Volume 22 - Novembro de 2017
Editor: Giovanni Torello

 

Junho de 2001 - Vol.6 - Nº 6

O site do mês

 

Dr. Geraldo José Ballone

Neste mês selecionamos um bom material sobre PSICOFÁRMACOS, destacando as INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS. Infelizmente o Brasil é muito pobre nesses tipos de informações pela Internet. Em compensação, conseguimos destacar sites norte-americanos excelentes, os quais devem fazer parte do computador de cabeceira do psiquiatra clínico.

Alguns sites respondem on-line a consultas sobre dois ou mais medicamentos, outros ensinam e reciclam os conhecimentos nessa área.

Sites em Inglês para consulta:

1 – DrugDigest é o mais prático e fácil de lidar entre todos que vi. Você seleciona os produtos que quer ver a interação e pronto. Além das interações, podemos usar o search sobre qualquer produto e temos uma monografia completa.

2 - DrugChecker é também um site de consultas para interações, porém, um pouco mais complicado que o anterior, mas tem todas informações necessárias.

3 – Food Medications Interactions – Esse site oferece um software de interações medicamentosas pago, atualizável e com desenho facílimo de se mexer, mas é pago.

4 – Personal Health Zone - este site mostra facilmente uma série de interações medicamentosas, entretanto, só dos produtos previamente catalogados (não tem como pesquisar uma droga que você queira)

5 – Party Smarty Marty - para ver interações só de drogas recreacionais. Muito bom em época de Ecstasy.

6 – Harvard Medical School – Harvard School tem o site Drug Resource Center, exelente para pesquisa de medicamentos, embora não seja possível consultar interações a monografia dos produtos é muito boa.

7 – FDA – Neste site tem absolutamente tudo sobre drogas. Para saber o que o FDA recomenda sobre interações, uma boa página é Food & Drug Interactions, que analisa as interações por grupos farmacológicos e alimentos. Mas existem trocentas opções; entre em search e digite interactions.

8 - Drug Information do Medline Plus também oferece informações detalhadas sobre medicamentos, fácil de consultar, embora não tenha especificamente como consultar interações.

9 – Interactions in the Elderly - página para entender bem o P450 e interações de antidepressivos no envelhecimento.

10 – The P450 Web Sites - para pessoas mais especializadas, uma relação de sites que esmiúçam os estudos do Citocromo P450

Em Português também temos alguma coisa.

1 – Interactio – trata-se de um software em português de medicamentos nacionais, muito bom para consultas rápidas de interações. Deve estar instalado, quase obrigatoriamente, no computador do consultório do psiquiatra. Custa R$89,00, é excelente e tem mais de 6.000 interações. Você pode instalá-lo para teste de avaliação gratuitamente. Vale a pena.

2 – Paulo Mattos – excelente conjunto de slides preparados pelo professor Paulo Mattos, da UFRJ, sobre interações medicamentosas com finalidade (muito) didática.

3 – Almir da Fonseca – Almir coloca à disposição um site para pesquisa de interações. Trata-se de seu livro eletronicamente colocado à disposição. Fácil de consultar.

4 – Eduardo Borges De Melo – Esse autor, de Rio Preto, tem uma página didática sobre interações, é teoria didática. Não trata especificamente dessa ou daquela droga, mas é uma aula sobre interações.

5 – Interações medicamentosas em Cardiologia - para quem faz psiquiatria clínica, notadamente em geriatria, tem essa página de Eduardo Giusti Rossi, Max Grinberg e George Washington B. Cunha muitíssimo didática sobre interações em cardiologia com destaque para muitas drogas da psiquiatria.

6 – Citocromo P450 - para aprender sobre o Citocromo P450.


TOP