Volume 11 - Março de 2006
Editor: Giovanni Torello


Setembro de 1998 - Vol.3 - Nº 9

Coluna do Leitor

Coordenação: Dra Cintia Dias*
* Residente do 3º ano de Psiquiatria do Departamento de Psiquiatria da UNIFESP/EPM

Convidamos a Dra Cintia Dias, psiquiatra do Departamento de Psiquiatria da UNIFESP/EPM, para coordenar essa nova coluna da Psychiatry On Line Brazil: a coluna do leitor. Este espaço, pioneiro, está direcionado ao público leigo que tenha interesse, dúvidas ou necessite de informações na área de Psiquiatria. Estaremos publicando os e-mails de nossos leitores, as respostas de nosso corpo editorial e de professores convidados de acordo com o tema.

Sempre que possível estaremos mostrando outros de sites de informação sobre Psiquiatria para leigos. O nosso principal objetivo é criar um canal de comunicação mais direto entre os profissionais da área (psiquiatras,psicólogos, terapeutas ocupacionais) pacientes, familiares e todos os interessados nesta área, fornecendo material informativo atualizado, de alta qualidade e prestando um serviço de conscientização sobre as doenças mentais para o público em geral.

Neste mês inauguramos nossa coluna trazendo um tema muito divulgado pela mídia em geral : A Síndrome do Pânico. Esperamos que nossos leitores façam perguntas, comentários e sugestões sobre esse tema para que possamos publicá-los. Os e-mails devem ser endereçados para a Dra Cintia Dias ([email protected]) e no campo de assunto deve ser colocado "Coluna do Leitor".

Participem, que o espaço é de vocês!

 

SÍNDROME DO PÂNICO

Vamos destacar aqui dois sites brasileiros de muito bom nível: o site elaborado pelo psiquiatra Dr Luís Armando Araújo (do Hospital das Clínicas / SP) e o site do economista Sérgio Valle do Rio de Janeiro.

Segundo Dr. Araújo, no site Pânico.sos, (http://www.sospanico.com.br/) "pânico ou crise de pânico é um episódio súbito de medo ou ansiedade intensa acompanhada por sintomas físicos de ansiedade", que ocorre em cerca de 1% da população, especialmente em jovens do sexo feminino. Atualmente os tratamentos eficazes para o pânico são as medicamenções (antidepressivos) e a psicoterapia (de base comportamental). O que tem inovador neste site é a posssibilidade de qualquer pessoa portadora da síndrome do Pânico se cadastrar no site do Dr Araújo e fazer seu auto-tratamento em casa, via internet, inteiramente grátis, utilizando a técnica psicoterápica comportamental sob supervisão de um especialista da área.

O site do economista (http://www.rumo.com.br/users/valleser/pan.htm) Sérgio Valle, é interessante porque foi construído por um leigo, que após receber o diagnóstico de Sd. do Pânico, resolveu colecionar informações sobre este transtorno e divulgar a todos os outros portadores deste problema. Ele vem contribuindo em muito para que  outras pessoas também façam o tratamento . Assim, este site além de trazer informações técnicas e links de outros sites ele apresenta a visão da síndrome do pânico sob a ótica do leigo, do paciente. Ele descreve com seriedade e precisão o pânico, indica outras páginas que abordam o assunto, livros, vídeos e jornais, além de divulgar os Centros Brasileiros que oferecem tratamento.

Dúvidas, críticas e sugestões, escreva-me: [email protected]r


TOP