Volume 22 - Novembro de 2017
Editores: Giovanni Torello e Walmor J. Piccinini

 

Outubro de 2009 - Vol.14 - Nº 10

France - Brasil- Psy

Coordenação: Docteur Eliezer DE HOLLANDA CORDEIRO

Quem somos (qui sommes-nous?)                                  

France-Brasil-PSY é o novo espaço virtual de “psychiatry on  line”oferto aos  profissionais do setor da saúde mental de expressão  lusófona e portuguesa.Assim, os leitores poderão doravante nela encontrar traduções e artigos em francês e em português abrangendo a psiquiatria, a psicologia e a psicanálise. Sem esquecer as rubricas habituais : reuniões e colóquios, livros recentes, lista de revistas e de associações, seleção de sites.

Qui sommes- nous ?

France-Brasil-PSY est le nouvel espace virtuel de “psychiatry on line”offert aux professionnels du secteur de la santé mentale d’expression lusophone et française. Ainsi, les lecteurs pourront désormais y trouver des traductions et des articles en français et en portugais  concernant la psychiatrie, la psychologie et la psychanalyse. Sans oublier les rubriques habituelles : réunions et colloques, livres récentes, liste de revues et d’associations, sélection  de sites

SOMMAIRE (SUMÁRIO):

 

  • 1. AUTISMO INFANTIL: BIOLOGIA E CLÍNICA
  • 2. LIVRO DE MÊS:HISTOIRE DE LA FOLIE (HISTÓRIA DA LOUCURA)
  • 3. LIVROS RECENTES
  • 4. REVISTAS
  • 5. ASSOCIAÇÕES
  • 1.AUTISMO INFANTIL: BIOLOGIA E CLÍNICA

    Tradução, resumo  e comentários:Eliezer de Hollanda Cordeiro, psiquiatra inscrito na Ordem Nacional dos Médicos da França

     

    Na “La Lettre de Psychiatrie Française ” de Maio 2009, podemos ler os argumentos da reunião científica intitulada “Atualização dos conhecimentos sobre o autismo infantil: da biologia à clínica”, evento que ocorreu nos dias 26 e 27 de junho de 2009 . Reservado aos médicos liberais, foi o terceiro realizado nos dois últimos anos.  

    O primeiro evento  abordou os problemas  do diagnóstico precoce, da avaliação e do tratamento do autismo à luz das concepções psicopatológicas recentes, das recomendações tiradas do inquérito de opinião   do INSERM(Amaria BAGHDADLI) e de  sua experimentação  num centro de grande notoriedade(Bernard TOUATI);  o segundo tratou das últimas descobertas biológicas e genéticas  sobre o autismo (Sylvie TORDJMAN) e dos problemas específicos ligados ao  acompanhamento dessas formas evolutivas,   em função da idade dos pacientes (Moïse ASSOULINE).

    OBJETIVOS DO TERCEIRO EVENTO

    Este,  realizado em 26 e 27 de Junho,  teve como objetivos:

    -encarar de uma maneira mais precisa a questão dos signos precoces do autismo infantil;

    -desenvolver o modelo sensorial e motor proposto por André BULLINGER,  que chamou a atenção sobre o papel do corpo como instrumento e como um  objeto de pensamento no  desenvolvimento da criancinha de 0 a 3 anos, com destaque para o papel do processo  proprioceptivo.O autor descreveu este processo como um fenômeno desenvolvimentista consecutivo às ligações  que o bebê pode estabelecer entre os sinais tônicos e os sinais sensoriais ,mas também sobre as relações que  ele estabelece com as pessoas que o cercam –sobretudo nos momentos de diálogo tônico, um importante elemento relacional deste processo. Outras idéias de A. BULLINGER, como os arranjos sensoriais e posturais,  serão examinadas numa perspectiva curativa e preventiva do autismo e dos distúrbios invasores do desenvolvimento (Expert. Dr. Marie-Françoise LIVOIR-PETERSEN) ;

    - desenvolver o modelo proposto por Marie-Christine LAZNIK, partindo da emergência dos processos psíquicos no recém-nascido e de suas articulações com o corpo através do pulsional. Serão examinados e comparados os signos de sofrimento precoce com os propostos por Marie-Christine LAZNIK, em colaboração com a  associação PREAUT(expert: Senhora Graciela CULLARE-CRESPIN).

    ATUALIZAÇÃO DOS CONHECIMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS

    Buscando  atualizar os conhecimentos teóricos e práticos dos participantes, este trabalho de formação tem por objetivo  oferecer-lhes as melhores condições para que possam responder às dificeis situações que enfrentam em suas práticas clínicas. Entre os objetivos;

    -acompanhar os pacientes e suas famílias em função de suas necessidades e evoluções;

    - aperfeiçoar os conhecimentos sobre os avanços da ciência e as iniciativas médicas existentes afim de favorecer as pesquisas biológicas e genéticas sobre o  autismo infantil;

    -colocar os avanços obtidos  no seu contexto social e psicopatológico.

    OBJETIVOS DA FORMAÇÃO

    *Aperfeiçoar o conhecimento das formas clínicas e evolutivas do autismo, suas evoluções e seus tratamentos.

    *Melhorar a informação sobre os dados biológicos e genéticos mais recentes sobre o autismo.

    *Aperfeiçoar os conhecimentos  relacionados com o acompanhamento e os cuidados  dos autistas sofrendo de descompensação severa, especialmente em adolescentes e jovens adultos.

    RESPONSÁVEL PELA FORMAÇÃO

    Doutor Michel BOTBOL, Psiquiatra dos Hospitais, Psicanalista, antigo responsável no  Inserm de problemas relacionados com o  autismo,  sob a direção  do  Professeur Pierre FERRARI.

    EXPERTS

    *Doutora Marie-Françoise LIVOIR-PETERSEN, pedopsiquiatra no  Centre Hospitalier Universitaire(CHU) de Montpellier, Serviço de Medicina Psicológica para Crianças e Adolescentes (MPEA 2) ;com o

    Professor André BULLINGER e o  Doutor  Roger VASSEUR ,  cursos sobre a aplicação do modelo   de desenvolvimento tônico-sensorial  nos cuidados de crianças sofrendo de TED; responsável de uma  unidade méadica  unité integrando este enfoque  nos  protocolos de tratamentos.

    *Graciela CULLARE-CRESPIN, psicanalista em  Paris, Vice-presidente de PREAUT, encarregada da coordenação  da pesquisa e da formação dos médicos.

    ANIMAÇÃO

    *Docteur Nadia MAMMAR, Psychiatre, Médecin Chef de Service à la Clinique Médicale et Pédagogique Dupré de Sceaux

    *Docteur Roger SALBREUX, Pédopsychiatre

    2.LIVRO DO MÊS : HISTOIRE DE LA FOLIE (HISTÓRIA DA LOUCURA)

    Claude Quétel , Editeurs Taillandier, Paris, 2009   
    Tradução :Eliezer de Hollanda Cordeiro

     

    Apresentação dos editoresClaude Quétel, antigo diretor de pesquisas no CNRS, é autor de muitos  livros sobre o Antigo Regime (De par le Roy, 1981, Les évasions de Latude, 1986) , tendo sido tambem diretor científico  do  Mémorial de Caen..

    Cada vez que evocamos a loucura numa perspectiva histórica, lembrâmo-nos do nome de Michel Foucault como um marco inamovível.  O livro  de MF, Folie et déraison, parece haver encerrado definitivamente este capítulo das ciências sociais  e inibido toda tentativa de escritura sobre a história da loucura. Ora,  podemos estudá-la de outra maneira e não somente  através do prisma de Foucault. É precisamente o  que nos propõe Claude Quétel, nesta  História da Loucura , que  restabelece, através de um enfoque histórico  muito fino e uma inédita pesquisa de arquivos,algumas perspectivas ausentes  dos trabalhos de Foucault.
    Encontramos então no livro de Claude Quétel, uma profunda reflexão histórica sobre  as relações existentes entre a loucura vista pelo  filósofo  e a loucura vista pelo psiquiatra , a confrontação entre a « loucura  moral» e a « loucura-doença ». Encontramos também  a afirmação  de que os loucos sempre existiram por toda parte  e que por toda parte  sempre se procurou   uma resposta social,médica ou mesmo moral para a loucura. E, por conseguinte,  que os tratamentos da loucura  não surgiram de maneira mágica , en 1656, com a criação do Hôpital Général de Paris.
    Da Antiguidade  até hoje, de Hipócrates, Platão e Aristóteles a Foucault, Deleuze e Guattari, Claude Quétel não escreveu  uma outra  história  da loucura, mas somente a história da loucura .

    3. LIVROS RECENTES

    *Mémento de psychiatrie légale

    Gaëlle ABGALL-BARBRY  et  Nicolas DANTCHEV 
    *
    Les troubles du comportement  alimentaire

      Rébecca SHANKLAND
    *
    Nouvelle histoire de la psychiatrie

    Jacques POSTEL  ET Claude QUETEL

    *Stimulation magnétique transcrânienne

    Sob a direção de Jerôme BRUNLIN, André GALINOWSKI, Dominique  JANUEL, Emmanuel POULET

    Editeur: SOLAL, 35 euros

    *Psychomotricité, psychoses et autismes infantiles

    Jerôme BOUTINAUD

    *Guide de l’urgence psychiatrique

    Sous la direction de Jerôme PALAZZOLO

    *Psychopathologie de l’enfant

    Annie BIRRAUX

    *Traitements psychologiques des troubles bi-polaires

    Auteur : FERRERO

    *Anorexie et boulimie

    Auteur :Jerôme CARRAZ

    *TTC  et neurosciences

    Auteur : Jean COTTRAUX  |

    4. REVISTAS

    * L’Évolution pychiatrique,

    *L’Information Psychiatrique

    *Impacte medecine

    *La revue française de psychiatrie et de psychologie medicale *L’encephale

    *Psychiatrie française

    *Evolution psychiatrique

    5.ASSOCIAÇÕES

    *Mission Nationale d’Appui en Santé Mentale

    *Association française de psychiatrie et psychologie legales (afpp)

    *Association française de musicotherapie (afm)

    *Association art et therapie

    *Association française de therapie comportementale et cognitive (aftcc)

    *Association francophone de formation et de recherche en therapie comportementale et Cognitive (afforthecc)

    *Association de langue française pour l’etude du stress et du trauma (alfest)

    *Association de formation et de recherche des cellules d’urgence medico-psychologique (aforcump

    *Association pour la fondation Henri Ey

    *Association internationale d’ethno-psychanalyse (aiep)

    *Ecole parisienne de gestalt

    *Ecole française de sexologie

    *Ecole de la cause freudienne

    *Groupement d’études et de prevention du suicide (geps)

    *Groupe de recherches sur l’autisme et le polyhandicap (grap

    *Société française de thérapie familiale (sftf)

    *Société française de recherche sur le sommeil (sfrs)

    *Société française de relaxation psychotherapique (sfrp)

    *Société de psychologie medicale et de psychiatrie de liaison de langue française

    *Société médicale Balint

    *Union nationale des amis et familles de malades mentaux (unafam)

    *Association Psychanalytique de France (apf)

    *Société Psychanalytique de Paris (spp)

     


    TOP