Volume 22 - Novembro de 2017
Editor: Giovanni Torello

 

Abril de 2003 - Vol.8 - Nº 4

O site do mês

Uso Compulsivo da Internet

Para esse mês sugerimos sites ou páginas que tratam do Uso Compulsivo da Internet; conceitos e polêmicas sobre nova eventual unidade nosológica. Trata-se de um quadro cada vez mais freqüente e se manifestando cada vez mais precocemente. Seria um novo diagnóstico ou uma apresentação tecnológica de um transtorno antigo?

A Psicologia do Ciberespaço (em inglês) é tratado minuciosamente por John Suler no site The Psychology of Cyberspace . Em espanhol, existe um site sobre monografias (Monografia.Com) que trata desse tema através do trabalho Adicção à Internet, de Omar Villanueva Meneses.

Psychosocial Parameters of Internet Addiction, de Rudolph G. Briggs, do Departamento de Psicotecnologia da Universidade de Albany tem uma página onde recomenda vários outros artigos. Internet Addiction Disorder: Causes, Symptoms,and Consequences é um artigo de Jennifer R. Ferris sobre esse tema que refere, no final, vários recursos da internet acerca da dependência da rede.

Também em espanhol, o site Psicologia On-Line traz brilhante artigo sobre La Adicción a Internet, de Nacho Madrid López. E Psiquiatria.Com traz artigo de Lourdes Estévez, Carmen Bayón, Alberto Fdez Liria e Javier de la Cruz, realçando os traços de personalidade dos internautas compulsivos por sexo, compras e jogos..

Sob forma de reportagem, sem o nome do autor, o site Las Drogas tem matéria intitulada Adicción a Internet, bastante didática. Ainda em forma de reportagem tem um artigo Adicción @ Internet, meio superficial mas explicativa.

O site Diário Vasco, em espanhol tem excelente artigo de Jorge Napal, sobre abuso de novas tecnologias, onde se pode ver melhor o chamado grupo de risco de “adicção” à Internet. A polêmica sobre ser ou não uma categoria diagnóstica também é abordada por Beatriz Lemelson, no site Los Andes, com o artigo ¿Una nueva enfermedad?

Em italiano, Serena Corbelli e Paola Volpintesta escrevem sobre isso, enfatizando a compulsão sexual na internet. O site é da Sociedade Italiana de Patologia Compulsiva. Uma outra máteria é I malati di Internet, de Umberto Galimberti, no site Republica.it.

Em nosso meio, Denise Razzouk publica em Psychiatry On-Line Brasil o tema Dependência de Internet: uma nova categoria diagnóstica? Tem ainda, em português, artigo em PsiqWeb, onde se apela para o neologismo “adicção”, na falta de um termo melhor. Ainda em português, tem uma matéria de Luciana Macedo, Internet na Veia, em forma de reportagem, muito boa. Em forma de reportagem também, Paulo Querido realça o empenho de psiquiatras portugueses nesse tema.


TOP