Volume 22 - Novembro de 2017 Editor: Giovanni Torello |
Outubro de 2011 - Vol.16 - Nº 10 Psicanálise em debate O MENINO SUICIDA Sérgio
Telles O caso do menino de 10 anos que atirou na professora e
depois se suicidou suscita, compreensivelmente, grande curiosidade do público
pelo inusitado assustador do fato. Num acontecimento como este é da psicanálise que a sociedade espera alguma luz e ela não pode se furtar a isso. Não é porque há o estereótipo do “Freud explica” que devemos abrir mão do extraordinário instrumento para a compreensão dos atos humanos constituído pela psicanálise. Seria um desperdício inadmissível, tão lamentável quanto o equivoco diametralmente oposto, configurado pelo uso acrítico e onipotente deste saber, atribuindo-lhe uma onisciência e infalibilidade incompatíveis com os limites inerentes a quaisquer áreas do conhecimento humano. Devemos lembrar que tragédias como a que aconteceu Mais ainda, além do silêncio deliberado e consciente apresentado pelos envolvidos, devemos levar em conta a dimensão inconsciente também presente nestes acontecimentos. Os mecanismos de negação, cisão e repressão podem fazer com que, às vezes, os familiares, amigos e colegas mais próximos não se dêem conta da condição patológica do agente da tragédia, ou – o que é mais abrangente e comum – não se apercebem da qualidade patológica do vínculo que os une enquanto grupo familiar ou social, sendo o executor apenas o membro mais atingido de uma patologia que atinge a todos. Por este motivo, sem faltar com o respeito pelo sofrimento dos familiares, professores e amigos envolvidos no caso, vejo com reservas as declarações confusas e contraditórias que fizeram na mídia. O namorado da professora chegou a dizer que a mesma havia se queixado bastante do menino, que seria problemático e agressivo, e até mesmo teria feito queixas contra ele na diretoria. Já a própria professora, ao saber quem era o autor dos tiros, teria se surpreendido, pois considerava tal menino muito “bonzinho”. Em seguida, o namorado retirou as primeiras afirmações, dizendo ter-se enganado e que a namorada teria se referido a outro aluno. Colegas do menino afirmaram que, no dia anterior, o mesmo havia confidenciado que planejava matar no dia seguinte a professora. Também foi dito que, por ser manco, o menino sofria “bullying” na escola. No correr dos últimos dias, estas versões que continham indícios que exigiam a atenção das autoridades, foram abandonadas e substituídas por uma outra que define o menino como “bonzinho” e apresenta seu gesto homicida e suicida como resultante de uma “brincadeira que não deu certo”, como teria dito a diretora da escola. Embora não seja possível estabelecer relações causais simples e diretas num acontecimento como esse, é importante entender que algo assim não ocorre gratuitamente, sem motivos. Necessariamente há fatores precipitantes e facilitadores que não podem ser negligenciados. Que um menino de 10 anos tenha tentado matar a professora e depois cometido o suicídio é algo de máxima gravidade, que – em princípio - deve ser visto como um sintoma, um indício de sérias disfunções possivelmente presentes em seu entorno. Dizer que tudo não passou de uma brincadeira desastrada e infeliz é um bom exemplo do mecanismo de negação. Lamentavelmente, a precariedade que rege muitos de nossos inquéritos pode fazer com que as peças mais reveladoras da investigação não sejam reconhecidas, deixando prevalecer essa tese inadmissível, mas mais cômoda e anódina para todos. É procedimento básico das investigações descobrir as motivações e as redes de relações afetivas quando ocorre um crime entre adultos. Tal conduta fica reforçada quando menores estão envolvidas num crime, pois a condição psíquica de uma criança implica na não autonomia, em sua dependência emocional dos adultos importantes que a cercam, em cujo desejo muitas vezes está ela alienada. Se a dimensão familiar da tragédia exige o respeito pela privacidade que deve ser mantida até o ponto em que a investigação policial permitir, a faceta que envolve a escola aponta para um problema de conhecimento geral. É notória a insuficiência do ensino público nos mais diversos aspectos, o despreparo dos professores, o baixo nível de aprendizado, a violência crescente entre professores e alunos. Ao atirar numa professora e em seguida se matar, o menino mostra como as crianças podem ser muito violentas. Há mais de cem anos, Freud provocou escândalo e grande resistência da sociedade ao mostrar que a sexualidade não se iniciava na adolescência e nem se restringia à genitalidade, que ela estava presente na vida infantil e se caracterizava por uma dimensão perversa polimórfica. A existência das pulsões agressivas e destrutivas na infância parece ter recebido uma repressão ainda maior. Prova disso é o chamado “bullying”. Que apenas muito recentemente tenha sido cunhado um termo para uma prática que sempre existiu –diferentes manifestações de agressividade entre crianças - mostra como prevaleceu a negação do fato. Compete-nos a todos não negar esta realidade e tratar a questão sem moralismos hipócritas. As crianças não são seres angelicais. São pequenos seres humanos em formação, mergulhados no universo psíquico dos adultos que os cercam, dotados de pulsões sexuais e agressivas que necessitam ser educadas, contidas, socializadas. A importância maior do reconhecimento da complexidade envolvida num caso como este é possibilitar sua plena compreensão e, a partir dela, estabelecer os cuidados preventivos necessários.
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