Volume 11 - Março de 2006
Editor: Giovanni Torello


Outubro de 1998 - Vol.3 - Nº 10

Psicanálise em Debate:

Sérgio Telles*

* Psicanalista e Escritor. Formou-se em Medicina em Fortaleza em 1970, ano em que veio para São Paulo. Fez sua formação analítica no Instituto Sedes Sapientiae, no Curso de Psicopatologia e Psicoterapia Psicanalíticas (atualmente "Formação em Psicanálise"), onde foi professor e supervisor de 1980 a 1992. Tem colaborado em vários jornais e revistas e é autor de um livro MERGULHADOR DE ACAPULCO (Imago Editora).

 

É com grande satisfação que abrimos esta coluna. Seguindo a sugestão de nosso editor, Giovanni Torello, mensalmente aqui estaremos utilizando o referencial psicanalítico para a compreensão de fatos clínicos e culturais. Esperamos manter um diálogo aberto com os leitores, através do nosso e-mail, pelo qual poderão mandar comentários, sugestões, etc.

 

"CARÁTER" ? Seria Joba uma das tais famosas "mães esquizofrenogênicas"?

O filme holandês CARÁTER, que comentamos abaixo, mostra uma série de personagens cujos comportamentos enigmáticos tentamos compreender com uma leitura psicanalítica. Como constituem uma família muito peculiar, deu-nos oportunidade para lembrar uma linha de pesquisa psiquiátrica que foi muito importante até meados dos anos 70 e que agora enfrenta um certo ostracismo - a importância da família na gênese da doença mental, especialmente da psicose.

Em 29 de setembro de 1908 morria Machado de Assis. Sua pequena obra-prima O ALIENISTA aborda um tema que nos é muito próximo.

"CARÁTER" ? Seria Joba uma das tais famosas "mães esquizofrenogênicas"?

Sérgio Telles

Entre os concorrentes ao Oscar de melhor filme estrangeiro de 1997 estavam o brasileiro "QUE É ISSO, COMPANHEIRO?" e o holandês "CARÁTER", que entrou agora no circuito comercial.

O texto completo encontra-se no livro: "O psicanalista vai ao cinema" - EdUFSCar / Casa do Psicólogo, 2004 .


TOP