Agosto de 2000 - Vol.5 - Nš 8
História da Psiquiatria
Voando
sobre a História da Psiquiatria
Walmor J. Piccinini
Estamos iniciando neste mês de agosto de 2000, a
convite do nosso editor de Psiquiatria Online, Dr. Giovanni Torello,
uma seção de História da Psiquiatria. Esperamos
contar com a colaboração de todos com achados históricos
da sua cidade, região ou estado. Publicar na internet é
diferente do que publicar numa Revista especializada, há
mais liberdade para fotos, links já existentes e outras aplicações.
Um bom exemplo pode ser encontrado no trabalho do Prof. Renato M.
Sabbatini <http://www.epub.org.br/cm/n04/historia/shock.htm> ou ainda no trabalho do Prof. Paulo
Dalgalarrondo <http://www.epug.org.br/cm/n01/dalga/dalga1.htm>
A Psiquiatria, como especialidade médica, tomando
Philippe Pinel (1745-1826) como seu marco inicial, estaria completando
duzentos anos. A loucura, seu objeto de estudo é tão
antiga quanto a do homem na face da terra. A psiquiatria nasceu
dentro dos asilos e da necessidade de abrigar, proteger, cuidar,
investigar, diagnosticar e tratar os indivíduos que da loucura
fossem acometidos. Fica bastante claro que os loucos existiam antes
do que os psiquiatras, e que a loucura representa um tremendo desafio
para todos interessados em estudá-la. Tanto a loucura é
um desafio que muitas outras áreas do conhecimento se associam
neste processo de investigação dos seus segredos.
Filósofos, sociólogos, antropólogos, neuroscientistas,
psicofarmacologistas São apenas os mais notáveis nesta
luta.
Extraímos de Machado de Assis a afirmação
do "alienista", dr. Simão Bacamarte a frase "pensava
que a loucura fosse uma ilha, mas é um continente" .
Continente envolvido em brumas que aos poucos são penetradas
pelas luzes da ciência que permitem certa visibilidade sobre
sua forma, geologia, composição o que permite que
nos afastemos das idéias mágicas ou preconceitos sobre
suas origens e significado.
( Aparentemente nosso Machado de Assis criou o personagem
do alienista parodiando o Dr. José da Cruz Jobim , primeiro
médico a cuidar dos loucos no Hospício Pedro II, diretor
da Faculdade de Medicina e e que virou senador do império
pelo Estado do Espírito Santo. Como senador monarquista conservador
fez severas críticas aos estudantes de Direito de São
Paulo e Machado foi em defesa dos mesmos. Assim Praia Vermelha virou
a Casa Verde, Rio de Janeiro passou a ser Itaguaí e o desafeto
de M. de Assis, o nosso Dr. Jobim.
A conseqüência disto é que até
hoje o alienista segue causando estragos e permitindo que alguns
o utilizem como forma de crítica a um determinado tipo de
psiquiatra)
Terminada a Segunda Grande Guerra Mundial aceleraram-se
as mudanças positivas na psiquiatria, o surgimento dos antipsicóticos
e antidepressivos aceleraram o esvaziamento dos grandes hospitais.
O Action for Mental Health do Pres. Kennedy estimulou a assistência
ambulatorial e comunitária com o conseqüente surgimento
de novas técnicas psicoterápicas e novas abordagens
terapêuticas. Saímos de uma psiquiatria sem diagnóstico
para uma psiquiatria com diagnóstico e surgiram questionamentos
fundamentados sobre a psicanálise.
No momento em que parte das brumas que envolviam a loucura
começavam a dissipar-se surgiu o movimento chamado de antipsiquiatria
que sacudiu os ambientes universitários e o grande público.
Os psiquiatras que vinham revolucionando o atendimento do doente
mental ficaram na defensiva e pelo que vivi pessoalmente, muito
irritados.
O primeiro a se lançar contra a concepção
psiquiátrica de doença mental foi Thomas Szazs com
seu "Mito da Doença Mental". Szaz era um psicanalista
húngaro de extrema direita, que não aceitava grupo
por lembrar socialismo que virou "guru" de certa esquerda
brasileira. Sua idéia era simples, se houvesse lesão,
era caso neurológico, se fosse problema de conduta a lei
resolveria, o tratamento seria psicológico e os psiquiatras
não tinham nada a fazer.
A ele se seguiram David Cooper, Ronald Laing e A . Esterson
. Com pequenas diferenças eles encontraram os culpados pela
doença mental. A família e a sociedade. Laing defendeu
a concepção da metanóia; viagem interior em
que a doença mental constitui a única maneira de escapar
à ação alienante da sociedade.
Basaglia e seu grupo de seguidores acrescentou a concepção
política. A sociedade é o flagelo essencial e ela
é que deve ser combatida. Aí surgiu a Lei 180 da Reforma
Italiana tão cara ao movimento antimanicomial brasileiro,
que já foi antiasilar, mas esta palavra perdeu a força
política e teve que ser abandonada. Basaglia coloca o condenado
do direito comum, o preso político e o louco num mesmo grupo
em condições carcerárias idênticas.
Certamente é um fato notável neste processo
histórico o surgimento desta corrente de pensadores que resolveram
o problema da loucura afirmando que ela não existia e que
era uma criação dos psiquiatras a serviço de
uma burguesia em ascensão. O mais incrível ainda foi
constatar a adesão de alguns psiquiatras a estas idéias.
Foucault deixa bem claro isso quando afirma " caminho aprisionador
sobre a loucura, qual seja a que submete a experiência radicalmente
singular de enlouquecer à classificações terapêuticas
ditas científicas; submissão da singularidade da norma
da razão e da verdade do olhar psiquiátrico, rede
de biopoderes e disciplinas que confirman o controle social do louco".
Alguns autores brasileiros repetem estas afirmações
usando palavras diferentes. (Birman,J. 1978) "Se a alienação
é moralmente produzida, como pode ser caracterizada como
uma doença?" Já Serra,(1979) é bem mais
explícito "as espécies patológicas foram
produzidas pela psiquiatria a partir da maneira como ela organizou
os asilos, da maneira que ela selecionou aquelas que deveriam ser
recolhidas". O mesmo autor (Serra,1979) a sociedade burguesa
se socorreu da psiquiatria para resolver um grande problema, o que
fazer dos indivíduos cujo comportamento era incompatível
com a ordem proposta e ao mesmo tempo impossível de serem
tratados como criminosos".
Examinar estas supostas verdades, questionar afirmações
político-ideológicas apresentadas como ciência
é um dos objetivos do estudo da História. Ela não
deve ser uma mera cronologia de fatos, é imperiosa a necessidade
de se relacionar os acontecimentos com sua época, entender
as relações sociológicas, políticas
e econômicas envolvidas, sem esquecer que estamos lidando
com um fato concreto, a loucura. Reescrever a história dentro
de uma concepção política é um contra-senso
que Orwell já ridicularizou no seu livro "1984"
em que um grupo de historiadores ia modificando a história
de acordo com o interesse do Grande Irmão.
Comemorando o nascimento desta coluna de história
estou relacionando 80 trabalhos de autores brasileiros sobre o assunto
extraídos do Índice Bibliográfico Brasileiro
de Psiquiatria de minha autoria e que coloco a disposição
dos colegas interessados.
Walmor
J. Piccinini e-mail [email protected]
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