Psyquiatry online Brazil
polbr
Volume 22 - Novembro de 2017
Editor: Giovanni Torello

 

Março de 2014 - Vol.19 - Nº 3

France - Brasil- Psy

Coordenação: Docteur Eliezer DE HOLLANDA CORDEIRO

Quem somos (qui sommes-nous?)                                  

France-Brasil-PSY é o novo espaço virtual de “psychiatry on  line”oferto aos  profissionais do setor da saúde mental de expressão  lusófona e portuguesa.Assim, os leitores poderão doravante nela encontrar traduções e artigos em francês e em português abrangendo a psiquiatria, a psicologia e a psicanálise. Sem esquecer as rubricas habituais : reuniões e colóquios, livros recentes, lista de revistas e de associações, seleção de sites.

Qui sommes- nous ?

France-Brasil-PSY est le nouvel espace virtuel de “psychiatry on line”offert aux professionnels du secteur de la santé mentale d’expression lusophone et française. Ainsi, les lecteurs pourront désormais y trouver des traductions et des articles en français et en portugais  concernant la psychiatrie, la psychologie et la psychanalyse. Sans oublier les rubriques habituelles : réunions et colloques, livres récentes, liste de revues et d’associations, sélection  de sites

SOMMAIRE (SUMÁRIO):

 

  • 1. DIÁRIO
  • 2. LIVROS RECENTES
  • 3. REVISTAS
  • 4. ASSOCIAÇÕES


  • 1)DIÁRIO

    Doutor Eliezer de Hollanda Cordeiro

    *1997

    12 de Julho

    PEREIRA PRETENDE

    Antonio Tabucchi revelou o segredo de sua inspiração ao escrever ‘’Pereira Pretende’’, fulgurante pequeno livro composto num estilo rápido, no pretérito perfeito. Estilo adequado para delinear o retrato, a vida, a trajetória de um jornalista, viúvo e solitário, idealista e rotineiro, que parece observar o mundo como se vivesse num outro planeta. Ele parecia fechar os olhos para não perceber a repressão reinante no Portugal do ditador Salazar.

    O segredo do autor? Ele disse ter escrito o livro em dois meses de trabalho intenso, recluso numa pequena casa perto da beira mar. Escreveu-o num estado de consciência especial, entre sono e despertar, meio acordado, meio adormecido.

    Szeria possivel adotar o método  deste  autor afim de captar  as marcas   do inconsciente, materializadas nos sonhos, atos falhos,fantasia, inibições e sintomas  que constituem nossos processos psíquicos? 

    Para saber mais sobre Antonio Tabucchi e seu célebre livro, ler a biografia do autor na Wikipédia francesa

    14 de Julho

    PERVERSÃO OU LOUCURA?

    O assassino cognominado “Pierrôt le fou” foi condenado à prisão  perpétua por tres crimes horriveis, acompanhados de atos bárbaros e estrupos. Uma mulher e duas meninas foram as vitimas de Pierrôt.

    Perverso consciente de seus atos ou louco delirante, sem discernimento, incapaz de julgar o bem e o mal? Irresponsável, Pierrot le fou? En sua longa carreira de criminoso, foi hospitalizado várias vezes em serviços psiquiátricos, aplicaram-lhe todos os tratamentos biológicos sem nenhum resultado.
    Os experts psiquiatras foram incapazes de precisar os contornos da personalidade do criminoso, emitindo   opiniões contraditórias:perverso , louco, normal . No final,  o júri popular foi que  decidiu mesmo.
    Uma advogada disse: ‘’a psiquiatria desapareceu  há mais  de 100 anos’’, uma afirmação errônea mas que, neste caso, mostra os limites de suas técnicas, os fracassos da medicina legal. Os mistérios do criminoso, seu  passage à l‘acte e a realização  do fantasma permanecem inexplicáveis. E os psicanalistas têm razão quando lembram, retomando uma idéia de Freud, as disposições criminosas do homem.

    16 de Julho

    O SONHO DO CORREDOR NOJENTO

    Evitar tocar com a cabeça no teto do  túnelnojento, com teias de aranhas, morcegos e excrementos de ratos em toda parte. Neste longo e apertado túnel, ele tinha que caminhar abaixado, única maneira de evitar o contacto do couro cabeludo com aquelas fontes potenciais de transmissões de doenças. De toda maneira, era tarde demais, os eczemas do couro cabeludo que lhe afetavam há anos iriam sem dúvida piorar nesta longa caminhada claustrofóbica que cirunstâncias misteriosas levaram-no a efetuar. Símbolo da caminhada na vida, sentida como um túnel sem fim, sem saída?

    *1998

    11 de Agosto

    O PACIENTE  ANGUSTIADO

    O paciente se dizia um angustiado de nascença, incapaz de tomar uma decisão, abúlico sem remédio... Impossivel modificar semelhantes disposições inibidoras e alargar os horizontes dessa existência minguada? E como derrubar barreiras tão antigas e enraizadas que lhes toldam o espirito? Pensei em  reler “Inibição, sintoma e angústia”, famoso livro de Sigmund Freud, afim de encontrar coragem e energia para empreender este trabalho. Mas renunciei porque tal leitura iria orientar minha escuta, influenciar minhas associações livres.Não esquecendo minha formação psiquiátrica,  receitei  um ansiolítico para ajudá-lo a sobrepujar suas angústias. E dar- lhe a possibilidade de se engajar numa  psicoterapia analítica. E deu certo.

    16 de Agosto

    Temer tudo todo o tempo, viver o desenlace final como uma iminência permanente, esconder-se de tal maneira que os outros pensem que já não pertence a este mundo. A pior idiotice é crer que é possivel  enganarmos a morte, mesmo quando fingimo-nos de morto.

    18  de Agosto

    Miguel TORGA

    O estilo telegráfico do  grande escritor português pode ser percebido em toda a sua obra, especialmente no seu Diário. Penso que eu deveria assimilar o seu estilo como  forma de um,estetismo literário ideal, adequado ao meu temperamento. Exprimir idéias  de maneira concisa e  completa, guardar ao mesmo tempo uma certa distância com relação ao texto escrito, falar na terceira pessoa,  numa sorte de projeção que conduz o leitor a se perguntar a quem o Miguel Torga está se referindo,  uma tal façanha  me  parece o auge da maturidade de um escritor.Então,  exteriorisar meus pensamentos com palavras medidas, parcimoniosamente, dando passadas como quem marcha na escuridão? Recusar as tendências prolixas e habituais dos sulamericanos-é tudo o que eu desejo nesta indefinida e sonolenta madrugada de um Agosto orleanês.

    3 de Setembro

    A MORTE DA CADELA

    Não pude  dar ao veterinário a autorisação de suprimir definitivamente o sofrimento  da cadelinha. Aquela expressão de melancolia, aquela impossibilidade de opor-se ao mestre, aquela inconsciência do perigo mortal que ela corria, comoveram-me e solicitaram-me as tendências curativas que me conduziram à medecina do espírito.

    Lembra-me agora a frase de Paul Valéry: “o terapeuta se trata tratando os outros  e o escritor se trata escrevendo.”  Cuidei de  tantas crianças, adolescentes, adultos e casais, ajudei tantas  pessoas a superar o desespero total,  reuní  tantas forças tiradas não sei de onde para reconfortar e dar esperaça a pessoas que perderam a razão de viver… Homem ou animal, pouco me importa, vou continuar tratando a cadelinha até o fim.

    6 de Setembro

    CATÁSTROFE AÉREA

    Catástrofe aérea matou 229 pessoas no Canadá, oriundas de diversos países. Entre elas, um grande especialista do tratamento e da prevenção  do AIDS, um destes homens que honram a espécie e que colocam todas as energias ao serviço de causas humanitárias. As televisões francesas  mostraram um homem com ares de Groucho Marx, calvície nascente em seus cabelos pretos, pequenos óculos redondos de intelectual, bigode abundante, postura inspirando uma imediata confiança. E isto com todos os seus interlocutores : cientistas  em congressos, anônimos nos desfiles populares, políticos em  reuniões de  trabalho... A morte deste grande especialista, arrancado  brutalmente do mundo neste  voo trágico, abalou-me mais do que a referência às 228 pessoas que permaneceram no anonimato. 

    Três dias depois morreu-me um próximo parente. Somente agora pude sentir verdadeiramente, mais do que senti com os 228 pobres infelizes do desastre de avião, o que significa o vazio da morte e a perda definitiva de um ente querido.

    6 de Outubro

    A MENINA QUEIMOU-SE COM ÁGUA FERVENTE

    Um mês sem escrever meu diário, como se nada houvesse ocorrido na minha vida, na vida dos meus familiares, nada  que merecesse um lugar nesta prosa que eu gostaria que fosse jornaleira.
    Portanto, hoje no  início da tarde, Joana, levada pela curiosidade da criança inteligente que procura entender o mundo que a cerca, queimou-se gravemente ao derramar numa boa parte do seu corpinho, uma caçarola de água fervente. Queimaduras nas pernas, no ventre, nas mãos, pedaços de pele arrancados deixando perceber a carne vermelha sofrida, agonia geral dos familiares, corre-corre, iniciativas de toda sorte... A avó  rasgou-lhe as roupas e colocou-a na banheira repleta de água fria. Um médico logo chegou e  tratou com muita cautela, calma, compressas e medicamentos, as peles arrancadas e as bolhas que logo se formaram.

    Com o carinho de toda a família, com o reconforto de seus pais, tios e avós, com analgésicos todas as cinco horas, as dores cederam um pouco, a menininha sossegou-se  e poude adormecer enfim nos braços de sua avó.

    2) LIVROS RECENTES

    * La plus belle histoire de la philosophie

    FERRY Luc, CAPELIER Claude

    Paris : Robert Laffont,2014-Br.-25,50 Euros

    À l’école des anciens : portraits et préférences

    JERPHAGNON Lucien

    Paris : Perrin, 2014-Br.- 19,90 Euros

    *Maldiney, une singulière présence

    BARBARAS, BENOIST,BRUNEL et al.

    Existence, crise et création

    MALDINEY, Henri

    Paris : Encre Marine, 2014-Br.-27 Euros

    *Leçons psychanalytiques sur la jalousie

    ASSOUN Paul-Laurent

    Paris : Anthropos-Br.- 10 Euros

    *Le regard et la voix : leçons psychanalytiques

    ASSOUN Paul-Laurent

    Paris : Anthropos-Br.- 23 Euros

    *L’enfant et son  psychisme

    DELION Pierre

    Paris : Dunod, 2014-Br.-24 Euros

    *Les antipsychotiques : les médicaments psychotropes

    THOMAS Pierre

    Paris : Médecine Sciences Publications, 2013-Br.-38,00 Euros

    *Un homme comme vous : essai sur l’humanité de la folie

    COUPECHOUX Patrick

    Paris : Seuil, 2014-Br.-23,00 Euros

    *Psychothérapies psychanalytiques à l’adolescence : pratiques et modèles

    PÉRIER Antoine

    Paris : Armand Collin, 2014-Br.-23,80 Euros

    *La clinique de La Borde ou les relations qui soignent : outils philosophiques pour comprendre le collectif

    ROZIER Emmanuelle

    Toulouse : Erès, 2014-Br.-25,90 Euros

    *Thérapie cognitive et émotions : la troisième vague

    COTTRAUX Jean

    Issy-les-Moulineaux: Elsevier Masson, 2014-Br.- 39 Euros

    *Les thymorégulateurs : les médicaments psychotropes

    VERDOUX Hélène

    Paris : Médecine Sciences Publications, 2013-Br.-39 Euros

    *Les troubles bipolaires

    BOURGEOIS Louis-Marc, GAY Christian, HENRY Chantal, MASSON Marc

    Paris : Médecine Sciences Publications, 2014-Br.-49 Euros

    *Les nouveaux bien-pensants

    MAFFESOLI Michel, STROHL Hélène

    Paris : Ed. Du Moment, 2014-Br.-16,95 Euros

    3) REVISTAS

    L’Evolution pychiatrique

    L’Information psychiatrique

    Impacte Medecine

    La Revue Française De Psychiatrie Et De Psychologie Médicale

    L’Encephale

    Psychiatrie Française

    L’Autre, Culture et Sociétés

    4)ASSOCIAÇÕES

    *Mission Nationale d’Appui En Sante Mentale

    *Association Française De Psychiatrie Et Psychologie Legales (Afpp)

    *Association Française De Therapie Comportementale Et Cognitive (Aftcc)

    *Association Francophone De Formation Et De Recherche En Therapie Comportementale Et Cognitive  (Afforthecc)

    *Association De Langue Française Pour L’etude Du Stress Et Du Traumatisme (Alfest)

    *Association Pour La Fondation Henri Ey

    * Association Française de Thérapie du Traumatisme des Violences Sexuelles et familiales et de Prévention (AFTVS) Site internete: www.psylegale.com

    *Association Aquitaine pour L'information Médicale et l'Epidémiologie en Aquitaine AAPIMEP

    *Association Française des Psychychiatres. d'Exercice Privé AFPEP

    *Association  pour la Promotion de l'Assur. Qualité en Santé Mentale ANCREPSY

    *Association  Scientifique des Psychiatres de Secteur ASPS *Association Francophone de Formation et de Recherche en Therapie Comportementale et Cognitive (A.F.FOR.THE.C.C.)


    TOP