Volume 11 - Março de 2006
Editor: Giovanni Torello

 

Março de 2002 - Vol.7 - Nº 3

História da Psiquiatria

Vivências em Psicogeriatria: Uma contribuição para a história da psicogeriatria no Brasil tomando por base a produção científica coletada no Índice Bibliográfico Brasileiro de Psiquiatria.

Dr. Walmor J. Piccinini

Introdução

A Geriatria, como especialidade médica, é bastante recente no Brasil. A Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia foi fundada em 1961 por Roberto Segadas e é considerada o marco inicial dessa especialidade no Brasil. Em maio de 1969, no Rio de Janeiro, realizou-se o Primeiro Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia. O segundo Congresso realizou-se em Porto Alegre-RS.

Essa introdução é necessária para situar meus primeiros contatos com especialistas desta área. Por indicação do Prof. David Zimmermann, fui convidado a participar de um simpósio sobre Psiquiatria Geriátrica nas Primeiras Jornadas Argentino-Brasileiras de Gerontologia e Geriatria realizadas em maio de 1970 em Buenos Aires. Foi minha primeira experiência como palestrante em nível internacional e tive a oportunidade de conviver com grandes nomes da geriatria argentina e brasileira. No simpósio que participei tive meus primeiros contatos com o Dr. S. Mario Strejilevich, pioneiro da psicogeriatria argentina e dai nasceu uma amizade que durou até sua morte ainda jovem nos anos 80. Do lado brasileiro convivi com uma série de médicos que foram expoentes da Geriatria brasileira e que mais tarde se revezaram na presidência da SBG. ( Raul Penido Filho, Frederico Azevedo Gomes, Álvaro Barcellos, Ferreira, Enio Barcellos Ferreira, Arhon Hutz e outros.) O tempo é implacável e a maioria dos participantes, após fecunda atividade, não mais está entre nós.

Experiência Pessoal

Meu envolvimento com o atendimento psiquiátrico de idosos começou na Residência em psiquiatria na Clínica Pinel de Porto Alegre no período de 1965-67. No ano de 1968 fui convidado a ser o psiquiatra do Lar dos Velhos da Comunidade Israelita. Fiquei lá durante três anos e tive como companheiro de trabalho o Dr. Moacyr Scliar, que hoje é mais conhecido pelas suas qualidades de escritor. O Lar dos Velhos, fundado em 1966, era presidido pelo Dr. Maurício Seligman, homem sério e generoso que dedicou uma boa parte da sua vida na melhoria das condições de atendimento aos idosos. Vários psiquiatras deram sua contribuição nos cursos e palestras que organizamos naquele período. O Dr. Isacc Pechansky,professor e psicanalista, organizador do primeiro serviço de praxiterapia no Hospital São Pedro de Porto Alegre, participou de várias atividades e dava um enfoque psicanalítico na compreensão do idoso enfocando o mesmo e suas perdas de objeto. O dr. Moacyr Scliar publicou na Rev. Amrigs no vol.27(1);29-32 um trabalho sobre Urgências em Velhos que foi calcado na sua experiência como clínico do Lar dos Velhos.

Graças ao me trabalho com a comunidade israelita e o incentivo de colegas desenvolvi uma intensa atividade profissional dedicada a prestar serviços aos pacientes de idade avançada. O atendimento era feito no meu consultório e freqüentemente a domicílio onde, com apoio da família, montávamos uma infra-estrutura com atendentes, clínicos, assistentes sociais e acompanhantes terapêuticos. No final dos anos 60 e início dos 70 não existiam muitas opções, os hospitais dificultavam a internação de idosos alegando que exigiam muitos cuidados de enfermagem e complicavam sua administração. A Previdência Social não internava pacientes com mais de 65 anos. Os hospitais privados aceitavam o idoso desde que ele estivesse deambulando e pudesse cuidar de si mesmo. Os idosos, mesmo os mais necessitados terminavam sendo atendidos a domicílio onde era montada uma estrutura para atendê-los, isso tinha um custo que poucas famílias podiam enfrentar. Os menos aquinhoados materialmente eram cuidados por alguma enfermeira prática que os recebia em sua casa. Começaram aí os primeiros residenciais de idoso que hoje proliferam pelo país.

Nas palestras que costumávamos dar sobre o tema idoso, a primeira preocupação era mostrar o crescimento demográfico, a necessidade de se pensar em alternativas de atendimento e que o futuro iria exigir enormes recursos para atender a crescente população idosa. Passados 30 anos, constatamos que o país envelheceu e ainda se fala em preocupação com o atendimento futuro. Vamos empurrando o problema com a barriga até explodir a Previdência Social e inviabilizar o Sistema de Saúde.

Aspirações na Velhice

Prolongar a vida

Conservar a saúde e a energia pelo exercício e atividades gratificantes

Conservar-se como participante ativo do seu grupo social

Salvaguardar as prerrogativas de Propriedade, autoridade e Prestígio

Deixar esta vida com honra e dignidade.

Bibliografia dos primeiros tempos

Nos anos 60 a Bibliografia era bastante reduzida. Existia o livro do Cowdry que era um Texto básico de Geriatria. Em 1968 a Associação Psiquiátrica Americana publicou um report sob o título Aging in Modern Psychiatry edited by Alexander Simon e Leon J. Epstein. Este livro foi básico para orientar minhas idéias a respeito de assistência psiquiátrica a uma população crescente de idosos. Logo a seguir apareceu o livro da Simone de Beauvoir, "A Velhice: a realidade incômoda" editado pela Edit. Difusão Européia do Livro em 1970. Neste livro a autora fez um apanhado geral sobre a velhice nos mais variados aspectos. Vale a pena ser lido até hoje. Uma terceira publicação básica foi uma edição especial do British J. of Psychiatry (6). Recent developments in Psychogeriatrics. Edited by D.WK.Kay and Alexander Walk. Meu volume está com uma dedicatória especial de Sir Martin Roth que conheci no Simpósio de Psicogeriatria realizado no Rio de Janeiro em 1973. Certamente poderíamos citar outras publicações estrangeiras, mas não é objetivo deste nosso histórico. Vamos nos deter agora no que foi publicado no Brasil e com isso traçar um perfil dos psicogeriatras brasileiros. Os dados foram colhidos no Índice Bibliográfico Brasileiro de Psiquiatria.

O primeiro trabalho sobre o assunto é do Prof.Henrique Roxo. Perturbações mentais ligadas à arterioesclerose. Archivos Brasileiros de Psiquiatria e Neurologia (1906). O segundo é sobre - A doença de Alzheimer por Ulisses Vianna(1920) nos Arq.Bras. de Neuriatria e Psiquiatria. Depois desses dois trabalhos pioneiros, em 1960 Marcelo Blaya publicou Problemas Psiquiátricos em Geriatria nos Arq. Neuro-Psiquiatr. Em 1962, o Dr. Álvaro Medeiros, então residente de psiquiatria da Clínica Pinel de Porto Alegre publicou o artigo Tratamento psicoterápico em geriatria.

Nos anos 70 registramos apenas 5 trabalhos, entre eles um do Prof. Isacc Pechansky O velho e as perdas de objeto e um outro muito interessante do Prof. José Lucena: . Alguns aspectos da produtividade intelectual na terceira idade da vida em escritores brasileiros - Significação para a saúde mental.

Nos anos 80 começaram a se destacar vários autores que até hoje são destaques na Psicogeriatria do Brasil. Entre eles,Jerson Laks no Rio e Janeiro (UFRJ), Sérgio Luís Blay em São Paulo (Unifesp) e Osvaldo Pereira de Almeida em São Paulo e agora na Austrália.

Bibliografia Brasileira em Psicogeraitria

Até 1970

  1. Blaya, Marcelo. Problemas Psiquiátricos em Geriatria. Arq. Neuro-Psiquiatr. 1960; 18:176-184.
  2. Masera, A. Contribuição ao emprego de flufenazina em geriatria. Rev. Bras. Med. 1962; 19:348.
  3. Medeiros, Álvaro. Tratamento Psicoterápico em Geriatria . Rev. Arq. Clin. Pinel. 1962; 2(4):137-140.
  4. Piccinini, Walmor J. Involução Psicológica Senil. Jornada De Argentino-Brasileira De Geriatria e Gerontologia(1). 1970.
  5. Roxo, Henrique. Perturbações mentais ligadas à arterioesclerose . Archivos Brasileiros De Psiquiatria e Neurologia. 1906; 3(..):197-212
  6. Vianna, Ulisses. A doença de Alzheimer. Arq.Bras. De Neuriatria e Psiquiatria. 1920; 16(2):267-282.

De 1971 até 1980

  1. Bastos,Othon. Psicopatologia do envelhecimento. Rev.Senecta. 1980; 3(1):18-25.
  2. Carvalho, H. M. Psicopatologia do homen idoso. Rev. Psiquiatria Atual. 1971; 6(1):46-51.
  3. Costa e Silva, J. A. Problemas Psiquiátricos na Velhice. In Clínica Geriátrica. Liv. Atheneu, RJ e SP. 1975.
  4. Eizirik, Cláudio L. A Aposentadoria, A Institucionalização e as Perdas na Velhice. R. Psiquiatr.RS. 1980; 2(1):06-15.
  5. Leitão, Valter M. A Velhice no Homem e na Mulher:Aspectos Comparativos. R. Psiquiatr.RS. 1980; 2(1):38-42.
  6. Lucena, José. Alguns aspectos da evolução da psicogeriatria no Brasil. Rev. Neurobiologia, Recife. 1980; 43(3):299-328.
  7. Lucena, José. Alguns aspectos da produtividade intelectual na terceira idade da vida em escritores brasileiros - Significação para a saúde mental. J.Bras.Psiquiat. 1974; 23:291-311.
  8. Madalena, J. Caruso. Problemas no tratamento psicofarmacológico do velho. Rev. Psiquiatria Atual. 1973; 9(6):30-32.
  9. Oliveira, Waldonelli A. Envelhecer - o novo problema. Revista De Psiquiatria. 1976; 20(29):71-76.
  10. Pechansky, Isaac. O Velho e as Perdas de Objeto. Rev. De Psiquiat.Dinâmica. 1973; 9(1-4):16-28.
  11. Pechansky, Isaac. Psicoterapia do Velho: considerações gerais. R. Psiquiatr.RS. 1979; I(2):13-16.
  12. Pelicier, Yves. Modeles en Gerontologie et Geriatrie-Modele . Rev. ABP. 1980; 2(1):12-18.
  13. Piccinini, Walmor J. Contribuição ao Estudo da Neurose da Terceira Idade. R.Psiquiatr.RS. 1980; II(1):43-48.
  14. Rodrigues, U. S.; Lima, J. M., and Ferreira, P. C. A. Avaliação clínica geriátrica do bromazepam. A Folha Médica. 1978; 76(1):17-22.
  15. Rugna, R. B. and Traldi, S. Uso de maproptilina em pacientes idosos deprimidos; aspectos clínicos e eletrocardiográficos. 1978; A F6olha Médica(77):2.
  16. Sonenreich, Carol. Modificações psíquicas associadas à velhice. R.Temas,SP. 1979; 9(1):73-78.

De 1981 até 1990

  1. Aguiar, Wania Márcia and Dunningham, William. Depressão geriátrica:aspectos clínicos e terapêuticos. Arq.Bras.Med. 1993; 67(4):297-299.
  2. Almeida, Osvaldo Pereira de. Aspectos Gerais da Psiquiatria Geriátrica. In: Almeida,OP.,Dractu,L.,e Laranjeira,RR. Manual De Psiquiatria. Rio De Janeiro; Ed.Guanabara-Koogan. 1996; 236-249.
  3. Almeida, Osvaldo Pereira de. Idosos atendidos em serviço de emergência de saúde mental: características demográficas e clínicas. Rev. Bras. Psiquiatr. 1999; 21(1):12-18.
  4. Almeida, Osvaldo Pereira de. Instrumentos para a avaliação de pacientes com demência. Rev. Psiquiat. Clin. São Paulo. 1999; 26(2):78-89.
  5. Almeida, Osvaldo Pereira de. Manejo dos distúrbios de comportamento em pacientes demenciados. In: Forlenza,OV,Almeida,OP. Editors. Depressão e Demência No Idoso; Tratamento Psicológico e Farmacológico. São Paulo, Lemos Editorial,1997. 1997; 153-166.
  6. Almeida, Osvaldo Pereira de. Manejo farmacológico dos transtornos do comportamento em pacientes demenciados. Rev.ABP-APAL. 1998; 20(2):59-65.
  7. Almeida, Osvaldo Pereira de. Mini exame do estado mental e o diagnóstico de demência no Brasil. Arq. Neuro-Psiquiatr. 1998; 56(3B):605-612.
  8. Almeida, Osvaldo Pereira de. Neuropsicologia da Esquizofrenia de Início Tardio. Rev. Psiquiat. Biológica. 1995; 3(3):9-22.
  9. Almeida, Osvaldo Pereira de. Psychiatry morbidity in elderly epileptics. Psychiatry On-Line Brazil. 1997; 2(9):1.
  10. Almeida, Osvaldo Pereira de. Sex playing with the mind: effects of oestrogen and testosterone on moon and cognition. Arq. Neuro-Psiquiatr. 1999; 57(3a).
  11. Almeida, Osvaldo Pereira de. Sintomas psiquiátricos entre pacientes com demência atendidos em um serviço ambulatorial. Arq. Neuro-Psiquiatr. 1999; 57(4).
  12. Almeida, Osvaldo Pereira de and Almeida, Shirley A. Confiabilidade da versão brasileira da Escala de Depressão em Geriatria (GDS) versão reduzida. Arq. Neuro-Psiquiatr. 1999; 57(2b):421-426.
  13. Almeida, Osvaldo Pereira de and Bottino, Cássio. Em busca das causas da doença de Alzheimer. Rev. ABP/APAL. 1996; 18(4):117-124.
  14. Almeida, Osvaldo Pereira de; David, Anthony; Levy, Raymond, and Howard, Robert. "Insight"e os quadros paranóides de início tardio. Rev.ABP/APAL. 1995; 17(3):87-92.
  15. Almeida, Osvaldo Pereira de; Forlenza, Orestes Vicente; Lima, N. K.; Bigliani, V.; Arcuri, Silvia Maria; Gentile, M.; Faria, M. M.; Lourenço, C. C., and Oliveira, D. A. Psychiatric morbidity among the elderly in a primary care setting-report from a survey in São Paulo, Brazil. Int.J.of Geriatric Psychiatry. 1997; 12(7):728-736.
    Notes: Depto.de Psiquiatria da Fac.de Ciencias Médicas da Santa Casa de São Paulo-Brazil
  16. Almeida, Osvaldo Pereira de and Förstl, H. Epilepsy in the elderly. Rev.Paul.Med. 1992; 110(2):83-88.
  17. Almeida, Osvaldo Pereira de; Garrido, Regiane, and Tamai, Sérgio. Unidade para idosos ( UNID) do Departamento de Saúde Mental da Santa Casa de São Paulo: características clínicas de pacientes atendidos em nível ambulatorial. J. Bras. Psiquiat. 1998; 47(6):291-296.
  18. Almeida, Osvaldo Pereira de; Howard, Robert; Levy, Raymond, and David, Anthony. Psychotic state arising in late life (late paraphrenia).The role of risk factors. The British J.of Psychiatry. 1995; 166(2):215-228.
  19. Almeida, Osvaldo Pereira de; Jeste, DV.; Palmer, BW., and Harris-MJ. Early- vs. Late-onset schizophrenia: Is it time to define the difference? [1]. Am J. Geriatr. Psychiatry. 1998; 6(4):345-347.
  20. Almeida, Osvaldo Pereira de and Marcolin, Marco Antônio. Tratamento Farmacológico e Interações Medicamentosas em Pacientes Idosos. In: Marcolin,MA Editor. Rio De Janeiro, Ed.MedCi,1998. 1998; 1:247-274.
  21. Almeida, Osvaldo Pereira de; Ratto, Lilian, and Garrido, Regiane et al. Fatores preditores e conseqüências clínicas do uso de múltiplas medicações entre idosos atendidos em um serviço ambulatorial de saúde mental. Rev. Bras.Psiquiatr.
    . 1999; 21(3):152-157.
  22. Almeida, Osvaldo Pereira de and Shimokomaki, C. M. ApoE4 and Alzheimer's Disease in São Paulo. Arq. Neuro-Psiquiatr. 1997; 55(1):1-7.
  23. Almeida, Osvaldo Pereira de; Tamai, Sérgio, and Garrido, Regiane. Queixas sobre o dormir entre idosos: resultados de uma pesquisa numa clínica ambulatorial no Brasil. Int. Psychogeriatric. 1999; 11(1):47-56.
  24. Almeida, Osvaldo Pereira de; West, C. G.; Gildengorin, G., and Reed. D. Depressão e dinheiro em idosos. Quando o dinheiro faz diferença. J. Amer. Geriatric Soc. 1997.
    Notes: Múltiplas cartas
  25. Amendoeira, Maria Cristina Reis; Santa Rosa, Ana Lucia Cardozo de; Espínola, Norma Maria Gamarra, and Amendoeira, Paola da Silva. 0 sentimento de isolamento social em idosos de uma, instituição do Rio de Janeiro. Arq. Bras. De Psiquiatria, Neurologia e Medicina Legal . 2000; 95(75).
  26. Bastos, Othon. Alterações psicológicas e comportamentais do paciente senil: dimensão temporal do ser idoso. Rev.ABP/APAL. 1993; 15(3):95-98.
    Notes: Também publicado em Rev. Neurobiologia, Recife, 1993; 52(2)39-76
  27. Blay, Sérgio Luís; Bickel, H., and Cooper, B. Mental illness in a cross-national perspective. Results from a Brazilian and a German community survey among the elderly. Soc.Psychiatry Psychiatr.Epidemiol. 1991; 26(6):245-251.
  28. Blay, Sérgio Luís; Mari, Jair de Jesus; Ramos, Luiz R., and Ferraz, Marcos P. de Toledo. Validity of a Brazilian Version of the Mental Status Questionnaire as a screening test for Dementia Among elderly Urban Subject:A Pilot Study. Int.J.of Geriatric Society. 1991; 6(..):779-785.
  29. Blay, Sérgio Luís; Mari, Jair de Jesus; Ramos, Luiz R., and Ferraz, Marcos P. de Toledo. The Use of the Clinical Interview Schedule for the Evaluation of Mental Health in the Aged Community. Psychological Medicine. 1991; 21(2):525-530.
    Notes: Department of Psychiatry, Escola Paulista de Medicina, São Paulo, Brazil.
  30. Botega, Neury José and Schechtman, Alfredo. Censo Nacional de Unidades de Psiquiatria em Hospitais Gerais: I.Situação atual e tendências. Rev.ABP-APAL. 1997; 19(3):79-86.
  31. Bottino, Cássio M. C. and Castilho, ARGL. Terapêutica com benzodiazepínicos em populações especiais: idosos, crianças, adolescentes e gestantes. In: Bernik MA, Editor. Benzodiazepínicos: Quatro Décadas De Experiência.São Paulo: Edusp. 1999; 157-178.
  32. Busatto Filho, Geraldo; Garrido, Griselda EJ de; Cid, Carla Garcia; Bottino, Cássio M. C.; Camargo, Cândida H. P. de; Cheda, Célia M. D.; Glabus, Michael F.; Alvarez, Ana Maria M.; Castro, Cláudio Campi de; Jacob Filho, Wilson, and Buchpiguel, Carlos A. Padrões de ativação cerebral em idosos sadios durante tarefa de memória verbal de reconhecimento. Rev. Bras. Psiquiatr. 2001; 23(2):71-78.
  33. Chaves, D. P. L. Perfil Cognitivo de uma População de Idosos da cidade de Cruz Alta. Mestrado, Dissertação. CPGCM-Fac.Med.UFRGS. 1996.
  34. Chaves, Márcia and Izquierdo, Ivan. Demências. In: Rotinas De Psiquiatria. Ed, Artes Médicas, Porto Alegre. 1996.
  35. Chaves, Márcia and Izquierdo, Ivan. Differential diagnosis between dementia and depression:a study of efficiency increment. Acta Neurol.Scandinavia. 1992; 85:378-382.
  36. Coelho Filho, João Macedo and Ramos, Luiz Roberto. Epidemiologia do envelhecimento no Nordeste do Brasil: resultados de inquérito domiciliar . Rev. Saúde Pública. 1999; 33(5):445-453.
  37. Cordioli, Aristides V.; Pastorello, Marco A.; Prado Lima, Pedro A. S.; Viccari, R. M; Wainstein, Magaly; Fonseca, Anahy; Zimpel, Rogério; Pádua, Analuiza C., and Boabaid, Alexandre C. SETA: um programa computacional de apoio ao tratamento farmacológico dos transtornos afetivos. Rev.ABP/APAL. 1994; 16(2):84-88.
  38. Corrêa, Antônio Carlos de Oliveira. Depressão e poliqueixas no idoso. J.Bras.Psiquiat. 1997; 46(1):13-16.
  39. Corrêa, Antônio Carlos de Oliveira. Depressão e suicídio no idoso.Uma questão crucial em psicogeriatria. J.Bras.Psiquiat. 1996; 45(3):149-157.
  40. Corrêa, Antônio Carlos de Oliveira. A depressão nas pessoas idosas-Um estudo nosológico retrospectivo atual. J.Bras.Psiquiat. 1996; 45(6):335-343.
  41. Corrêa, Antônio Carlos de Oliveira. Psicogeriatria e ética. J. Bras. Psiquiat. 1996; 45(12):699-702.
  42. Cunha, Ulisses G. V. Diagnóstico e Tratamento da Depressão no Paciente de Risco-Idoso e Cardiopata. J. Bras. Psiquiat. 1993; 42(supl. 1):33s.-7s.
  43. Dourado, Márcia Cristina N and Podkameni, Angela B. Demência e subjetividade . Rev. Bras. Neurol. 2000; 36(3):85-89.
  44. Dunningham, William; Aguiar, Wania Márcia, and Valverde, José Eduardo. Estudo aberto preliminar sobre eficácia e segurança da Venlafaxina em pacientes idosos. J. Bras. Psiquiat. 1999; 48(1):9-13.
  45. Eizirik, Cláudio L. Rede Social,Estado Mental e Contratransferência: Estudo de uma amostra de Velhos da região Urbana de Porto alegre. Doutorado, Tese –CPGCM - Fac.Med-UFRGS. 1997.
  46. Eizirik, Cláudio L.; Goldim, José R.; Fonseca, Anahy; Gazal, Christina H.; Costa, Flávia M.; Piltcher, Renato; Gauer, Rosane; Santos, Tânia M; Liberman, Zelig; Ferreira, Eduardo D., and Zimpel, Rogério. Uma amostra de psiquiatras do Rio Grande do Sul e São Paulo: perfil demográfico e prática de consultório. Rev.ABP-APAL. 1993; 15(3):82-86.
  47. Engelhardt, Eliasz; Laks, Jerson, and Marinho, Valeska. Idosos Institucionalizados: Rastreamento Cognitivo. Rev. Psiquiatr. Clin. RJ. 1998; 25(2):74-79.
  48. Engelhardt, Eliasz; Laks, Jerson; Marinho, Valeska; Almeida, Adriano Francisco Craveiro de; Versiani, Márcio, and Rozenthal, Marcia. Depressão tardia, demência e pseudodemência. Rev. Bras. Neurol. 1998; 34(3):105-111.
  49. Engelhardt, Eliasz; Laks, Jerson; Marinho, Valeska, and Rozenthal, Marcia. Comprometimento de memória associado à idade. Revista Brasileira De Neurologia. 1999; 35(1-2):19-24.
  50. Engelhardt, Eliasz; Laks, Jerson, and Rozenthal, Marcia. A avaliação neuropsicológica nas demências. Revista Brasileira De Neurologia. 1995; 31(1):43-46.
  51. Engelhardt, Eliasz; Laks, Jerson, and Rozenthal, Marcia. A classificação das demências e os critérios para seu diagnóstico: correlação entre DSM-III-R, DSM-IV e CID-10. Revista Brasileira De Neurologia. 1995; 31(2):115-119.
  52. Engelhardt, Eliasz; Laks, Jerson, and Rozenthal, Marcia. Quantas demências degenerativas? Doença de Alzheimer e outras demências: considerações diagnósticas. Rev. Inform Psiq. 1998; 17(Supl.1):S10-S20.
  53. Engelhardt, Eliasz; Laks, Jerson; Von Poser, N. A. S.; Menkes, C.; Franco Neto, C. P. B., and Marinho, Valeska. Idosos jovens (young old): rastreamento cognitivo com o MMSE. Rev. Bras. Neurol. 1997; 33(5):241-247.
  54. Engelhardt, Eliasz; Laks, Jerson, and Rozenthal, Marcia. Idosos velhos (oldest old): rastreamento cognitivo com o MMSE. Rev. Bras. Neurol. 1997; 33(4):210-216.
  55. Engelhardt, Eliasz; Marinho, Valeska; Laks, Jerson; Figueira, Ivan, and Versiani, Márcio. A depressão de início tardio é preditor de demência? Rev. Bras. Neurol. 1998; 47(11):575-582.
  56. Ferreira, Silvana A. T. Qualidade de vida versus longevidade. A geriatria preventiva. Rev.Inform.Psiq. 1994; 13(4):132-135.
  57. Forlenza, Orestes Vicente. Antidepressivos tricíclicos no tratamento farmacológico dos transtornos depressivos em idosos. Rev. Psiquiat. Clin. São Paulo. 1999; 26(4).
  58. Forlenza, Orestes Vicente. Etiopatogenia da Depressão no Idoso. Rev. Psiquiat. Clin. São Paulo. 1994; 21(3):87-94.
  59. Forlenza, Orestes Vicente. Transtornos depressivos na doença de Alzheimer: diagnóstico e tratamento. Rev. Bras.Psiquiatr. 2000; 22(2).
  60. Gattaz, Wagner F.; Levy, Raymond; Cairns, Nigel J.; Foerst, Hans; Braus, Dieter F., and Maras, Athanasios. Distúrbio do metabolismo de fosfolípides na doença de Alzheimer. J. Bras. Psiquiat. 1996; 45(6):345-49.
  61. Guertzenstein, Eda Zanetti. Depressão e Demência: Diagnóstico Diferencial . Rev. Psiquiat. Clin. São Paulo. 1993; 20(2):69-71.
  62. Guimarães, Renato Maia; Freire Neto, João Bastos; Silva, Erik Augusto Costa e; Silva, Eurico Aparecido da, and Moura, Edmilson Bastos de. Depressão: a morbidade oculta em pacientes idosos cirúrgicos . Brasília Méd. 1997; 34(1-2):5-14.
  63. Huf, Gisele; Lopes, Claudia de Souza, and Rozenfeld, Suely. O uso prolongado de benzodiazepínicos em mulheres de um centro de convivência para idosos. Cad. Saúde Pública. 2000; 16(2).
  64. Kapczinski, Flávio. Memória e Padrões Cognitivos em Velhos: A influência da Depressão. Mestrado,Dissertação-CPGCM-Fac.Med.UFRGS. 1991; 1-106.
  65. Knijnik, Jair; Vasconcellos, Maria Cristina G.; Wilhelms, Fábio M.; Padilha, Rachel T.; Costamilan, Tânia B., and Eizirik, Cláudio L. Psicoterapia Psicanalitica de Grupo com Idosas . R. Psiquiatr.RS. 1995; 17(2):146-151.
  66. Laks, Jerson. Depressão nas demências e demência nas depressões. J.Bras.Psiquiat. 1991; 40(9):457-460.
  67. Laks, Jerson. Sintomas psiquiátricos na demência de Alzheimer - Correlação com gravidade do estudo cognitivo. Mestrado, Dissertação. IP/UFRJ. 1993.
    Notes: Orientador Prof Eliaz Engelhard
  68. Laks, Jerson; Almeida, Adriano F. C., and Caldas, Gustavo A. Depressão no Idoso. Rev.Inform.Psiq. 1994; 13(Supl.1):S23-S29.
  69. Laks, Jerson and Marinho, Valeska. O ambulatório de psiquiatria geriátrica no Instituto de Psiquiatria da UFRJ. J.Bras.Psiquiat. 1997; 46(10):543-546.
  70. Laks, Jerson; Marinho, Valeska; Rozenthal, Marcia, and Engelhardt, Eliasz. Se a Doença de Alzheimer não tem cura, para que tratar? :Estratégias psicofarmacoterápicas para a Doença de Alzheimer.ER. Rev. Inform.Psiq. 1998; 17(Supl.):S29-S32.
  71. Laks, Jerson; Munk, Márcia; Pessanha, Marta Rosa; Pinto, Sílvia Patrícia, and Engelhardt, Eliasz. Idosos com habilitação para dirigir veículos automotores: avaliação em um lar abrigado. J. Bras. Psiquiat. 2000; 49(10-12):399-404.
  72. Laks, Jerson; Rozenthal, Marcia, and Engelhardt, Eliasz. O que é Neuropsiquiatria Geriàtrica? J. Bras. Psiquiat. 1996; 45(10):571-575.
  73. Laks, Jerson; Rozenthal, Marcia, and Engelhardt, Eliasz. Sintomas psiquiátricos na doença de Alzheimer e sua relação com o estado cognitivo. Rev.Bras.Neurol. 1995; 31(5):225-234.
  74. Laks, Jerson; Vega, Úrsula; Silberman, Cláudia; Rozenthal, Marcia; Fortuneé, N. Nigri; Freitas, Regina C.; Machado, Mayse, and Engelhardt, Eliasz. Rastreamento cognitivo em idosos esquizofrênicos institucionalizados. Rev. Bras. Psiquiatr. 2000; 22(4):159-163.
  75. Leite, Rita de Cassia Burgos de Oliveira. O idoso dependente em domicilio . Mestrado, Dissertação. Escola De Enfermagem Da UFBA. 1995; 1-173.
  76. León, Letícia Marín; Giglio, Zula Garcia, and Giglio, Joel Sales. O idoso internado: percepções da equipe de saúde de uma unidade de psiquiatria. Rev. Inform.Psiq. 1998; 17(4):135-140.
  77. Lima, Carlos A. de Mendonça; Bertolote, José M., and Camus, Vincent. Tratamento psicofarmacológico de pessoas idosas: sobre algumas dificuldades ligadas à prescrição, particularmente dos antidepressivos. J. Bras. Psiquiat. 1999; 48(7):285-290.
  78. Lima, Carlos A. de Mendonça; Bertolote, José M.; Camus, Vincent, and Wertheimer, Jean. Organização de cuidados na psiquiatria da pessoa idosa: a Segunda Reunião de Concenso de Lausanne. J. Bras. Psiquiat. 1998; 47(6):269-274.
    Notes: Idéias, Debates e Ensaios.
  79. Lima, Carlos A. de Mendonça; Bertolote, José M., and Ramseier, Françoise. Garantia de qualidade num hospital-dia psicogeriátrico: os procedimentos da admissão. Rev. ABP-APAL. 1998; 20(2):39-44.
  80. Lima, Carlos A. de Mendonça; Bertolote, José M.; Wertheimer, Jean, and Campus, Vincent. Educação na psiquiatria da pessoa idosa: a terceira reunião de consenso de Lausanne. J. Bras. Psiquiat. 1999; 48(5):187-190.
  81. Lima, Carlos A. de Mendonça; Betens, O.; Camus, Vincent.; Simeone, I., and Wertheimer, Jean. Função Tireeoidiana em Pacientes Idosos Hospitalizados Durante um Ano no Hospital Psicogeriátrico de Lausanne. Rev.Psiquiat.Biológica. 1995; 3(2):3-40.
  82. Lima, Carlos A. de Mendonça and Camus, Vincent. Aging and Mental Health: Epidemiological Considerations. Rev.Psiquiat.Biológica. 1996; 4(4):193-198.
  83. Lima, Carlos A. de Mendonça and Camus, Vincent. Envelhecimento das populações e saúde mental. Rev.Inform.Psiq. 1995; 14(3):97-99.
  84. Lima, Carlos A. de Mendonça; Camus, Vincent; Antonioli, Daniel, and Wertheimer, Jean. Transtorno afetivo recorrente a ciclos rápidos em idosos: um subtipo clínico ou uma forma específica de transtorno bipolar? J.Bras.Psiquiat. 1997; 46(2):71-75.
  85. Lima, Carlos A. de Mendonça; Camus, Vincent; Lharras, N, and Ramseier, Françoise. Avaliação de um hospital dia psicogeriátrico: valor da duração média das hospitalizações . J. Bras. Psiquiat. 1999; 48(2):61-69.
  86. Lima, Carlos A. de Mendonça; Camus, Vincent; Schmitt, L.; Foulon, C., and Wertheimer, Jean. Delírio de gravidez em gerontopsiquiatria e melancolia: expressão clínica da síndrome de Cotard? Rev.Inform.Psiq. 1996; 15(4):125-127.
  87. Lima, Leonardo José Costa and Pasetchny, Nilza. Atividades em grupo: uma alternativa para inclusão social na terceira idade. Rev. Ter. Ocup. 1998; 9(1):37-42.
  88. Lima, Liliane D. Relações interpessoais na família de pacientes idosos com comprometimento psíquico grave. Mestrado, Dissertação. Instituto De Psicologia Social Da PUCRS. 2000.
  89. Lima, Maurício S. Epidemiologia do Uso de Drogas Lícitas e dos Transtornos Psiquiátricos Menores. Doutorado,Tese-EPM-UNIFESP. 1996.
    Notes: Orientador:Prof.Jair de Jesus Mari
  90. Lima, Maurício S.; Soares, Bernardo Garcia de Oliveira Soares, and Mari, Jair de Jesus. Saúde e doença mental em Pelotas, RS: dados de um estudo populacional . Rev. Psiquiat. Clin. São Paulo. 1999; 26(5).
  91. Lopes, Antônio Carlos and Del Porto, José Alberto. Transtornos afetivos e tiroidopatia . Rev. Psiquiatria Prát. Med. 2000; 33(3).
  92. Marinho, Valeska; Laks, Jerson; Figueira, Ivan; Engelhardt, Eliasz, and Versiani, Márcio. A depressão de início tardio é preditor de demência? J. Bras. Psiquiat. 1998; 47(11):575-582.
  93. Meira, Rômulo LC. Delirium no paciente idoso. Rev. Psiquiatria Prát. Med. 2000; 33(2).
  94. Moreira, Martha Cristina Nunes and Souza, Waldir da Silva. Na ordem dos discursos: notas epistemológicas sobre as aproximações entre o discurso geriátrico e o psiquiátrico na conjuntura brasileira . Physis (Rio J.). 1999; 9(2):49-73.
  95. Moreno, Doris H. Psicofármacos e direção. Rev.Psiquiat. Clin.São Paulo. 1996; 23-24(4/1-3).
  96. Nitrini, Ricardo. Epidemiologia da doença de Alzheimer no Brasil . Rev. Psiquiat. Clin. São Paulo. 1999; 26(5).
  97. Nóbrega, Antônio Augusto N. da. Prevalência de transtornos Psiquiátricos em Pacientes Dependentes do álcool em Dois Serviços Ambulatoriais Universitários do Estado de São Paulo. Mestrado,Dissertação-EPM-UNIFESP. 1994.
    Notes: Orientador Prof.Miguel R.Jorge
  98. Novaes, Renata. A comunicação do diagnóstico no paciente com Câncer. Mestrado, Dissertação. EPM-UNIFESP. 2001.
    Notes: Orientadora: Profa.Dr.Ana Chaves
  99. Okamoto, Ivan H. and Bertollucci, Paulo. Perda de memória no idoso. Rev. Psiquiatria Prát. Med. 2000; 33(1).
  100. Oliveira, Maria Rita. Depressão na velhice: aspectos epidemiológicos . Mestrado, Dissertação. Esc. Enfermagem, UFBA. 1993; 1-126.
  101. Piedade, Roberto Airthon Marques. Envelhecimento cerebral: contribuição da eletroencefalografia. Rev.Inform.Psiq. 1994; 13(4):136-138.
  102. Pinto, Daniel Mendes and Cruz, Amadeu Roselli. Diferenças entre os critérios de diagnóstico de dependência física a substâncias psicoativas pela CID-10 e DSM-III-R avaliadas em idosos usuários crônicos de laxantes. J.Bras.Psiquiat. 1997; 46(3):163-166.
  103. Pizzol, FD; Quevedo, João; Roesler, R.; Gomes, Fernando G., and Kapczinski, Flavio. Novas perspectivas no tratamento farmacológico da dem6encia do tipo alzheimer. Rev. Psiquiat. Biológica. 1997; 5(4):199-208.
    Notes: Centro de Memoria, Depto. Bioquim. Cie. Básicas Saúde, Departamento de Psiquiatria, Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brazil
  104. Ribeiro, Marcos Aurélio M.; Pietrobon, Ricardo Santos; Rockembach, Ricardo Antônio; Ratzke, Osmar, and Costa, Paulo Afonso Bracarense. Prevalência da Depressão em Idosos Institucionalizados em Tempo Integral. Rev. Psiquiat. Clin. São Paulo. 1994; 21(1):4-8.
  105. Rocha, Fábio Lopes. Depressão no Idoso. J. Bras. Psiquiat. 1993; 42(9):483-90.
  106. Rosa, Tereza Etsuko da Costa. Determinantes da capacidade funcional de idosos residentes no Distrito de São Paulo . Mestrado, Dissertação. Fac. Saúde Pública. Departamento De Nutrição-USP. 1999; s.n.:1-182.
  107. Samaia, Helena P. B. and Vallada Filho, Homero Pinto. Aspectos genéticos da doença de Alzheimer . Rev. Psiquiatria Prát. Med. 2000; 33(2).
  108. Sanches, Marsal; Freirias, Andrea; Menon, Marcia A, and Custódio, Osvladir. Uso de psicofármacos em pacientes idosos . Rev. Psiquiatria Prát. Med. 2000; 33(4).
  109. Scalco, Mônica Zavaloni. Manejo da depressão em idosos hipertensos. Rev. Psiquiatria Prát. Med. 2000; 33(1).
  110. Scalco, Mônica Zavaloni. Terapêutica Antidepressiva nos Idosos. Rev. Psiquiat. Clin. São Paulo. 1995; 22(1):19-23.
  111. Scheinkman, Lilian. Delirium em idosos hospitalizados. Doutorado,Tese-IP/UFRJ. 1993.
  112. Scheinkman, Lilian and Bueno, J. Romildo. Depressão no Idoso: Manejo Farmacológico. J. Bras.Psiquiat. 1992; 41(3):129-35.
  113. Stoppe Júnior, Alberto. Aspectos Clínicos da Depressão em Idosos. Rev. Psiquiat. Clin. São Paulo. 1994; 21(4):121-8.
  114. Stoppe Júnior, Alberto and Louzã Neto, Mário Rodrigues. Depressão na terceira idade: apresentação clínica e abordagem terapêutica. São Paulo, Lemos Editorial. 1991.
  115. Tamai, Sérgio. Efeitos sobre o desempenho cognitivo do tratamento da insuficiência cardíaca congestiva em idosos. Doutorado, Tese Instituto De Psiquiatria-USP. 1999.
  116. Tamai, Sérgio. Epidemiologia do envelhecimento no Brasil. In: Forlenza,OV,Almeida,OP. Editors. Depressão e Demência No Idoso; Tratamento Psicológico e Farmacológico. São Paulo, Lemos Editorial,1997. 1997; 11-24.
  117. Tavares Júnior, Almir Ribeiro. Delirium e Demência. In: Pimenta LG, Petroianu A. "Clínica e Cirurgia Geriátrica".
    Editora Guanabara Koogan, Rio De Janeiro. 1999; 142-152.
  118. Tavares Júnior, Almir Ribeiro. Demências. In: Pedroso ERP Et Al. "Clínica Médica - Os Princípios Da Prática Ambulatorial". Editora Atheneu, Rio De Janeiro. 1993; 436-444.
  119. Vasconcellos, Maria Cristina G. A velhice na sociedade moderna: imagens e práticas ideológicas. Mestrado,Dissertação-Programa De Pós Grad.Em Antropologia Social-UFRGS. 1996.
  120. Veras, Renato Peixoto. País jovem com cabelos brancos. Rio De Janeiro, Relume-Dumará. 1994.
  121. Veras, Renato Peixoto and Murphy, E. The mental health of older people in Rio de Janeiro. Int.J.of Geriatric Psychiatry. 1994; 9:285-295.
  122. Xavier, Flávio Freitas. Prevalência de Declínio Cognitivo Associado ao envelhecimento em uma população de idosos com mais de 80 anos residentes na comunidade. Mestrado, Dissertação. EPM/UNIFESP. 1999; 1-102.
    Notes: Departamento de Psiquiatria da Unifesp. Orientador: Prof Dr. Marcos P.T. Ferraz
  123. Xavier, Flávio Freitas; Ferraz, Marcos P. de Toledo; Bertollucci, Paulo; Poyares, Dalva, and Moriguchi, Emílio H. Episódio depressivo maior, prevalência e impacto sobre qualidade de vida, sono e cognição em octogenários. Rev. Bras. Psiquiatr. 2001; 23(2):62-70.

(continua)


TOP