Volume 22 - Novembro de 2017
Editor: Giovanni Torello

 

Abril de 2001 - Vol.6 - Nº 4

O site do mês

 

Dr. Geraldo José Ballone

Para abril nossa atenção vai para Estatísticas e Epidemiologia em psiquiatria na Internet. Consultamos, mais especificamente, o site da OMS (WHO) e da Health and Human Services dos EUA, nos quais procuramos facilitar a navegação para encontro de temas psiquiátricos.

Os artigos de psiquiatria publicados pela WHO de 1991 à 2000 trazem inúmeros temas de interesse. Mas há também um Catálogo de Saúde em Geral mais completo, de Acidentes e Ética, até Medicina de Viagens, passando por Imagens de Diagnóstico e Abuso de Substâncias.

Além disso, você pode consultar a Library on Line da OMS (WHOLINK) de onde se vai para o Search da Lista. Colocando-se a palavra chave "mental" surge uma vasta lista de publicações.

Na Health and Human Services dos EUA, a página de epidemiologia traz dados norte-americanos, mas todo conteúdo do Site é interessantíssimo.

Quem quer ver artigos atuais de epidemiologia deve consultar o site Epidemiology. Ai pode-se colocar o nome da doença em questão em um quick search e vapt-vupt, surgem muitos artigos a respeito. Outro site com search prático para consultar artigos sobre estatística médica é o International Journal of Epidemiology.

O The Milbank Quarterly é um site dirigido à saúde pública, também com inúmeras edições dessa revista com Full Text sobre epidemiologia. Mas não tem search, o que dificulta um pouco.

Em português encontramos o site da Fundação Nacional de Saúde, o qual, em sua secção de Vigilância Epidemiológica, mostra uma série de estudos (menos de psiquiatria). Vamos encontrar alguns estudos epidemiológicos do Brasil em páginas avulsas, como por exemplo:

Doença de Alzheimer,

Transtornos Mentais em S. Paulo,

Incidência de Diagnóstico do Ambulatório de Psiquiatria da USP.

No site do Ministério da Saúde, onde pretendia encontrar o acervo mais completo de dados epidemiológicos em saúde mental, justo a página do Centro Nacional de Epidemiologia não funciona, mas o Departamento de Informática do SUS, é bastante completo em números globais, mas não encontrei epidemiologia nacional de transtornos mentais por entidade nosográfica (se alguém encontrar, favor avisar).


TOP