Psyquiatry online Brazil
polbr
Volume 22 - Novembro de 2017
Editor: Walmor J. Piccinini - Fundador: Giovanni Torello

Janeiro de 2016 - Vol.21 - Nº 1

COLUNA PSIQUIATRIA CONTEMPORÂNEA

LANÇAMENTO DO LIVRO “O CATADOR ELETRÔNICO”
. HISTÓRIAS EMOCIONANTES SOBRE SUPERAÇÃO E MUDANÇA NA VIDA DOS CATADORES DE RESÍDUOS ELETRÔNICOS

 

 

"O Catador Eletrônico" é um livro reportagem sobre catadores de materiais recicláveis que se especializaram em recolher rejeitos eletrônicos, como computadores, para vendê-los, após desmontá-los. Além da comercialização de peças, eles agora reconstroem máquinas, tornando-as seminovas, e através do trabalho experimentaram uma surpreendente mudança de perspectiva vital. É obra do já consagrado escritor e jornalista Fernando Portela. A edição é bilíngüe (Loqüi Editora) e teve o patrocínio do Instituto GEA – Ética e Meio Ambiente, que patrocina a edição, junto ao Laboratório de Sustentabilidade (LASSU) da Escola Politécnica (Poli) da USP, com apoio de outras entidades, inclusive a Petrobras. A fotografia é de Roberto Lajolo.

O lançamento é também uma iniciativa inédita: o livro é grátis. A intenção dos patrocinadores é apresentar o catador eletrônico a um grande público, e também nos mostra como é possível usar e preservar o meio ambiente na criação de novos mercados de trabalho, seguros e rentáveis. É uma iniciativa que merece divulgação e análise de toda sociedade.

A obra reúne experiências e relatos de catadores de oito cooperativas, entre os 250 que foram capacitados pelo Projeto Eco Eletro, elaborado por GEA e LASSU, e financiado pela Petrobras. Lemos como após o curso de capacitação no manuseio de sucata eletrônica, realizado entre 2011 e 2015, os trabalhadores passaram por diversas transformações, não apenas relacionadas ao aprendizado como também à sua renda e visão de mundo. Com a venda do material eletrônico eles conseguiram aumentar em até dez vezes o valor de comercialização dos resíduos eletrônicos, além de remontar computadores seminovos. O mais fundamental dessas transformações foi a volta aos estudos, pois muitos dos catadores pouco havia frequentado a escola, e, com o Eco Eletro, tiveram uma segunda chance.

Fernando Portela relata como, após a capacitação, os catadores se tornaram hábeis em desmontar e remontar computadores com eficiência e rapidez: “Os computadores reciclados são perfeitos e se transformam em uma fonte de renda importante para o catador, além de um excelente negócio para o consumidor, pois alguns custam um quinto do preço de mercado. Por outro lado, é emocionante descobrir pessoas tão simples manipulando máquinas tão sofisticadas, em um exemplo raro de superação.”

O livro contém valiosas informações técnicas e histórias comoventes dos personagens em seu dia a dia, e relata a mudança de perspectiva de vida dessas pessoas. Para o psiquiatra, o psicólogo, o assistente social, todos enfim envolvidos na saúde mental de nossa população, o livro oferece idéias que podem também servir à promoção da saúde mental que, como sabemos, começa pela integração social através educação, trabalho e valorização do individuo.

O lançamento foi realizado pelo Instituto GEA e o LASSU

Instituto Gea - Ética e Meio Ambiente 

Rua Sampaio Viana, 190 - Paraíso, São Paulo - SP,

CEP: 04004-000

Telefone: (11) 3057-1017

Website:  http://www.institutogea.org.br/

E-mail: [email protected]

 


TOP