Psychiatry on line Brazil

Volume 11 - Março de 2006
Editor: Giovanni Torello


Setembro de 1996 - Vol.1 - Nş 3

NEWSGROUPS: A Poderosa Ferramenta da Comunicação na Internet

Márcio de Vasconcelos Pinheiro

Os "Newsgroups" , também chamados de "Usenet Groups", representam um setor muito importante e de grande utilidade da Internet. Esses "grupos" expandem os horizontes além dos "web" e dos servidores de listas do correio eletrônico ("list servers"). Em sua essência, os "Newsgroups" constituem quadros de avisos eletrônicos ("eletronic bulletin boards") que possibilitam ao usuário colocar "posters" e obter "poster-respostas" de outros usuários. Até o momento foram formados 20.000 "newsgroups" sobre temas diversos. Cada grupo tem um nome e dentro de cada um existem diferentes assuntos afins ("threads").

Você pode começar o seu próprio "thread" quando colocar seu "poster" em um grupo ou colocá-lo acompanhando um "thread" já existente. Assim , você entra em um grupo, olha os "posters" ( que podem ser organizados por data, autor ou por tema ), lê os que lhe interessam e envia respostas quando quiser. Por exemplo, no grupo talk.politics.medicine, um dos assuntos mais frequentes é "A saúde é um direito" ("Health care is a right"). Dentro deste assunto ("thread"), aparecem dezenas de "posters" por dia, cada um defendendo a concepção do autor sobre o tema. Às vezes isso gera discussões acaloradas. Em geral, esses "posters" ficam disponíveis por catorze dias.

Esses grupos seguem um protocolo de comunicações, o "Network News Transfer Protocol" (NNTP), que não é o mesmo protocolo do correio eletrônico (SMTP). O sistema consiste de cinco componentes principais: os "posters" , o "software" do usuário , o "software" do servidor Internet,o meio de distribuição TCP/IP e o protocolo NNTP que reúne tudo isso em um todo. Os "posters" e o "software" de recepção são controlados pelo usuário e o meio de distribuição TCP/IP são adminiatrados polos administradores locais e pleo provedor de serviço da Internet (ISP). Muitos servidores da Internet não tem a capacidade de acessar os "Newsgroups". Eles se limitam ao correio eletrônico ("e-mail"), mais simples e menos onerosos, e através dele, dos servidores de listas ("listserves"). Não confundir os "Newsgroups" com essas listas. Elas funcionam de modo bastante diferente.

Os nomes que são dados aos "Newsgroups" usam uma estrutura hierárquica que revela os seus conteúdos. Cada nome constitui uma série de identificadores separados por um ponto que vai do mais geral para o mais específico. No nível mais alto, designações tais como "rec", "comp" ou "sci" se referem a temas recreativos, de computação e de ciência, respectivamente. Atualmente existem cerca de 600 categorias de alto nível. Cada identificador subsequente reduz o foco do grupo. Por exemplo, rec.pets.cats. é um grupo que contém informações sobre "pets" (animais de estimação) e mais especificamente sobre gatos.

Os "Newsgroups" contém informações sobre assuntos tão variados que ultrapassam a imaginação.Uma maneira de pesquisar se um assunto qualquer já foi abordado em um desses 20.000 grupos é através de uma organização que se acessa no www: http://www.dejanews.com. Uma vez acessado esse endereço, pode-se digitar o nome do assunto e esse programa mostra todos os "posters" que já abordaram esse assunto e em que grupo eles apareceram. Pode-se até abrir e consultar esses "posters".

Quando o seu servidor de Internet lhe permite o acesso a esses grupos, você recebe uma lista de todos os grupos disponíveis (`as vezes o servidor limita esse número). Pode-se escolher, então, o grupo para se subscrever. A partir daí, tudo é mais fácil: é só clicar no grupo que a lista dos últimos "posters" aparece. Pode-se determinar o número dos últimos "posters" que se deseja receber. Um número comumente escolhido é 100. Desta forma, você pode iniciar um "thread" novo ou responder a um existente. Ou ainda, editar um "poster" antes de respondê-lo para economizar "bandwith" ou para responder por partes, depois de cada parágrafo do "poster" original.

Existe uma etiqueta para esses " Newsgroups". A preocupação atual na Internet com o conteúdo de algum desses grupos quando eles enviam material indesejável (pornografia envolvendo crianças, por exemplo) fez com que a comunidade da Internet regulamentasse informalmente os conteúdos desses grupos através da Netiqueta ("netiquette"). Quando alguém coloca um "poster", assuntos ou afirmativas indesejáveis, essa pessoa é "queimada" ("flamed") pelos "posters" de outros usuários.

Existe, também, um vocabulário de sinais que são usados para expressar pensamentos e sentimentos. Por exemplo, :) sorriso, :( raiva, ;) piscada, :P mostrar a língua, '( chorar,:-# boca fechada, ((((nome)))) abraço, @--)--)(-- rosa, INHO (" in my humble and honest opinion" = na minha opinião humilde e honesta), FYI (" for your information" = para lhe dar ciência) e assim por diante.

Existem alguns "softwares" que ajudam na recepção e na organização desses grupos. Acho que a Microsoft tem um , a " Internet News" (http: // www.microsoft.com). Eu tenho usado muito o Agent.99e. Essa é a versão comercial (39 dolares) da versão (o FreeAgent) que você pode encontrar gratuitamente neste endereço: http://www.forteinc.com. A versão comercial é mais completa e inclusive tem correção ortográfica de texto em vários idiomas. Além disso, apresenta os títulos dos "posters" novos , a cor diferente dos antigos e outras opções interessantes.

Caso o seu servidor de Internet não tenha os recursos para lhe dar o acesso direto a esses "Newsgroups", você poderá fazê-lo através de um intermediário como o Supperzippo. O endereço é http://super.zippo.com. Por um preço acessível, eles dão o acesso aso grupos através do contato com eles na Web.


TOP