Volume 22 - Novembro de 2017
Editor: Giovanni Torello

 

Junho de 2005 - Vol.10 - N 6

Psicanálise em debate

Teorema
de Pasolini

Sérgio Telles
psicanalista e escritor

O filme de Pasolini foi lançado em 1968 no Festival de Veneza, quando recebeu o prestigiado prêmio do Office Catholique du Cinéma (OCIC). Sua exibição desencadeou grande polêmica na Itália. Ameaçado de prisão, Passolini foi atacado como “obsceno” pela direita e como “místico” pela esquerda. A Igreja Católica se viu obrigada a retirar o prêmio que lhe tinha dado.

A história é simples. Uma família da alta burguesia de Milão recebe inesperadamente um visitante, aparentemente um ser divino, anunciado por um suposto anjo. O visitante é visto lendo Rimbaud e Tolstoi, ouvindo o Requiem de Mozart e praticamente nada fala. É sua mera presença o que mobiliza a todos da casa - o pai, a mãe, o filho, a filha e a empregada. Eles são atraídos pelo visitante e o seduzem sexualmente. Tal como chegara, o visitante desaparece, deixando a vida de todos eles completamente revolucionada.

O texto completo deste artigo est no livro "O psicanalista vai ao cinema II", da Editora Casa do Psiclogo, So Paulo, 2008.


TOP