Volume 11 - Março de 2006
Editor: Giovanni Torello

 

Abril de 2002 - Vol.7 - Nº 4

O site do mês

 

O site do mês será destinado às páginas que tratam de Medicina Paliativa. Existem, infelizmente, muitas doenças e situações médicas onde ainda não tem sido possível a cura mas, nem por isso, a Medicina deve se acomodar e negligenciar o muito que tem para ser feito. Para essa delicada tarefa médica, muitas vezes o psiquiatra é convocado, motivo pelo qual inclímos na edição de POL-Br desse mês.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, Cuidados Paliativos são aqueles que consistem na assistência ativa e integral a pacientes cuja doença não responde mais ao tratamento curativo, sendo o principal objetivo a garantia da melhor qualidade de vida, tanto para o paciente como para seus respectivos familiares.

A Medicina Paliativa nasceu da necessidade de melhorar a qualidade de vida dos pacientes para os quais a cura não é mais possível e a qualidade de vida está ou estará em breve deteriorada. O objetivo concreto dessa área da saúde é aliviar os sintomas decorrentes de doenças degenerativas, crônicas e refratárias, favorecer o melhor possível as atividades do paciente, oferecer adequada atenção emocional e social, tanto ao paciente quanto à própria família.

É grande o número de sites sobre Medicina Paliativa em espanhol e, infelizmente, poucos em português.

Revista de Medicina Paliativa, editada em espanhol, com muitas edições e artigos na íntegra, destacando-se os artigos do congresso de medicina paliativa.

Medicina Paliativa, Orgão Oficial da Sociedade Espanhola de Cuidados Paliativos, com apenas 3 edições da revista, porém divulgando artigos muitíssimo interessantes.

MedSpain - Control de Síntomas en Medicina Paliativa, apenas um artigo mas muito didático sobre controle da dor.

Cuidados Paliativos (1), um site em espanhol com muitos artigos e destaque especial para um programa de Hospitalização Domiciliar.

Cuidados Paliativos (2) é um artigo da Universidade do Chile bastante sintético e didático.

Salvador Pániker, filósofo, publica interessante artigo sobre Medicina Paliativa e Eutanásia.


TOP