Volume 22 - Novembro de 2017
Editor: Giovanni Torello

 

Julho de 2001 - Vol.6 - Nº 7

O site do mês

De acordo com a Harris Interactive, 77% dos usuários da Internet procuram por informações relativas à saúde, a maioria delas fazendo pesquisas com palavras-chave para doenças específicas. Uma das piores coisas que vimos foram sites que vendem kits para teste de HIV que podem ser usados em casa.

Acupuntura, Cromoterapia, Florais de Bach, Masagem holística, Equilibrio energético, Banhos de barro, Hidroterapia, Numerologia, Renki, etc, etc. Existem mais de 650 correntes de Medicina Alternativa, que vão desde curas baseadas em preceitos religiosos sectários, magia e ocultismo, até o uso de métodos pseudocientíficos, quase científicos ou ainda não inteiramente comprovados cientificamente (referência). Vamos fazer no site do mês de julho, um apanhado sobre páginas céticas e de anti-charlatanismo.

1 - QuackWatch

O QuackWatch em Português, dirigido por Gilson C. Santos. Trata-se de um site muitíssimo bem elaborado e que precisa de colaboradores. Ali temos análises críticas bem estruturadas sobre, por exemplo:

Ortomolecular,

Manejo Inadequado em Psicoterapia,

Produtos de Auto-Ajuda,

Charlatanismo com os Aparelhos de Eletrodiagnóstico e muitos outros.

Tem também o QuackWatch em Inglês (original), que trata, entre outros tantos tópicos de:

Acupuncture,

Algae Products: False Claims and Hype,

Science vs "Alternative" Methods, etc.

2 - Fórum cético

O Fórum Cético Brasileiro também é muito bom, mas os artigos são mais profundos. Já a Associação Céticos de Portugal tem mais artigos, incluindo um muito bom sobre Medicina Alternativa.

3 - Sociedade Brasileira de Céticos e Racionalistas

A Sociedade Brasileira de Céticos e Racionalistas é um dos sites com maior número de referências. Em sua secção de Artigos sobre Pseudociência e Racionalismo Científico, tem muitos artigos interessantes, como um conjunto de artigos de Sabbatini sobre Medicina Alternativa:

Curas milagrosas e a Medicina,

Porque a Homeopatia Funciona,

Alternativas à Medicina e

A Medicina Proibida.

Mas tem também sobre Paranormalidades e outras práticas esotéricas.

4 - Paranormal e Pseudociência em Exame

Paranormal e Pseudociência em Exame também discorre solidamente sobre a paranormalidade, pe. Quevedo e afins. Um bom site com definições sobre vários temas pseudo-científicos. Trata do chamado "ceticismo científico" (diferente do ceticismo filosófico e epistemológico), uma ferramenta muito útil que nos permite uma análise crítica e moderna do Paranormal, Pseudociência e todos aqueles fenômenos ditos "fronteiriços", que ocorrem em áreas à margem da ciência.

5 – Dicionário Céptico

Esse é o ponto alto; o Dicionário Céptico. Bem explicativo com outros links, vale a pena ver e alguns termos têm descrições hilárias.

Se você quer ver como a Internet aceita qualquer coisa, veja alguns produtos à venda nos EUA que oferecem até a Cura de Todas as Doenças.


TOP