Volume 22 - Novembro de 2017
Editor: Giovanni Torello

 

Fevereiro de 2007 - Vol.12 - Nº 2

História da Psiquiatria

Genealogia da pós-graduação em psiquiatria no Brasil(I)

Walmor J. Piccinini

Introdução

Pode parecer uma ambição excessiva da minha parte, a idéia de abordar o tema da genealogia da pós-graduação em psiquiatria, afinal, existe o currículo Lattes da Capes, suas comissões de avaliação, a pontuação dos cursos, baseadas na produção dos seus professores etc. Meu objetivo é mais modesto, desejo destacar quem gera a pesquisa e forma doutores na psiquiatria no Brasil e sua relação com a produção científica da psiquiatria brasileira. O que me permite abordar esse assunto e realizá-lo, é um trabalho anterior meu de coleta de tudo que se tem produzido no Brasil, na área da psiquiatria nos últimos 176 anos. Disponho do maior banco de dados sobre as publicações psiquiátricas no Brasil, que pode ser acessado em: 

( http://www.biblioserver.com/walpicci)   e tenho escrito na Psiquiatry On-line Brasil ( http://www.polbr.med.br)    desde julho de 2000. São 77 artigos sobre diferentes aspectos da história da psiquiatria no Brasil.

Isso tudo começou com uma modesta pretensão, a de estimular que autores brasileiros citassem seus colegas.

Em rápidas pinceladas vou relatar o desenvolvimento dessa idéia. Em 1955, acompanhei minha esposa no seu pós-doutorado, sobre Neuropatia Diabética, na Universidade de Michigan em Ann Arbor. Freqüentando os “Grand Rounds” do Departamento de Psiquiatria, descobri um novo campo de atividade para psiquiatras, a psiquiatria informática. Norman Alessi, o chefe do departamento de psiquiatria da infância e adolescência, era também o responsável por esse novo campo. Com ele trabalhava Milton Huang, que foi o primeiro fellow da nova especialidade. Mandei um e-mail, marquei uma entrevista e, em seqüência fui convidado a trabalhar com eles. No início de 1995, ainda se discutia a introdução da Internet no Brasil, mas na Universidade de Michigan, podia ficar navegando pelas 24 horas do dia, tanto no hospital com em casa. Foi como trabalhar numa loja de doces. A esse fato, poderia acrescentar um bônus, todos trabalhavam com MacIntosh e a mim coube o equipamento baseado em Windows que ninguém utilizava, o que me dava ampla liberdade de uso. Naquela época, o serviço recebia para testes muitos softwares que pretendiam entrar no mercado. Prontuário eletrônico, material didático,novos testes diagnósticos e novas formas de administrar a prática psiquiátrica. Dentre esse material, pude testar o ProCite, um indexador bibliográfico desenvolvido por professores de biblioteconomia da Universidade. Testei, gostei e passei a utilizá-lo para montar o Índice Bibliográfico Brasileiro de Psiquiatria. Mais tarde o ProCite foi adquirido pela Thomson (http://thomsonresearchsoft.com/products/)  que, hoje, controla os mais populares indexadores, o EndNote, O Reference Manager. Essa mesma companhia é dona do ISI

(International Scientific Index). Infelizmente, ela não tem dada à devida atenção ao ProCite e isso tem complicado a vida dos seus usuários. Em 1996, no Congresso de Nova Yorque, encontrei o Dr. Giovanni Torello, que me falou dos seus planos, aos quais apoiei integralmente, de criar a Psychiatry On-line Brazil, já existia a versão inglesa e a italiana. É notável esse feito do Dr. Torello, pois em menos de um ano de existência da Internet no Brasil, ele conseguiu criar esse jornal eletrônico, sem patrocínio, só com muito amor e dedicação. No início, ele contava com o apoio de colegas da Escola Paulista de Medicina, agora recebe a colaboração de um corpo de editores, mas o trabalho de base continua sendo o dele.

Sendo a EPM o berçário do Psychiatry On-line e, por ter sido o primeiro departamento de psiquiatria a ter visibilidade on-line, resolvi começar pelo se Departamento de Psiquiatria essa minha avaliação da pós-graduação em psiquiatria, sua genealogia e seus efeitos na psiquiatria brasileira.

A origem dessa idéia foi plantada na minha memória desde que acompanhei um trabalho da Dra. Helena Schmid em homenagem ao Dr. Renato Migliorini, da USP - Ribeirão Preto, seu orientador no doutorado. O homenageado orientou doutores que se distribuíram pelo país e, por sua vez, disseminaram o conhecimento, produzindo novos mestres e doutores.

Pós-Graduação em Psiquiatria e Psicologia Médica da Escola Paulista de Medicina. Na página do departamento encontramos as seguintes informações:

 “Criada em 1987, a pós-graduação do Departamento de Psiquiatria vem se aprimorando na formação de pesquisadores e docentes da área de Saúde Mental”.Este curso obteve nota cinco pela CAPES, pela sua alta qualidade de teses, elevado número de teses defendidas anualmente e pelas freqüentes publicações em periódicos indexados internacionais e nacionais. Esta pós-graduação conta atualmente com 27 professores orientadores, além de professores convidados de outras instituições, e, aproximadamente 80 alunos matriculados em cursos de mestrado e doutorado. O Departamento oferece cursos específicos na área de Saúde Mental, treinamento básico em informática e pesquisa bibliográfica, reuniões para discussão de artigos científicos e projetos de tese, cursos de especialização e mestrado profissionalizante. Além disto, outros cursos são oferecidos fora do Departamento, na UNIFESP (bioestatística, epidemiologia clínica, ética médica, pedagogia e didática, etc).

Banco de Teses do Departamento de Psiquiatria da EPM-UNIFESP.

Acompanho há vários anos o trabalho da Dra. Denise Razzouk, uma das primeiras colaboradoras do Psychiatry On-line e Webmaster do Departamento de Psiquiatria. Graças a ela e demais colaboradores, o departamento tem grande visibilidade na web. O Banco de Teses dá uma idéia geral da produção e dos alunos formados ou em formação pela pós-graduação naquele departamento 

Banco de Teses do Departamento de Psiquiatria Unifesp/EPM  http://www.Unifesp.br/dpsiq/posgrad/bancode.htm


epmpq.gif (1789 bytes) BANCO DE TESES

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

DOUTORADO 2005

Impacto de um curso em diagnóstico e tratamento do uso nocivo e dependência do álcool sobre a atitude e conhecimento de profissionais da rede de atenção primária à saúde.

Cláudio J Silva

Episódios de descontrole alimentar, adiposidade e psicopatologia em crianças com excesso de peso e crianças de peso normal

Christina M Morgan

Estudo do ritmo de atividade/repouso em adolescentes deprimidos.

Maria Eugênia Mesquita

Validade do composite international diagnostic interview (CIDI/OMS) versão 2.1 em serviços de saúde mental no Brasil.

Maria Inês Quintana.

Comunicação em Saúde: Fatores que interferem no vínculo e na comunicação na relação médico-paciente.

Mário A. De Marco

Fobia Social e Alcoolismo: um estudo da comorbidade.

Mauro B. Terra

Identificação de medidas subjetivas como possíveis indicadores clínicos de efetividade de serviços de interconsulta psiquiátrica em hospital geral.

Vanessa A. Cítero.

2004

DOUTORADO 2004

Estudo da afetividade em pacientes com Transtorno Obsessivo-Compulsivo por meio do método de Rorschach: estudo caso-controle e estudo de casos. 

Andres E A Antunes

Estudo sobre as práticas religiosas e sua relação coma a saúde mental de idosos: um estudo na comunidade

Adriana S. D. Baptista

Avaliação de um programa de capacitação em saúde mental para médicos dos serviços básicos de saúde

Dinarte A P Ballester.

A percepção pública de transtornos mentais na cidade de São Paulo

EricaT. P. Peluso

Ensaio clínico duplo-cego randomizado e placebo-controlado com cloridrato de naltrexona associado a intervenção breve no tratamento ambulatorial da dependência do álcool

Luis A P G Castro

Impacto da utilização de um instrumento de triagem para depressão em um ambulatório de geriatria

Marsal Sanches

Motivação para o tratamento do alcoolismo

Neliana Fuglie

2004

MESTRADO 2004

Revisão sistemática e metanálise: benzodiazepínicos no tratamento do transtorno do pânico com ou sem agorafobia.

Ingrid P Novo

Personagens de psiquiatras nos filmes: O Silêncio dos inocentes, As loucuras do rei George, Céu azul, Shine - Brilhante, Melhor é impossível, Gênio indomável, Garota interrompida, Uma mente brilhante

Maria Thereza B Dubugras

Avaliação da qualidade de vida em residentes de Medicina da UNIFESP-EPM

Paula A C M Macedo

Avaliação do grupo de psicoeducação para familiares de pacientes no primeiro episódio psicótico

Rita R F Cabral

Supervisão clínica e formação em psicoterapia: reflexões a partir da psicanálise de Bion.

Stela M G Loureiro

Procura de ajuda e tratamento realizada por familiares de pacientes no primeiro episódio psicótico

Vera B M Monteiro

Crenças e atitudes educativas dos pais associadas a problemas de saúde mental em escolares das três primeiras séries do ensino fundamental

Ymara L C Victolo

2003

MESTRADO 2003

Violência conjugal física em comunidade urbana de baixa renda: prevalência, impacto, procura de ajuda e fatores associados.

Alessandra Bruschi

Oficina de histórias com pacientes de hospital- dia psiquiátrico

Eloane N Esteves

Avaliação Neuropsicológica de Adolescentes que Consomem Chá de Ayahuasca em Contexto Ritual Religioso

Evelyn D. X. da Silveira

Situações Relacionadas ao Uso Indevido de Drogas nas Escolas Públicas da Cidade de São Paulo:Uma aproximação do universo escolar.

Fernanda Moreira

O consumo de mídia, a internalização do padrão cultural de beleza magra feminina, insatisfação corporal e o comportamento alimentar de estudantes universitárias de nutrição, educação física e letras.

Ilka R Vecchiatti

Cuidando de residentes de medicina e outros trainees na área de saúde: a experiência do Núcleo de Assistência e Pesquisa em Residência Médica (NAPREME) na Escola Paulista de Medicina - UNIFESP.

Rafael Fagnani Neto

Avaliação das funções executivas no primeiro episódio psicótico: um estudo caso-controle

Stella Malta

Estudo do manejo do estresse em pacientes acometidos por alopecia areata.

Simone Godinho

Análise morfológica revela depósitos hipocampais de colágeno em ratos cronicamente epilépticos no modelo da pilocarpina

Rodrigo Vidovix

DOUTORADO 2003

Estudo de famílias no Transtorno Obsessivo Compulsivo

Christina H Gonzalez

Desenvolvimento da versão brasileira da K-SADS PL (Schedule for Affective Disorders and Schizophrenia for School Aged Children Present and Lifetime Version): estudo de suas propriedades psicométricas

Heloísa A. Brasil

Esquizofrenia: estudo neuropsicológico da atenção como contribuição para o diagnóstico diferencial com psicose esquizomorfa inter-ictal.

Ivette Kairalla

Avaliação do impacto de comportamentos alimentares anormais em uma coorte de mulheres jovens do sul do Brasil

Maria A A. Nunes

Estudo da auto-estima em crianças enuréticas pelo método de Rorschach

Norma Semer

Depressão na Esquizofrenia: psicopatologia, nosologia e psicofarmacologia

Rodrigo A Bressan

O Uso do Álcool e a Educação Formal dos Enfermeiros

Sandra Pillon

 A Psicanálise e os transtornos por uso de substâncias psicoativas

Sérgio P Ramos

2002

MESTRADO 2002

Estado de ansiedade e infarto agudo do miocárdio:um estudo durante a hospitalização

Aida C Suozzo

A experiência de ter câncer de mama: do diagnóstico à reorganização da vida após a mastectomia.

Ana L S Camargo

Adaptação e estudo de confiabilidade da Entrevista para levantamento retrospectivo do início da esquizofrenia IRAOS -

Cinthia C. Dias

Descrição do perfil sócio-demográfico e avaliação de comportamentos de risco de crianças e adolescentes atendidos pelo projeto Quixote

Fátima G. Dinis

Nicotina e esquizofrenia: um estudo de avaliação da dependência à nicotina através do questionário de tolerância de Fagerstom em pacientes internados e em ambulatório e dos fatores associados ao uso da nicotina em pacientes com esquizofrenia

Leonardo P Chaves

Estudo de seguimento em usuários de crack: mortalidade durante cinco anos

Marcelo R de Araujo

Transtornos do sono em pacientes psicóticos: articulação teórica entre estudos experimentais e abordagem psicanalítica

Mateus P Souza

Antidepressivos e disfunção sexual

Mauro Porcu

Validade interna, dimensionalidade e desempenho da escala BSQ – “Body Shape questionnaire” em uma população de estudantes universitários

Mônica Di Pietro Manetta

Revisão sistemática sobre técnicas de auto-ajuda no tratamento do transtorno da compulsão alimentar periódica (TCAP)

Sergio C. Stefano

Avaliação de sintomas de depressão e ansiedade em uma amostra de familiares de usuários de drogas que freqüentam grupos de orientação familiar em um serviço assistencial para dependentes químicos

Thais P G. Maluf

DOUTORADO 2002

Saúde mental no Nordeste da amazonia: estudo de pescadores artesanais.

Benedito P. Bezerra

O impacto da aliança terapêutica em psicoterapia psicodinâmica breve

José A. M Marcolino

A eficácia da terapia interpessoal nos transtornos do espectro depressivo.

Marcelo Feijó

Custo-efetividade das intervenções de interconsulta em saúde mental no hospital geral

Paola B A Andreoli

2001

MESTRADO 2001

Estudo da validade da Escala de Avaliação Global de funcionamento nas relações (GARF) em uma amostra de pacientes com Depresão Recorrente

Andrea A. F Mello

Tratamento cirúrgico estereotáxixo do Transtorno Obsessivo-compulsivo: uma revisão sistemática da literatura

Antonio C Lopes

 Atrasos de desenvolvimento mental e motor em crianças de creches de comunidade urbana de baixa renda e fatores de risco associados

Cristiane S. Paula

Alcoolismo e Transtorno Bipolar do Humor: um estudo de comorbidade

Giuliana Cividanes

Relações entre síndromes dermatológicas e transtornos do espectro Obsessivo-compulsivo

Katia Odone

Impacto da utilização de triagem para depressão em um ambulatório de geriatria

Marsal Sanches

Tradução, adaptação e estudo da confiabilidade da versão brasileira da Escala para avaliar a ausência de noção do transtorno mental – SUMD.

Nina Fiss

Um questionário para avaliação do impacto de doenças crônicas: tradução validada e estudo de confiabilidade do IEQ (Illness effects questionnaire)

Patrícia P Fonseca

Gravidez na adolescência: um estudo exploratório sobre o início da experiência gravidez

Raquel G. R. Foresti

A comunicação do diagnóstico em pacientes com câncer

Renata N Pinto

Tradução, adaptação e confiabilidade de um instrumento de avaliação de qualidade de vida para pacientes psiquiátricos graves: LANCASHIRE QUALITY OF LIFE PROFILE  - versão brasileira

Rosana Coppini

DOUTORADO 2001

Construção de uma base de conhecimento de um sistema de apoio à decisão no diagnóstico dos transtornos do espectro da Esquizofrenia

Denise Razzouk

Saúde Mental de octagenários residentes na comunidade

Flavio Xavier

Estudo de características da personalidade de adolescentes com Lúpus Eritematoso Sistêmico por meio do método de Rorschach

Jacqueline Santoantonio

Avaliação das crenças obsessivas e disfuncionais em pacientes com Transtorno Obsessivo-Compulsivo: um estudo de caso-controle

Maklim B Nunes

Eficácia da intervenção motivacional em dependentes de álcool.

Margareth de Oliveira

Características do crime de homicídio por esquizofrênicos e não-esquizofrênicos

Sergio Pacheco

Relações objetais na Esquizofrenia: um estudo comparativo

Wilze L. Bruscato

2000

MESTRADO 2000

Revisão Sistemática sobre tratamento farmacológico da Acatisia Aguda induzida por antipsicóticos

Adriano Resende

Interação precoce mãe-bebê: um estudo comparativo entre mães adolescentes e mães adultas

Annelise Sl Scappatacci

Sintomas depressivos em Médicos Residentes de Primeiro ano da UNIFESP-EPM em 1998:diferenciais por especialidade e gênero.

Cristina S Obara

Morbidade psiquiátrica em pacientes com coréia de Sydenham: um estudo descritivo

Marcelo Zappitelli

Fatores estressores em Unidade de Terapia Intensiva: avaliação do paciente, percepção da família e equipe.

Maria A N Pinto

Desempenho do Composite International Diagnostic Interview (CIDI/OMS) versão 2.1 em seviços de saúde mental no Brasil.

Maria Inês S Quintana

Estudo descritivo de aspectos da personalidade de pacientes com Síndrome do intestino irritável

Patricia Gazire

Estudo da Comorbidade entre Transtornos Alimentares e Transtornos da Personalidade

Paula M C. Silva

Estudo de validade e confiabilidade de um instrumento de terapia ocupacional: auto-avaliação do funcionamento ocupacional

Solange Tedesco

Transtornos Psiquiátricos em crianças e adolescentes criados em instituições

Susane R Abreu

DOUTORADO 2000

Características de personalidade de mães de crianças com diagnóstico de autismo infantil: um estudo comparativo

Cristiane Duarte

Estudo corte transversal e qualitativo de manifestações psicopatológicas não específicas em Vila Mariana, município de  São Paulo

Gisela M.B. Solymos

O Fenômeno da Antecipação Genética e a Expansão de
Repetições Trinucleotídicas no Transtorno Afetivo Bipolar.

Ivanor Lima

As defesas psíquicas dos estudantes de Medicina

Mônica P Andrade

1999

MESTRADO 1999

Características de personalidade de jogadores patológicos avaliados pelo método de Rorschach

Antonio C P Silva Neto

Representações sociais da agressão física familiar contra crianças e adolescentes no município Embu/São Paulo

Cristiane Tacla

Estudo da produção de mudança em psicoterapia breve dinâmica de grupo

Érica de Toledo P Peluso

Prevalência de declínio cognitivo associado ao envelhecimento em uma população de idosos com mais de 80 anos residentes na comunidade

Flávio  de Freitas Xavier

Estudo da Confiabilidade da Entrevista de Paykel para Eventos de Vida Recentes

Maria da Graça Oliveira

Programa de cessação do fumar conduzido por enfermeiras Prev-fumo

Maria Helena Pignatti

Motivação em alcoolistas tratados em ambulatório específico para alcoolismo e em ambulatório de Gastroenterologia

Neliana  B Figlie

Descrição e avaliação da implantação do serviço de interconsulta psiquiátrica no Centro de Tratamento de Pesquisa Hospital do Câncer A. C. Camargo

Vanessa A. Cítero

DOUTORADO 1999

Cocaína: padrão de consumo e fatores associados à procura de tratamento.

Cleusa Ferri

Dirigir alcoolizado:perfil de risco entre jovens em São Paulo

Ilana Pinsky

Revisão Sistemática sobre Tratamento da Bulimia Nervosa com Antidepressivos

Josue Bacaltchuk

Usuários de cocaína: seus perfis, padrões de uso e comportamentos de risco para transmissão do vírus HIV.

John Dunn

Comorbidade e transtorno obsessivo compulsivo: um estudo caso-controle

Mary Alves de Miranda

Estudo da auto-estima em crianças enuréticas pelo método do Rorschach

Norma Lottemberg

Estudos psicofisiológicos de hostilidade em indivíduos normais e pacientes psiquiátricos 

João Carlos C. da Silveira

1998

MESTRADO 1998

Estudo exploratório sobre a formação clínica em Psiquiatria da infância e adolescência na cidade de São Paulo

Albeni de Oliveira

Avaliação da eficácia e tolerabilidade da mirtazapina no transtorno depressivo: metanálise de estudos comparativos

Ana Amélia Novaes de Borborema

Estudo da personalidade e aspectos psicossomáticos de pacientes com glossodínia por meio de entrevista, exame de Rorschach e psicoterapia

Andrés E. A. Antunez

O uso de ayahuasca em um contexto religioso por ex-dependentes de álcool um estudo qualitativo

Eliseu Labigalini Jr

Investigação molecular do gene do prion em pacientes com transtorno psicótico

Helena Paula Brentani Samaia

Estudo do transtorno da compulsão alimentar periódica em população de obesos e sua associação com Depressão e Alexitimia

Maria Beatriz F Borges

Estudo etnográfico de pacientes com Esquizofrenia e seus familiares em São Vicente, Cabo Verde

Mário DM L Mateus

Avaliação dos programas assistenciais em interconsulta psiquiátrica

Paola B. Andreoli

Identificação de sintomas depressivos em pacientes com esquizofrenia: estudo de validação da versão brasileira da escala de Calgary de Depressão para Esquizofrenia

Rodrigo A Bressan

Estudo de uma intervenção grupal para familiares de indivíduos com diagnóstico de Esquizofrenia

Salvador Pugliese Jr

Tradução, validade e confiabilidade de um inventário de avaliação de relações objetais (Borrti-Forma O)

Wilze Laura Bruscato

Problemas psicológicos e morbidade psiquiátrica em serviços de saúde não psiquiátricos: o ambulatório de clínica geral

Luiz A. B. Villano

DOUTORADO 1998

Estudo de morbidade psiquiátrica em duas localidades da Ilha de Santa Catarina.

Mário A.A.Teixeira

1997

MESTRADO  1997

Uso de substâncias psicoativas em estudantes de Medicina

Ana Maria C. Mesquita

Investigação das características psicológicas de crianças asmáticas e dos vínculos afetivos no contexto familiar.

Beatriz H. F. Botelho Persichetti

Estudo da aplicabilidade do modelo-prêmio nacional da qualidade de avaliação de serviços de saúde mental

Márcia Baruzzi

Transtorno Obsessivo-Compulsivo: um estudo do processo de acomodação familiar

Maria Luisa Guedes

Características sociodemográficas e clínicas de uma população de pacientes de um serviço universitário de intervenção em crise

Osvladir Custódio

DOUTORADO 1997

A avaliação das propriedades psicométricas da Escala de rastreamento de Depressão CESD em populações clínicas e não clínicas de adolescentes  e adultos jovens

Dartiu X. da Silveira

Discinesia Tardia Induzida por Neurolépticos: metanálise dos ensaios clínicos controlados

Karla V.S.Soares

A relação psique-mundo através de um caso de compulsão a comprar: uma matriz de desconstrução.

Marion Manerbo

Especialidade médicas: estudo psicossocial

Maria Luiza Manente

Estudo das manifestações psicopatológicas na população brasileira

Sérgio B. Andreoli

1996

MESTRADO 1996

Considerações diagnósticas na Anorexia Nervosa: análise a partir de sete casos clínicos

Angelica C Azevedo

Representações de doença por familiares de pacientes com diagnóstico de Esquizofrenia 

Cecilia Villares

Comorbidade e Transtornos da Personalidade na Farmacodependência de cocaína

Denise Razzouk

Estudo de egressos da Residência médica em Psiquiatria da Escola Paulista de Medicina

Márcia H Zanini

Fatores psicossociais associados à saúde mental de crianças no início da escolarização: um estudo sobre escolares de família de baixa renda

Milma P T Miranda

Tradução e adaptação do DSQ (Defense Style Questionnaire) para uso no Brasil

Mônica P Andrade

DOUTORADO 1996

Crianças desnutridas, a saúde mental de suas mães e a perspectiva de intervenção psicossocial

Cláudio T Miranda

A evolução do hospício no Brasil

Gabriel R. Figueiredo

Fatores de risco para comportamento anti-social na adolescência e no início da vida adulta

Izabel A S Bordin

Epidemiologia do uso de drogas lícitas e dos transtornos psiquiátricos menores em Pelotas

Maurício Lima

LIVRE-DOCÊNCIA 1996

Avaliação crítica do diagnóstico multiaxial nas classificações psiquiátricas: uma proposta de sistematização do registro de curso da doença

Miguel R Jorge

1995

MESTRADO 1995

Linguagem e subjetividade: algumas relações entre a linguagem verbal e o funcionamento mental

Alessandra R Gordon

As Funções Terapêuticas da Atividade: um estudo comparativo em Terapia Ocupacional

Gilda A C Braga

Lembranças da educação parental de pacientes portadores do distúrbio obsessivo-compulsivo: um estudo de caso controle

Lúcio R Rodrigues

Estudo de validade de face dos critérios diagnósticos para os transtornos de personalidade no DSMIII-R

Valéria Lacks

A Unidade Psiquiátrica do Hospital São Paulo: relato de uma experiência

Wilma S Szwarc

DOUTORADO 1995

Controle estatístico de processo: um modelo para a avaliação da qualidade de serviços de internação psiquiátrica

Fábio L Gastal

1994

MESTRADO 1994

Prevalência de transtornos psiquiátricos em pacientes dependentes do álcool em dois serviços ambulatoriais universitários do Estado de São Paulo

Antonio A N Nóbrega

Estudo da fragilidade cromossômica e cariotípico em pacientes com distúrbio bipolar do tipo 1

Gustavo Turecki

Predictors of early grade retention: a folow-up study of urban poor first-graders from São Paulo city, Brazil

Isabel A. S. Bordin

Medos, atitudes e convicções de estudantes de medicina perante a doença.

Maria A T.O Avancine

DOUTORADO 1994

Figura e Fundo: um estudo de comorbidade do distúrbio obsessivo-compulsivo e distúrbios da personalidade

Albina R Torres

Diferenças entre sexos na evolução da esquizofrenia

Ana C Chaves

Aspectos neuropsiquiátricos da neurocisticersose humana

Almir R. Tavares Jr

 Residência Médica: um estudo prospectivo sobre dificuldades na tarefa assistencial e fontes de estresse

Luiz A N Martins

Avaliação de fatores que se associam à indicação de internação em serviço de emergência psiquiátrica de hospital geral universitário

Marcia A Menon

Estudio de la prevalencia del consumo de tranquilizantes menores en la ciudad de Montivideo

Pedro Bustelo

LIVRE-DOCÊNCIA 1994

Intervenções familiares e recaídas na Esquizofrenia: meta-análise dos resultados de pesquisas

Jair J Mari

Distúrbio obsessivo-compulsivo: fenomenologia clínica de 105 pacientes e estudo de aspectos trans-históricos e transculturais.

José A. Del Porto

A prova de Rorschach, a especialização hemisférica e a Epilepsia

Latife Yázigi

1993

MESTRADO 1993

Aplicabilidade e confiabilidade de um instrumento para o diagnóstico de distúrbio da personalidade

Albina R Torres

Adaptação e estudo da confiabilidade da escala de avaliação das Síndromes positiva e negativa para a Esquizofrenia no Brasil.

Ana L N Vessoni

Distúrbio esquizoafetivo: um estudo de acordo com três critérios diagnósticos

Luciana M Sarin

Sendas do imaginário: uma perspectiva arquetípica em psicossomática

Mário A. de Marco

Perfil psicopatológico e ajustamento social de pacientes esquizofrênicos internados: um estudo transversal em uma área geográfica delimitada da zona norte da cidade de São Paulo

Paulo R Menezes

Apnéia obstrutiva do sono: um estudo preliminar de seus aspectos psicossomáticos

Salvador M Bianco

Estrutura fatorial do questionário de morbidade psiquiátrica do adulto aplicado em amostras representativas de três cidades brasileiras(Brasília, São Paulo e Porto Alegre)

Sergio B Andreoli

DOUTORADO 1993

A tradução psiquiátrica do diagnóstico de DNV feito pelo médico não especialista

José Atílio Bombana

1981-1992

MESTRADO 1992

Psicose Psicogênica ou Reativa e Psicose Histérica: um estudo sobre os conceitos e aplicabilidade diagnóstica

José Cassio de N Pitta

Formação de docentes em Psicologia médica: formação de formadores

Júlio R Souza Noto

Validação da versão brasileira do "Child behavior checklist" ou "Inventário de comportamentos da infância e adolescência": dados preliminares

Isabel A. S. Bordin

A opção pela Medicina: determinantes psicossociais. Uma estudo explanatório entre médicos residentes do Hospital São Paulo

Maria Luiza M. F. Manente

MESTRADO 1991

L' impossibilité d' etre étude réalisée chez des toxicomanes

Dartiu X da Silveira

MESTRADO 1990

Saúde mental de mães de crianças desnutridas

Claúdio T. Miranda

Uma tentativa de compreensão dinâmica do funcionamento de uma UTI de trauma

Luiz A. N. Martins

DOUTORADO 1989

O ajustamento social na Esquizofrenia: um estudo retrospectivo

Itiro Shirakawa

MESTRADO 1988

Psicoses e puerpério: um estudo sobre a semiologia e a situação nosológica das chamadas Psicoses Puerperais

Julieta F R Silva

DOUTORADO 1988

Identificação de casos psiquiátricos em uma população idosa urbana, validade e aplicações do questionário de rastreamento psicogeriátrico para a detenção de distúrbios psiquiátricos na população idosa vivendo na cidade de São Paulo.

Sérgio Luis Blay

DOUTORADO 1986

Instrumentos padronizados para a avaliação da severidade da síndrome de dependência do álcool: um estudo no Brasil

Miguel R Jorge

DOUTORADO 1984

Influência dos fatores extra-farmacológicos sobre os efeitos de drogas psicotrópicas: um estudo com voluntários

José A. Del Porto

DOUTORADO 1981

Possíveis fatores determinantes da "boa"e "má viagem", induzidas pelo (-) delta-9-trans- tetrahidrocarabinol

Marcos P T Ferraz

 

(Webmaster: Denise Razzouk  Copyright 1994 - 2005, Universidade Federal de São Paulo)

No histórico do Departamento de Psiquiatria da EPM-UNIFESP, há o registro de que seu programa de doutorado começou em 1987, seus primeiros doutores foram:

Marco Antonio Pacheco Ferraz, doutorado em 1981. Orientado pelo Dr. Isac Karniol.

José Alberto Del Porto, doutorado em 1984, na área de Farmacologia.

Dr. Miguel Roberto Jorge, doutorado em 1986, orientado pela Dra. Jandira Masur.

Dr. Jair de Jesus Mari, doutorado em 1986, orientado pelo Dr. Michel Shepard na London University.

Esse grupo inicial de doutores formou outros doutores e mestres que, por sua vez, já estão formando outros doutores. Essa é a função básica da pós-graduação, formar novos pesquisadores que, progressivamente vão se desenvolvendo e formando outros. Esse é o ciclo venturoso da pós-graduação. Infelizmente, na cabeça de muitos, a pós-graduação virou uma forma de contar pontos com vistas ao mercado de trabalho, muito distante do que se pretende com ela. São freqüentes os casos de mestres e doutores que, depois de utilizarem os benefícios inerentes a titulagem, abandonam a pesquisa e a formação de novos profissionais. Não é o caso desse grupo da EPM que está muito ativo no ensino e pesquisa.

  1. Marco Pacheco de Toledo Ferraz tem nove mestrados concluídos e sete doutorados.

Doutorados:

1a: Sérgio Luiz Blay - 1988. Tem 12 mestrados e sete doutorados concluídos. 

1b. José Atílio Bombana – 1994.

1c. Gabriel Figueiredo -1996.

1d. Mário Teixeira – 1996.

1e. Márcia Gonçalves Assumpção – 2000.

1f.  Michele Selma Hahn – 2000.

1g.  Flávio Merino de Freitas Xavier – 2001.

     2. José Alberto Del Porto. Tem 4 doutorados registrados.

          2a. Albina Rodrigues Torres – 1994.

          2b. Andréa de Abreu Feijó de Mello – 2005

          2c. Patrícia Pinto Fonseca – 2006.

          2d.  Fernando Madalena Volpe – 2006

3. Miguel Roberto Jorge. Tem oito Mestrados e sete Doutorados concluídos.

             3ª. Luiz Antonio Nogueira Martins – 1994. Tem 11 Mestrados e 1 doutorado.

             3b. Márcia A. Menon – 1994.

             3c. Dartiu Xavier da Silveira – 1997. Tem quatro orientações de mestrado

             3d. Milma A. Miranda – 1999.

             3e. Benedito P. Bezerra – 2002.

             3f. Marsal Sanches – 2004.

             3g. Christina M. Morgan – 2005. 

4. Jair de Jesus Mari. Orientou 15 doutorados e 16 mestrados

                                  

                 4ª.  Itiro Shirakawa -1989

                 4b. Pedro Bustelo - 1994

                 4c.Almir Ribeiro Tavares Junior -1994

                 4d.  Isabel Altenfelder Santos Bordim -1996

                 4e.              Mauricio Silva de Lima – 1996

                 4f.   Cláudio Torres de Miranda -1996

                 4g.  Karla Vanessa Souza Soares -1997

                 4h.  Luiz Augusto Villano – 1998

                 4i.   Josué Bacaltchuk - 1999

                 4j.   Denise Razzouk - 2001-

                        +Doutorado Sam Kang - 2006

                 4l.   Paola Bruno de Araujo Andreoli – 2002

                 4m. Marcelo Feijó de Mello – 2002

                 4n.  Rodrigo Affonseca Bressan - 2003

                                    Ming Chi Shih -2006 -

                4º.    Maria Angélica Antunes Nunes -2003

                4p.  Ângela Christina César Terzian - 2006

                4q.  Paulo Roberto Zimmermann – 2006.   

 

Este é o primeiro artigo de uma série. Esperamos nos próximos acrescentarmos a produção de cada mestre e doutor com objetivo de destacar a fundamental importância da pós-graduação no crescimento científico da psiquiatria brasileira. (continua).                  


TOP