Volume 22 - Novembro de 2017
Editor: Giovanni Torello

 

Abril de 2011 - Vol.16 - Nº 4

COLUNA PSIQUIATRIA CONTEMPORÂNEA

MANUAL DO EXAME PSÍQUICO de CLÁUDIO LYRA BASTOS

Fernando Portela Câmara

Já saiu a 3a. edição do livro já consagrado do nosso colega Cláudio Lyra Bastos: Manual do Exame Clínico, Revinter, 2011.

É um dos melhores livros de psicopatologia clínica já editado no Brasil, agora ampliado (mais de 30 páginas além da edição anterior), inclusive com uma boa revisão sobre a psicopatologia da atenção, assunto pouco explorado hoje em dia com TDAs e TDAHs sendo diagnosticados a torto e a direito errônea e precipitadamente.

Além de ser uma obra que reúne erudição e clareza de fazer o Asno de Buridan entender o assunto. Os clínicos e os estudantes já tinham elegido esse livro desde sua primeira edição como o melhor no assunto, seja para consulta no dia-a-dia da clínica seja para exames e concursos.

Um dos pontos singulares da obra do Cláudio é que ela ambienta a psicopatologia em nossa contemporaneidade, surgindo entre os exemplos fatos que conhecemos da nossa política atual e da nossa sociedade, um toque único além da prosa de quem domina o assunto com rara maestria.

É uma oportunidade aos que querem se iniciar no assunto e aos que querem se aprofundar nessa matéria que é o fundamento da boa psiquiatria.

Fernando Portela Câmara


TOP