Volume 11 - Março de 2006
Editor: Giovanni Torello


Julho de 1999 - Vol.4 - Nº 7

COLUNA DO LEITOR – TRANSTORNOS ALIMENTARES (PARTE - I)

Cintia Dias

O que é ANOREXIA NERVOSA (AN)?

Trata-se de uma doença que atinge principalmente mulheres jovens, que subitamente tornam-se extremamente preocupadas com o peso. Passam a recusar a alimentação e às vezes pratica exercícios em excesso. Mesmo quando já estão muito magras, ainda sente-se gordas.

Como identifico alguém com AN?

Anorexia nervosa deve ser diagnosticada quando a pessoa atinge um peso corporal 15% abaixo de seu nível normal e deixa de menstruar por pelo menos 03 meses (sem estar grávida, obviamente).

Existem outros sintomas?

Sim, a jovem pode apresentar: sonolência, letargia, pele ressecada, cabelos e unhas quebradiças, substituição dos pelos por lanugem (penugem finas especialmente nos membros), anemia, edema das articulações (inchaço nas juntas), constipação, diminuição dos hormônios sexuais, pulso e pressão sangüínea caem e pode ocorrer arritmia cardíaca com risco de vida.

Qual a causa da AN?

Até o momento não se sabe o que causa a anorexia nervosa, somente que é mais freqüente entre as mulheres (8:1) e que parece ter aumentado nos últimos anos.

Como ajudar alguém com AN?

A pessoa deve ser levada a um centro de tratamento especializado, o que normalmente é muito difícil pois a pessoa geralmente não acha que está doente. Uma vez no hospital, ela será avaliada por profissional especializado (psiquiatra), este deverá realizar exames e identificar, quando presentes, comorbidades (doenças associadas).

Às vezes a internação é necessária, pelo risco de vida.

Medicações são prescritas de acordo com cada caso.

      No próximo mês a tema será BULIMIA.

      Aguardo seus e-mails até o próximo.


TOP