Volume 22 - Novembro de 2017
Editor: Giovanni Torello

 

Fevereiro de 2003 - Vol.8 - Nº 2

História da Psiquiatria

Mulheres na Medicina e na Psiquiatria Brasileira (Segunda Parte)

Dr. Walmor J. Piccinini

A presença das mulheres na psiquiatria brasileira começa a ser notada a à partir dos anos 60. As "residências médicas" , o aumento significativo de mulheres médicas, a aceitação gradativa pelo público desse novo profissional, junto com inúmeros outros ingredientes,contribuíram para que ocorresse uma expressiva natalidade médica feminina em geral. Partindo de dados coletados para o Índice Bibliográfico Brasileiro de Psiquiatria vou mostrar a presença da mulher na bibliografia psiquiátrica brasileira e destacar algumas profissionais . O volume de informação é muito grande por isso iremos por parte. Vamos começar pelas teses de doutorado. Registramos no ÍBBP 228 teses de doutorado. Dessas, 101 são de mulheres, nelas estão incluídas teses de enfermeiras e algumas de psicólogas e, inclusive historiadoras. O critério foi o assunto interessar aos psiquiatras. Certamente muitas teses não estão aqui e os motivos são vários, o mais simples é que não tive acesso às mesmas. (Receberei de bom grado qualquer informação que me permita ampliar o atual número). As teses de livre-docência eram poucas (5) e por isso as inclui com as teses de doutorado.

Resumindo. Não existe registro de mulheres alienistas na literatura por mim acessada. As primeiras profissionais a publicar em psiquiatria eram enfermeiras e outras profissões. As mulheres começam a despontar nos anos 60 e sua presença nos Cursos de pós-graduação é expressiva e crescente. Já começam a despontar várias mulheres orientadoras de mestrado e doutorado e muitas tem produção científica similar aos psiquiatras masculinos de nível internacional.

Doutorados defendidos por mulheres

  1. Abdo, Carmita Helena Najjar. Aspectos da sexualidade de uma população universitária. Doutorado,Tese-Fac.Med.USP. 1989; 1-274.
    Notes: Orientador: Professor José Roberto de Albuquerque Fortes
  2. Abdo, Carmita Helena Najjar. Interações iatro - patogênicas: uma contribuição ao estudo da psicologia médica. Tese,Livre-Docência-Fac.Med.USP. 1992; 1-253.
  3. Alencastre, Marcia Buchi. Como o pessoal auxiliar de enfermagem psiquiátrica vê o profissional enfermeiro:uma abordagem compreensiva. Doutorado,Tese. Fac.Enferm.Ribeirão Preto-USP. 1990; 1-94.
  4. Andrade, Laura H. Estudo do perfil sintomatológico de pacientes com transtornos de pânico e agorafobia com ataques de pânico. Doutorado,Tese-Fac.Med.USP. 1993; 1-152.
    Notes: Orientador: Professor Valentim Gentil filho
  5. Andrade, Mônica Pimenta de. As defesas psíquicas dos estudantes de Medicina. Doutorado, Tese. EPM-UNIFESP. 2000.
  6. Barbosa, Lívia N. de H. O Jeitinho Brasileiro: um estudo de identidade social. Doutorado,Tese. PPG Em Antropologia Social,Museu Nacional, Rio De Janeiro . 1986.
  7. Bassit, Ana Z. Histórias de Mulheres: O Envelhecimento sob a Perspectiva de Diferentes Cursos de Vida . Doutorado, Tese. Fac. Saúde Pública,USP. 1999; 1-224.
    Notes: Orientador Professor Arnaldo A. Franco de Siqueira
  8. Benetton, Maria José. A Terapia Ocupacional como Instrumento nas Ações de Saúde Mental. Doutorado, Tese. Dep Psiquiatria FMUNICAMP. 1994.
    Notes: Orientador Professor Itiro Shirakawa
  9. Bordin, Isabel A. S. Fatores de Risco para Comportamento Anti-Social na Adolescência e Início da Vida Adulta. Doutorado,Tese. EPM-UNIFESP. 1996.
    Notes: Orientador; Professor Jair de Jesus Mari
  10. Cabral, Maria Aparecida A. "Estudos descritivo de aspectos psicossociais de pacientes acometidos de artrite reumatóide tratados na Faculdade de Ciências Médicas". Doutorado, Tese. Fac.Ciências Med - UNICAMP . 1985.
    Notes: Orientador Prof. Dr. Joel Sales Giglio
  11. Calil. Helena M. Psicobiologia das depressões: importância do curso longitudinal da doença e a redescoberta dos quadros sazonais. Livre-Docência. Esc. Paulista De Medicina. São Paulo. 1966; 1-169.
  12. Campos, Maria Auxiliadora. O Hospital-Dia como alternativa assistencial em Psiquiatria:Opinião de Pacientes e seus Familiares. Doutorado, Tese. Fac.Med.Ribeirão Preto-USP-1986. 1986.
  13. Campos, Zuleika Dantas Pereira. O combate ao catimbó: práticas repressivas às religiões afro - umbandistas nos anos trinta e quarenta. Doutorado, Tese. História, UFPE. 2001; 2-301.
    Notes: Orientador: Professor Antonio Torres Montenegro.
  14. Carpentieri, Nilse Margarida. Modelo transacional de avaliação-intervenção mediante enfoque longitudinal: seguimento de caso único portador da síndrome de Down nos seus primeiros dez anos de vida. Doutoramento, Tese. Instituto De Psicologia Da USP. 1994; 1-227.
  15. Carvalho, Regina Maria Leme Lopes de. "Ludoterapia psicanalítica com crianças e adolescentes institucionalizados". Doutorado, Tese. Fac.Ciências Med - UNICAMP . 1992.
    Notes: Orientador Professor Roosevelt M.S. Cassorla
  16. Castillo, Ana Regina G. L. Tomografia por emissão de fóton único em crianças e adolescentes com transtorno obsessivo-compulsivo. Doutorado, Tese. Instituto De Psiquiatria-USP. 1999.
  17. Catafesta, Ivonise Fernandes da Motta. Intervenções no desenvolvimento psicológico: um trabalho preventivo. Doutoramento, Tese.Instituto De Psicologia Da USP. 1992; 1-224.
  18. Cavalcanti, Mabel Cristina Tavares. Conversando com a pessoa a ser amputada:uma contribuição à Psicologia Médica. Tese De Doutorado-F.C.M./UNICAMP. 1991.
  19. Cavalcanti, Maria Tavares. A trama no tear: sobre o tratar em psiquiatria. Doutorado, Tese. IP/UFRJ. 1997.
  20. Ceitlin, Lúcia H. Avaliação das Funções de Memória em Pacientes com Depressão Maior, Demência, por outras Etiologias e Indivíduos Normais: Elaboração de um Instrumento e Análise do Tipo e Magnitude do Desempenho. Doutorado, Tese-CPGCM-Fac. Med.UFRGS. 1995.
  21. Chaves, Ana Cristina. Diferenças entre sexos na evolução da esquizofrenia. Doutorado,Tese. EPM-UNIFESP. 1994.
    Notes: Orientador:Professor Itiro Shirakawa
  22. Chaves, Márcia. Tratamento Pós-Treino e Pré-Teste e suas Influências sobre o Processamento de Informação em Humanos e Algumas Implicações Clínicas. Importância de uma Bateria, para funções Corticais Superiores, no Diagnóstico Diferencial entre Depressão e Demência. Doutorado,Tese - CPGCM-Fac.Med.UFRGS. 1989.
  23. Conte, Fátima Cristina de Souza. Pesquisa e intervenção clínica em comportamento delinqüente numa comunidade pobre. Doutoramento,Tese. Instituto De Psicologia Da USP. 1996; 1-274.
  24. Correa, Maria Rita Almeida. Grupos de psicóticos crônicos em um centro de saúde: Um estudo descritivo, sob enfoque psicossocial. Doutorado, Tese. Fac. Ciências Médicas, UNICAMP. 1998; 1-220.
  25. Couto, Rita Cristina Carvalho de Medeiros. Nos corredores do Pinel: Eugenia e Psiquiatria. Doutorado, Tese. História Social. USP. 1999; 1-165.
    Notes: Orientador Professor Nanci Leonzo
  26. Cunha, Jurema A. Suicídio e Teste de Bender. Livre-Docência, Tese. Psicologia Clínica. PUC-RS. 1976.
  27. Duarte, Cristina S. Características de personalidade de mães de crianças com diagnóstico de autismo infantil: um estudo comparativo. Doutorado, Tese. EPM-UNIFESP. 2000.
    Notes: Departamento de Psiquiatria da Unifesp. Orientadora: Professor. Dra. Latife Yazigi
  28. Engel, Magali Gouveia. A Loucura na Cidade do Rio de Janeiro: idéias e vivências (1830-1930). Doutorado,Tese. Campinas: Instituto De Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Estadual De Campinas. 1995.
  29. Enumo, Sônia Regina Fiorim. Prevenção de deficiência mental: uma proposta metodológica para identificação e análise de ações preventivas; v.1. Doutoramento, Tese.Instituto De Psicologia Da USP. 1993; 1-122.
  30. Erthal, Regina Maria de Carvalho. O suicídio Ticuna na região do Alto Solimões-AM . Doutorado, Tese. Esc. Nac. Saúde Pública. Rio De Janeiro. 1998; 1-279.
  31. Fávero, Rachel Vilela. Estudo epidemiológico de sinais e sintomas psiquiátricos em um bairro de Ribeirão Preto. Doutorado,Tese-Fac.Med.Ribeirão Preto-USP. 1972.
  32. Fernandes, Fernanda Dreux M. Aspectos Funcionais da Comunicação de Crianças com Síndrome Autística. Tese De Doutorado -FFLCH-USP. 1995.
  33. Fernandes, Maria Inês Assumpção. De como emerge a questão do narcisismo e da alteridade no grupo operativo. Doutoramento, Tese- Instituto De Psicologia-USP. 1984.
  34. Ferri, Cleusa P. Cocaína: padrão de consumo e fatores associados à procura de tratamento. Doutorado, Tese. EPM-UNIFESP. 1999.
  35. Fraga, Maria de Nazaré de Oliveira. A prática de enfermagem psiquiátrica: subordinação e resistência . Doutoramento, Tese. Escola De Enfermagem De Ribeirão Preto.USP. 1992; 1-219.
  36. Friedrich, Sonia. Tentativas de suicídio na infância. Doutorado,Tese-Fac.Med.USP. 1989; 1-144.
    Notes: Orientador:Professor Eneida Baptistete Matarazzo
  37. Furlanetto, Letícia M. Transtornos depressivos em pacientes internados em hospital geral: diagnóstico e evolução. Doutorado, Tese. UFRJ.Psiquiatria, Psicanálise e Saúde Mental. 1998.
  38. Gomes, Maria Paula Cerqueira. A política de saúde mental na cidade do Rio de Janeiro. Doutorado, Tese. IP/UFRJ. 1999.
  39. Gorenstein, Clarice. Estudo da equivalência de dosagem de hipnóticos benzodiazepínicos. Efeitos residuais e sedação aguda. Tese De Doutorado-Instituto De Ciências Bio-Med-USP. 1984.
  40. Gorodscy, Regina C. A criança hiperativa e seu corpo: um estudo compreensivo da hiperatividade em crianças. Doutorado,Tese-Inst.Psicol-USP. 1990; 1-166.
  41. Grossmann, Rosi Mary. Aspectos do eletroencefalograma e eletrocardiograma durante crises de perda de fôlego: considerações a propósito de 35 casos. Doutorado,Tese-Fac.Med.USP. 1972.
    Notes: Orientador: Professor Walter Carlos Cardo
  42. Guardiola, Ana. Distúrbio de Hiperatividade com Déficit de Atenção:Um Estudo de Prevalência e Fatores associados em Escolares de 1a Série de Porto Alegre. Doutorado,Tese-Porto Alegre-UFRGS. 1994.
  43. Guertzenstein, Eda Zanetti. As depressões crônicas e as refratarias a tratamentos: análise crítica da indicação cirúrgica. Doutorado, Tese. Apresentada a Universidade De São Paulo. Faculdade De Medicina Para Obtenção Do Grau De Doutor. 1989; 1-304.
  44. Guimarães, Liliana Adolpho M. Saúde mental e trabalho em um segmento do operariado da indústria extrativa de mineração de ferro". Doutorado, Tese. Fac.Ciências Med - UNICAMP. 1992.
    Notes: Orientador Prof. Rachel Vilela Fávero
  45. Hahn, Michele Selma. "O processo de escolha de áreas de especialidade dos recém-graduados em terapia ocupacional: a opção pela Psiquiatria e Saúde Mental". Doutorado, Tese. Fac.Ciências Med - UNICAMP. 2000.
    Notes: Orientador Professor Marcos Pacheco Toledo Ferraz
  46. Hochgraf, Patrícia B. Alcoolismo feminino: comparação de características sócio-demográficas e padrão de evolução entre homens e mulheres alcoolistas. Doutorado, Tese-Fac.Med.USP. 1995; 1-112.
    Notes: Orientador: Professor Arthur Guerra de Andrade
  47. Jardim, Sílvia. Processo de Trabalho e Sofrimento Psíquico: O caso dos Pilotos do Metrô Carioca. Doutorado, Tese. IP-UFRJ. 1994.
    Notes: Orientador Professor João Ferreira da Silva Filho
  48. Kerr-Corrêa, Florence. Gravidez: aspectos psicológicos, sociais, e complicações obstétricas. Tese De Doutorado. Fac.Med.USP-Ribeirão Preto. 1979.
  49. Kirschbaum, Débora Isane Ratner. Análise Histórica das Práticas de Enfermagem no Campo da Assistência Psiquiátrica no Brasil, no Período Compreendido entre as Décadas de 20 e 50. Doutorado, Tese. Dep. Psiquiatria FMUNICAMP. 1994.
    Notes: Orientador Prof. M.A.A.Cabral
  50. Lancman, Selma. Loucura e Espaço Urbano: Um estudo sobre as relações Franco da Rocha-Juqueri. Doutorado, Tese. Departamento De Psicologia e Psiquiatria Da UNICAMP. 1995.
    Notes: Orientador Prof, Everardo Duarte Nunes
  51. Leal, Erotildes Maria. O Agente de Cuidado na Reforma Psiquiátrica Brasileira: Modelos de Conhecimento. Doutorado, Tese. Psiquiatria, Psicanálise e Saúde Mental. IP-UFRJ. 1999.
    Notes: Orientador Professor Luiz Fernando Dias Duarte
  52. Lima, Lucia Abelha. O processo de reforma psiquiátrica na Era da globalização: uma comparação à luz dos dados dos sistemas de saúde do Reino Unido e dos EUA. Doutorado, Tese. Apresentada a Escola Nacional De Saúde Pública Para Obtenção Do Grau De Doutor. 1999; 1-155.
  53. Lopes, Claudia S. Psychiatric Risk Factor For Drug abuse among adults in Rio de Janeiro. Doutorado, Tese. Epidemiologia. University of London, UL, London, Inglaterra. 1994.
    Notes: Orientador: ANTHONY MANN
  54. Lotenberg, Norma. Estudo da auto-estima em crianças enuréticas pelo método do Rorschach. Doutorado, Tese. EPM-UNIFESP. 1999.
    Notes: Departamento de Psiquiatria da Unifesp. Orientador: Professor Dr. Latife Yazigi
  55. Macfadden, Maria Adélia Jorge. "Contribuições da psicanálise contemporânea para o estudo das manifestações psicossomáticas". Doutorado, Tese. Fac.Ciências Med - UNICAMP. 1994.
    Notes: Orientador Professor Rachel Vilela Fávero
  56. Machado, Ana Lúcia. Espaços de representação da loucura: religião e psiquiatria. Doutorado, Tese. Escola De Enfermagem Da USP. 1999; 1-127.
  57. Machado, Maria Christina Lousada. Universo em desencanto: conceitos, imagens e fantasias de pacientes psiquiátricos sobre loucura e/ou doença mental. Doutorado,Tese. Inst.Psicol.USP. 1995; 1-439.
  58. Manente, Maria Luiza. Especialidade médica: estudo psicossocial. Doutorado,Tese. EPM-UNIFESP. 1997.
    Notes: Orientador:Professor. Latife Yasigi
  59. Matarazzo, Eneida B. Psicose epiléptica na infância e na adolescência. Tese,Livre-Docência-Fac.Med.USP. 1977; 259.
  60. Medeiros, Maria Heloisa da Rocha. A Reforma da Atenção ao Doente Mental em Campinas: Um Espaço para a Terapia Ocupacional. Doutorado, Tese. Dep. Psiquiatria. FMUNICAMP. 1994.
    Notes: Orientador Prof. E. de L.M. Smeke
  61. Meleiro, Alexandrina Maria Augusta S. O médico enquanto paciente: estudo comparativo com pacientes cardíacos de nível universitário, internados no Instituto do Coração. Doutorado,Tese. Fac.Med.USP. 1998; 1-291.
    Notes: Orientador: Professor. Carmita Helena Najjar Abdo
  62. Menon, Márcia A. Avaliação de fatores que se associam à indicação de internação em serviço de emergência psiquiátrica de hospital geral universitário. Doutorado,Tese. EPM-UNIFESP. 1994.
    Notes: Orientador Professor Miguel R. Jorge
  63. Milan, Elizabeth. Pré-eclâmpsia e eclâmpsia: estudo psiquiátrico comparativo em termos de anamnese herodológica. Doutorado,Tese-Fac.Med.USP. 1973; 1-138.
    Notes: Orientador: Professor Anibal Silveira
  64. Minzoni, Maria A. Assistência ao doente mental internado. Doutorado,Tese-Fac.Enferm.Ribeirão Preto-USP. 1975.
  65. Miranda, Mary Alves de. Transtorno obsessivo-compulsivo e comorbidade: um estudo caso-controle. Doutorado, Tese. EPM-UNIFESP. 1999; 1-200.
    Notes: Apresentada a Universidade Federal de São Paulo. Escola Paulista de Medicina para obtenção do grau de Doutor.
  66. Monteiro, Maristela G. Indicadores biológicos de dependência do álcool: utilidade para o diagnóstico, avaliação de severidade e seguimento terapêutico. Doutorado, Tese. EPM-UNIFESP. 1986.
  67. Moreira, Maria José Franklin. "Aprendendo com a experiência dos drogados". Doutorado, Tese. Fac.Ciências Med - UNICAMP . 1994.
    Notes: Orientador Professor Isac Germano Karniol
  68. Mylius, Ruth. Trajetórias Terapêuticas de Clientes de Serviços Psiquiátricos e adeptos da Umbanda. Um estudo sobre pluralismo. Doutorado, Tese. Saúde Coletiva. UERJ. 2000; 1-150.
    Notes: Orientador: Professor Jane Araújo Russo.
  69. Nappo, Solange A. "Baquêros" e "Craquêros": um estudo etnográfico sobre o consumo de cocaína na cidade de São Paulo. Doutorado,Tese- Fac.Med.USP. 1996; 1-304.
  70. Oliveira, Margareth da Silva. Eficácia da intervenção motivacional em dependentes do álcool . Doutorado, Tese. EPM-UNIFESP. 2000; 1-273.
  71. Passos, Sonia Regina Lambert. Nefazodone no Tratamento Ambulatorial da Dependência de Cocaína Inalada: um ensaio clínico duplo cego controlado com placebo. Doutorado,Tese, (Saúde Pública) - Escola Nacional De Saúde Pública. 2002.
  72. Peres, Maria Tourinho. O perigo na vida cotidiana:um estudo da relação entre doença mental e comportamento violento em uma comunidade litorânea da Bahia. Doutorado, Tese. Saúde Coletiva. UFBA. 2001.
    Notes: Orientador: Professor Naomar Monteiro de Almeida Filho.
  73. Pinsky, Ilana. Dirigir alcoolizado: perfil de risco entre jovens de São Paulo. Doutorado, Tese. EPM-UNIFESP. 1999.
    Notes: Departamento de Psiquiatria da Unifesp. Orientador: Prof Dr Ronaldo Laranjeira
  74. Pires, Maria Laura Nogueira. Disforia Pré-Menstrual: Evolução do Conceito, Dificuldades Diagnósticas e Aspectos Terapêuticos - Efeitos da Privação Parcial de Sono. Doutorado, Tese (Psicobiologia) - Universidade Federal De São Paulo. 1996.
  75. Pitta, Ana Maria Fernandes. Trabalho Hospitalar e Sofrimento Psíquico. Doutorado, Tese. Departamento De Medicina. USP. 1989.
    Notes: Orientador Professor Amélia Cohn
  76. Pompei, Maria Silvia. Avaliação da qualidade da assistência ambulatorial em saúde mental:um estudo das relações entre processo e resultado final. Doutorado,Tese-Fac.Saúde Pública. USP. 1996; 1(1):1-218.
  77. Portocarrero, Vera Maria. Dispositivo da Saúde Mental: uma metamorfose na psiquiatria brasileira. Doutorado,Tese. Inst.De Filosofia e Ciências Sociais. UFRJ. 1990; 1-213.
  78. Queiroz, Sueli de. Fatores relacionados ao uso de drogas e condições de risco entre alunos de graduação da Universidade de São Paulo . Doutorado, Tese. Fac. Saúde Pública - Dep. Prática De Saúde Pública Da USP. 2000; 1-191.
  79. Reis, Yeda. "A Psicodramaturgia na promoção da saúde mental de pacientes e ex-pacientes do hospital-dia do IPUB e na promoção da saúde mental de população não mórbida em idade escolar. Doutorado, Tese. Psiquiatria, Psicanálise e Saúde Mental. IP-UFRJ. 1998; 1-131.
    Notes: Orientadores: Jeremias Ferraz Lima
  80. Rotta, Newra T. Avaliação neurológica evolutiva, eletroencefalográfica e psicológica em crianças com rendimento escolar deficiente. Livre Docência. Fund.Univers.RS. 1975.
  81. Samaia, Helena Paula Brentani. Investigação molecular do gene do prion em pacientes com transtorno psicótico. Doutorado,Tese-Departamento De Psiquiatria Da Unifesp. 1998.
    Notes: Orientador: Prof Dr. Homero Pinto Vallada
  82. Santoantonio, Jaqueline. Estudo de características da personalidade de adolescentes com Lúpus Eritematoso Sistêmico por meio de Rorschach. Doutorado, Tese. Fac. Med. EPM-UNIFESP. 2001.
  83. Santos, Cacilda Cuba dos. Dislexia específica de evolução: a propósito de sessenta observações clínicas. Doutorado,Tese-Fac.Med.USP. 1969.
    Notes: Orientador: Professor João Carvalhal Ribas
  84. Scalco, Mônica Zavaloni. Uso de nortriptilina em idosas deprimidas hipertensas e normotensas: estudo da hipertensão ortostática, tolerabilidade e eficácia terapêutica. Doutorado,Tese-Fac.Med.USP. 1998; 1-158.
    Notes: Orientador: Professor Osvaldo Pereira de Almeida
  85. Scheinkman, Lilian. Delirium em idosos hospitalizados. Doutorado,Tese. IP/UFRJ. 1993.
  86. Scivoletto, Sandra. Tratamento psiquiátrico ambulatorial de adolescentes usuários de drogas. Rev. Psiquiat.Clin.São Paulo. 1998; 25(4):191-193.
    Notes: Tese de Doutorado defendida em 8 de outubro de 1997, na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Orientador : Prof. Dr. Arthur Guerra de Andrade
  87. Silva, Nívia Maria Bittencourt da. Estrutura e Dinâmica das Psicoses na teoria Lacaniana. Doutorado, Tese. Psiquiatria, Psicanálise e Saúde Mental.IP-UFRJ. 1990; 1-194.
    Notes: Orientador: Professor Eustachio Portella Nunes Filho
  88. Simiema, Janete. Contribuição para o estudo das estereotipias motoras na síndrome do autismo infantil. Doutorado,Tese-Fac.Med.USP. 1997; 1-132.
    Notes: Orientador: Professor Francisco Baptista Assumpção Júnior
  89. Soares, Karla Vanessa S. Discinesia Tardia Induzida por Neurolépticos: metanálise dos ensaios clínicos controlados. Doutorado,Tese. EPM-UNIFESP. 1997.
    Notes: Orientador:Professor Jair de Jesus Mari
  90. Solymos, Gisela Maria B. Estudo corte transversal e qualitativo de manifestações psicopatológicas não específicas em Vila Mariana, município de São Paulo. Doutorado, Tese. EPM-UNIFESP. 2000; 1-359.
    Notes: Apresentada a Universidade Federal de São Paulo. Escola Paulista de Medicina para obtenção do grau de Doutor.
  91. Souza, Alícia Regina N. Formação Médica, Racionalidade e Experiência: O discurso Médico e o Ensino da Clínica. Doutorado, Tese. IP-UFRJ. 1998.
    Notes: Orientador Professor Eustachio Portela Nunes Filho
  92. Straus, Lídia. "Síndrome hipercinética infantil; constante ou orgânica e situacional ou psicogênica". Doutorado, Tese. Fac.Ciências Med - UNICAMP. 1985.
    Notes: Orientador Prof. Dr. Isac Germano Karniol
  93. Torres, Albina Rodrigues. Figura e Fundo:um estudo de comorbidade do distúrbio obsessivo-compulsivo e distúrbios da personalidade. Doutorado,Tese.EPM-UNIFESP. 1994.
    Notes: Orientador: Professor José Alberto Del Porto
  94. Troian, Geraldine Nóbrega. A construção e a história do atendimento a crianças em perigo: análise de uma Instituição na França . Doutorado, Tese. Esc. Nac. De Saúde Pública. Rio De Janeiro. 1998; 1-170.
  95. Vaissman, Magda. Alcoolismo como Problema de Saúde no Trabalho: Avaliação de um Programa de Tratamento para Funcionários de uma Universidade do Rio de Janeiro. Doutorado, Tese. IP-UFRJ. 1996?.
    Notes: Orientador Professor Ana Maria Fernandes Pitta
  96. Venâncio, Ana Tereza A. O Eu Dividido Moderno: Uma análise Antropológica da Categoria Esquizofrenia. Doutoramento, Tese. IP-UFRJ. 1998.
    Notes: Orientador: Professor Luiz Fernando Dias Duarte
  97. Yamamoto, Kayoko. Estudo do método e resultados da psicoterapia preventiva da família . Doutoramento, Tese. Instituto De Psicologia-USP . 1990; 1-481.
  98. Yásigi, Latife. A prova de Rorschach,a especialização hemisférica e a Epilepsia. Livre-Docência-EPM-UNIFESP. 1994.
  99. Yoshida, Elisa Médici Pizão. Estudo de critérios psicodiagnóstico para indicação de psicoterapia
    breve . Doutoramento, Tese - Instituto De Psicologia-USP. 1989; 1-268.
  100. Yukimitsu, Maria Terezinha Cassi Pereira. Ensino e estágio em psicoterapia no Brasil: destaque para psicoterapia breve psicodinâmica . Doutoramento, Tese. Instituto De Psicologia Da USP. 1997; 1-290.
  101. Zilberman, Mônica L. Características clínicas da dependência de drogas em mulheres. Doutorado,Tese-Fac.Med.USP. 1998; 1-169.
    Notes: Orientador: Professor Arthur Guerra de Andrade

TOP