem esquecer as rubricas habituais : reuniões e colóquios, livros recentes, lista de revistas e de associações, seleção de sites.

Qui sommes- nous ?

France-Brasil-PSY est le nouvel espace virtuel de “psychiatry on line”offert aux professionnels du secteur de la santé mentale d’expression lusophone et française. Ainsi, les lecteurs pourront désormais y trouver des traductions et des articles en français et en portugais  concernant la psychiatrie, la psychologie et la psychanalyse. Sans oublier les rubriques habituelles : réunions et colloques, livres récentes, liste de revues et d’associations, sélection  de sites

SOMMAIRE (SUMÁRIO):

 

  • 1. O DIABO NA HISTÓRIA DA PSIQUIATRIA E DA PSICANÁLISE
  • 2. REUNIÕES E COLÓQUIOS
  • 3. LIVROS RECENTES
  • 4. REVISTAS
  • 5. ASSOCIAÇÕES CIENTIFICAS MEMBROS DA FFP


  • 1.O DIABO NA HISTÓRIA DA PSIQUIATRIA E DA PSICANÁLISE

    (PRIMEIRA PARTE)

     

    Referência: Le Dictionnaire amoureux du Diable(O Dicionário amoroso do Diabo) de Alain ReyHYPERLINK "https://fr.wikipedia.org/wiki/Alain_Rey"  

    Alain Rey é um linguista e lexicográfico francês nascido em Pont-du-Château (Puy-de-Dôme) em 30 de agosto de 1928. Ele é  o redator chefe  das publications  das edições HYPERLINK "https://fr.wikipedia.org/wiki/Dictionnaires_Le_Robert" Le Robert.

     

    “Nas relações certificadas  entre os seres humanos e o diabo ou seus representantes, a hipótese de uma anomalia psíquica foi frequentemente formulada, mesmo nas épocas em que a crença no demônio era muito forte. Foi notadamente o caso no Século XVI quando Montaigne,colocado na presença de bruxas, acha que é melhor tratá-las do que queimá-las vivas.É também  o caso dos demonólogos (estudiosos da natureza e da influência dos demônios),os quais, embora crédulos, descobrem mentiras, subterfúgios e delírios na evocação do espírito do Mal.

    Aliás, um desses demonólogos, Jean Wier,foi objeto de uma redescoberta pelos psiquiatras franceses da escola de La Salpêtrière, o hospital onde trabalhava o célebre doutor Charcot, especialista da histeria. Numa “biblioteca diabólica”, os doutores Axenfeld, Bourneville, Richer et alguns outros estudam o sabá, editam o processo judicial da possessão de Françoise Fontaine,e, sobretudo, em 1885, publicam as Histórias[...] das ilusões e imposturas dos diabos, mágicos infames, bruxas de Jean Wier, na tradução francesa de 1579. Este autor, especialista dos demônios e dos possessos, era médico; seus adversários, recusando a anomalia psíquica e retendo somente a heresia, o blasfêmio e a magia negra, como foi o caso do célebre Jean Bodin, não eram médicos.

    A leitura dos fenômenos de goétie (espécie de magia pela qual invocava-se os gênios maléficos), de feitiçaria, de possessões e obsessões diabólicas pela medicina do fim da Idade Média e do Renascimento podem nos desconcertar,  mas eles introduzem uma parte do natural, do racional , no sobrenatutal; eles reduzem a parte do diabo.A idéia consistindo em se apoiar nos testemunhos médicos à luz dos saberes da psychiatrie – palavra que  aparece no início do século XIX e que  foi atestada em francês em 1802- se inscrivia ao mesmo tempo na história das crenças demonológicas  relativisadas e na história da medicina.

    O material demoníaco observado pela medicina das doenças mentais no Século XIX, a começar pelo  descrito por Esquirol no seu Traité des maladies mentales (Tratado das doenças mentais) (1838), era mais rico, por razões psicossociais, do que o material hoje disponível. Os pacientes delirantes acreditando na ação real do diabo são cada vez menos numerosos, e os delírios batizados demonomias são menos sistemáticos. Teríamos dificuldade de encontrar o equivalente desta lavadeira de 57 anos, melancólica, cujo discurso foi relatado por Esquirol: “Eu sou a mulher do grande diabo: eu me entendo com ele, ele dorme comigo[...]. Meu corpo é um saco feito com a pele do diabo, ele está cheio de animais imundos que são diabos[...] o diabo me repete sem cessar de matar[...] em um minuto, então eu cometo mais crimes do que todos os celerados não podem executar em  cem anos. [...] eu pedi ao diabo para  derrubar aquele que está no alto,de matar Deus e a Virgem” (Maladies mentales(Doenças mentais), capítulo IX, citado pelo doutor G. Ferdière , no “Le Diable et le Psychiatre (O Diabo e o Psiquiatra).    

    As observações de Esquirol e de seus sucessores fornecem um material relativamente homogêneo com as confissões das bruxas e dos possessos (séculos XVI e XVII), material porém interpretado de outra maneira, em consequência do desaparecimento da crença no diabo pelo médico. Embora esta crença persista em certos doentes, a própria interpretação depende do estado da psiquiatria, diferente  na época de Esquirol, de Charcot e dos médicos atuais.

    Dentro de um quadro definido, por exemplo, na obra de Georges Dumas sobre o “Surnaturel et les Dieux HYPERLINK "http://classiques.uqac.ca/classiques/dumas_georges/le_surnaturel_et_les_dieux/surnaturel.html"d’après les maladies mentales” (O Sobrenatural e os Deuses segundo as doenças mentais) (1946), ou sugerido pelo doutor Jean Vinchon, autor da parte do livro sobre O Diabo  também assinado por Maurice Garçon a propósito do aspecto médico dos fenômenos diabólicos, a releitura dos textos antigos sobre as crenças relativas ao diabo muda de maneira contínua, mas tende cada vez mais a diminuir a parte do sobrenatural, do  misterioso, do oculto com relação aos saberes verificáveis (dito de outra maneira falsificáveis, na epistemologia atual).Mas esses saberes se organizam de maneira alterada, como podemos ver na história dos termos folia, delírio, neurose, psicose e outros, abandonados ou novos.

    Mais ainda, se o psiquiatra é um cristão convicto,não podendo evacuar uma parte da crença no diabo, nos anjos maus, no espírito do Mal, ou então se ele está em contacto com o cotidiano do sobrenatural,o que pode ocorrer nos lugares onde a magia e os chamanismo perduram, ou ainda se ele é um pouco antropólogo ou historiador,suas interpretações serão diferentes daquelas de um psiquiatra ateu e racionalista. A mesma coisa ocorre se considerarmos as relações entre exorcistas e psicoterapeutas,cujas práticas se cruzam, mas cujas interpretações, normalmente,  divergem.

    Emfin, as relações patogênicas entre pensamento diabólico e comportamento humano são diferentes, em se tratando de crianças ou adultos, de mulheres ou de homens, de pessoas de culturas diferentes. Estas diferenças ajuntadas a tipos de leituras renovadas a cada estado da psiquiatria, ainda mais com a psicanálise, ou com a medicina psicossomática, a neuropsiquiatria, etc., fazem com que, diante da grande estabilidade dos dogmas, em cada teologia, o diabo das ciências psicológicas e de suas aplicações médicas sejam de uma labilidade extrema”. 

    2. REUNIÕES E COLÓQUIOS

    SETEMBRO  2015

    *BOULOGNE-BILLANCOURT, les 11 et 12:Psychologie Clinique, Psychopathologie, Psychanalyse et le COPES organisent un colloque sur « Violences dans les soins ».

    Informations et inscriptions : COPES, 26 boulevard Brune, 75014 Paris-Tél:01 40 44 12 2701 40 44 12 27 – Mail : [email protected]  – Site : www.copes.fr

    *MARSEILLE, les 28 et 29 :La Fédération d’Aide à la Santé Mentale(FASM) organise ses journées nationales de formations continue sur « Égalité, citoyenneté et handicap psychique ». Informations et inscriptions : FASM Croix Marine, 31 rue d’Amsterdam, 75008 PARIS – Téléphone : 01 45 96 06 36 – Mail : [email protected]  Site :www.copes.fr

    3. LIVROS RECENTES

    *Différences et variabilités en psychologie

    Jacques JUHIEL et Géraldine ROUXEL

    Rennes : Presses Universitaire-2015- Br. 20,00 Euros

    *Le discours vivant : la conception psychanalytique de l’affect

    André GREEN

    Paris :PUF- 2015-Br.-27,00 Euros

    * La perversion ordinaire : vivre ensemble sans autrui

    Jean-Pierre LEBRUN

    Paris :Flamarion-2015- Br.-12,00 Euros

    *Revue des collèges de clinique psychanalytique du champ lacanien. 14, L’inconscient et le corps

    Sous la direction de François TERRAL

    Paris: Hermann -2015- Br. 25,00 Euros

    *Revue française de psychanalyse.1(2015) Mensonge

    Dossier Michel de MUZAN

    Paris :PUF- 2015-Br.-31,00 Euros

    *Prescrire les antipsychotiques ; propriétés et modalités d’utilisation

    Nicolas FRANCK, Fabien FROMAGER, Florence THIBAUT

    Issy-les-Moulineaux : Elsevier Masson-2015-Br. 33,00 Euros

    *De l’art-thérapie à la médiation artistique. Quels professionnels pour quelles pratiques ?

    Martine COLIGNON

    Erès- 2015-Br.-14,00 Euros

    4.REVISTAS

    L’Evolution HYPERLINK "http://psydoc-fr.broca.inserm.fr/bibliothq/revues/Evolpsy.html"pychiatrique

    L’Information psychiatrique

    La Lettre de Psychiatrie Française

    5.ASSOCIAÇÕES  CIENTIFICAS  MEMBROS DA FFP

     *Association Française de Psychiatrie et Psychologie HYPERLINK "http://psydoc-fr.broca.inserm.fr/Asso.html"LegalesHYPERLINK "http://psydoc-fr.broca.inserm.fr/Asso.html" (HYPERLINK "http://psydoc-fr.broca.inserm.fr/Asso.html"AfppHYPERLINK "http://psydoc-fr.broca.inserm.fr/Asso.html")

    *Association Française de Thérapie Comportementale et Cognitive

     (Aftcc)

    *Association Francophone se Formation et de Recherche en Thérapie Comportementale et Cognitive  (HYPERLINK "http://www.afforthecc.org/"AffortheccHYPERLINK "http://www.afforthecc.org/")

    *Association  Scientifique des Psychiatres de Secteur (A.S.P.S.)


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